Últimas Notícias

PNQS 2023: painel debate Gestão de Eficiência e Acompanhamento de Indicadores Regulatórios

Especialista no tema, secretário geral da ABES, Marcel Sanches, foi o palestrante na discussão sobre os desafios regulatórios do saneamento, com moderação de Luiz Antônio de Oliveira Junior, superintendente na Arsesp.

Encerrando o primeiro dia de discussões no  Seminário de Benchmarking do  Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) Ciclo 2023, nesta segunda-feira 20 de novembro, o superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Luiz Antônio de Oliveira Junior, moderou o painel Gestão da Eficiência – Acompanhamento dos Indicadores Regulatórios. 

Promovida pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), esta é a única premiação do mundo que reconhece a excelência na gestão do setor e acontece até esta terça-feira (21), quando serão entregues os troféus aos premiados deste ciclo. Confira o álbum de fotos.  

Recebendo a palestra do Secretário Geral da ABES, Marcel Sanches, este último painel discutiu o acompanhamento dos indicadores regulatórios no saneamento. “A condição da regulação parece nova mas não deveria”, constata.

Sanches observa a natureza de monopólio que não admite concorrência no saneamento, portanto, requer acompanhamento e fiscalização para garantir eficiência sem impactar na qualidade do serviço prestado.

Os participantes que compuseram o quinto painel foram Ueder Benigno Magalhães, da Saneamento de Goiás (Saneago) distrito de Uruaçu, Gabriel Martins Buim, da Concessionária Águas Guariroba (AEGEA), Melissa Seixas Lima Figueiredo, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais e Halphy Cunha Rodrigues da Concessionária Águas de Niterói (Grupo Águas do Brasil).

Os representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Ullisses Cruz de Andrade e Ana Lucia Scavassini, também marcaram presença na discussão sobre os desafios regulatórios.

Veja entrevista com Marcel Sanches, secretário geral da ABES, no Talk Show do PNQS 2023

Confira entrevista com Luiz Antônio de Oliveira Junior, superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil da Arsesp