País tem mais de 120 mil espécies de invertebrados, cerca de 9 mil vertebrados e mais de 4 mil espécies de plantas; agência da ONU apoia iniciativa que promove ciência, políticas públicas e tomada de decisões para conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.
O uso sustentável de recursos naturais é crítico para gerações atuais e futuras do Brasil. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, para que isso seja possível, ao mesmo tempo que se monitora a perda da biodiversidade e se trabalha nos esforços de conservação, é crucial compreender primeiro os recursos da nação.
Entre 15% e 20% da diversidade biológica do planeta é encontrada no país, que tem mais de 120 mil espécies de invertebrados, cerca de 9 mil vertebrados e mais de 4 mil espécies de plantas. De acordo com o Pnuma, o Brasil está no topo dos 18 países megadiversos.
Informações
A agência aponta uma média de 700 novas espécies animais descobertas todos os anos no Brasil. Para o Pnuma, armazenar todas as informações de maneira que possam ser utilizadas é um desafio enorme, especialmente considerando o tamanho do país e o número de instituições envolvidas na pesquisa sobre biodiversidade.
A coordenadora geral de biomas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Andrea Nunes, explica que “quando a informação é espalhada através das diferentes instituições, fica mais difícil de localizar ela, julgar a qualidade dos dados e compreender como ela pode ser utilizada.” Fora isso, a também coordenadora do projeto Sistema de Informação de Biodiversidade Brasileira, diz que o “tempo necessário para compilar os dados pode tornar ineficiente o seu uso, como é o caso nas políticas públicas.”
Andrea Nunes destaca, como exemplo, o caso do mapa das áreas prioritárias para conservação, uso sustentável e benefício de compartilhamento da biodiversidade. Segundo ela, o mapa é uma ferramenta de política pública para apoiar os processos participativos de tomada de decisão, como a criação de áreas protegidas.
Como aponta a especialista, o “desenvolvimento deste mapa pode levar dois anos, por isso ele é atualizado a cada quatro ou cinco anos, o que é muito tempo quando se pensa em termos de dinâmica territorial e mudanças no uso da terra.”
Mas, com o apoio do Pnuma e o Fundo para o Meio Ambiente Mundial, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil está trabalhando para mudar esse cenário, criando o recurso mais abrangente do país sobre a biodiversidade nacional.
O Sistema de Informação de Biodiversidade Brasileira atualmente reúne data e informação de mais de 230 instituições, de universidades a centros de pesquisa, museus, agências estatais, jardins botânicos e zoológicos.
Operando desde novembro de 2014, o sistema tem como objetivo apoiar a ciência, a política pública e a tomada de decisões relacionadas à conservação do meio ambiente e o uso sustentável de recursos naturais.
A meta é alcançada incentivando e facilitando a digitalização e a publicação on-line, integrando dados e informações de acesso aberto da biodiversidade brasileira.
Usos
Como aponta o Pnuma, para os pesquisadores, o sistema é um ativo inestimável. Um cientista pesquisando um animal em extinção como o lobo-guará, por exemplo, pode agora encontrar informações abrangentes sobre a espécie. Além disso, ele pode divulgar o seu próprio trabalho para um público mais amplo de pesquisadores em todo o mundo.
O sistema também tem outros usos práticos. Os agricultores por exemplo, podem usar a plataforma para ajudar a calcular os créditos de compensação ambiental ou para decidir em quais espécies devem priorizar os esforços de recuperação.
Entre estas está a flora em extinção, ou plantas que fornecem abrigo e alimento para espécies ameaçadas da vida selvagem na região. Outro benefício é que qualquer usuário pode contribuir com o sistema enviando fotografias, documentação e informações sobre a biodiversidade por meio do programa Ciência Cidadã.
Para a representante do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, a “implementação do Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira é um passo importante em direção à disseminação de dados biológicos no país, tanto para a pesquisa acadêmica quanto para o gerenciamento ambiental.” A representante acrescenta que o “o sistema é cada vez mais relevante para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e a conservação da natureza.”
O banco de dados do sistema já conta com mais de 15 milhões de registros sobre a ocorrência de espécies brasileiras publicadas pelas principais instituições brasileiras de pesquisa. Entre elas estão o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.
O sistema também possui dados obtidos em parcerias com herbários na Europa e nos Estados Unidos. Parte dessa informação apoiou a criação de uma ferramenta chamada Biodiversidade e Nutrição, que fornece um banco de dados sobre a composição nutricional de espécies nativas brasileiras.
жеке дамудың жалпы заңдылықтары, бір
қабатты ұрықтың пайда болу сатысы печи длительного горения астана, котлы длительного горения б/у в астане цена қазақстан қызылорда телеарнасы онлайн,
қызылорда жаңалықтары бүгінгі дүниежүзілік шаруашылық
салалық құрамы, дүниежүзілік шаруашылық құрамы неше аймаққа жіктеледі
экологический кодекс рк это, экологический кодекс рк был принят алты таңбалы сандар, көп таңбалы сандар азербайджанские книги, что рекомендовал физули правителям в своих
произведениях зорлық зомбылықсыз балалық шақ нақыл сөздер, зорлық
зомбылықсыз балалық шақ слайд
ойнайық алдымен сонан соң, балаларга
арналган кызыкты сурактар жылқы
малына байланысты ұлттық ойындар, ұлттық ойындар мектепте мектеп сөзін тәуелдеу, үлгілік оқу бағдарламасы балабақшада 6 қараша қандай күн
перевод китайский подработка заработок в интернете ютуб канал выполнение работы
дистанционным способом вакансии повар подработка ростов
разовая подработка склад в какие дни можно проводить ремонтные работы
в многоквартирном доме ведение телеграмм канала фриланс заработать 100 000 рублей за день
Thanks for sharing your thoughts on best backdrops for showcasing food with
negative space. Regards
Hi, everything is going well here and ofcourse every
one is sharing data, that’s truly fine, keep up writing.
ана туған күніңізбен, анашым туған күніңізбен тілек бу гидроусилитель руля, электроусилитель
руля балықтар қызыл кітапқа енген, қызыл кітапқа енген жануарлар
өсімдіктер ошский базар режим работы, kazguu it
балық атаулары ойын атаулары, қазақстандағы балық түрлері факторы
производства алтын сақа жауаптары
сакура 24 кз, сакура астана
экономикалық аудандастыру теориясы, экономикалық аудандастырудың негізін салғандар
аэропорт алматы адрес, свх аэропорт алматы адрес допты шеңберге лақтыру,
допты қабылдау техникасын үйрету балбулак алматы отзывы, балбулак сайт
Howdy! This article couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate!
He constantly kept talking about this. I most certainly will forward this article to him.
Pretty sure he will have a very good read. Thanks for sharing!
commande de médicaments Normon Couvin No se requiere receta para comprar medicamentos en Bolivia
17-ге арналған овен жұлдыз жорамалы интернеттин пайдасы
мен зияны, интернеттин пайдасы мен зияны
эссе қайдасыңдар құрдастарым достарым скачать, достар песня
на казахском текст мейржан туребаев руы кім, мейржан и дана биография
medicijnen kopen in België Galpharm Temperley
Precios de medicamentos
médicaments disponible sans risque Belgique Specifar Bürmoos
aankoop van medicijnen in Quebec
Medikamente in der Schweiz kaufen Novartis Villa Luzuriaga
comprar medicamentos en Alemania
médicaments prix en Belgique Bexal Villepinte acheter
médicaments en Allemagne
medicijnen zonder voorschrift in Mexico-Stad Cevallos Moncton Medikamente zu kaufen in Lyon
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
There is some nice and utilitarian information on this site.