Últimas Notícias

Poluição por plástico: confira nove documentários básicos sobre o tema

Em 16 de abril, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, com apoio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, reunirá especialistas do setor de saneamento e representantes do governo e de organizações nacionais e internacionais no evento online “Rumo ao Tratado Internacional pelo fim da poluição por plásticos. Os desafios da quarta reunião (INC-4) da Comissão Internacional de Negociação em Abril de 2024, em Ottawa“. O webinar será transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, das 14h às 117h. Saiba mais e inscreva-se aqui.

Para atualizar informações sobre o tema, a organização do evento selecionou nove documentários imperdíveis sobre poluição por plásticos. Confira.

Os três primeiros vídeos, narrados em português, integram a série “Por que Plástico”, documentários apresentados pela BBC News Brasil, abordando diversos problemas causados pelo excesso dos plásticos que usamos em nosso dia a dia. Além de revelar o surpreendente tamanho da poluição ambiental causada pelo plástico, a série analisa também possíveis problemas de saúde trazidos pelo seu uso intenso.

1- O mito da reciclagem (46 min)

O primeiro episódio da série da BBC revela artifícios usados por empresas produtoras e consumidoras de plástico – elas burlam leis de reciclagem ao mesmo tempo em que mantêm uma imagem de consciência ambiental. O lixo plástico que devia ser reciclado acaba sendo incinerado clandestinamente, produzindo gases tóxicos extremamente nocivos à saúde.

2 – As promessas plásticas da Coca-Cola (46 min)

No segundo episódio verifica se as promessas para evitar a poluição ambiental feitas pela Coca-Cola são realmente cumpridas. A empresa, líder mundial no mercado de refrigerantes, é tida por ambientalistas como uma das maiores fontes de poluição por plástico que existem no mundo.

3 – Nós, os ratos de laboratório (47 min)

No último episódio da série, cientistas apresentam resultados de pesquisas que apontam possíveis efeitos maléficos do plástico nos seres humanos.

4 – Como a China quebrou a reciclagem do mundo (20 min)

Os efeitos da Operação National Sword, iniciativa do governo da China para monitorar e revisar com mais rigor as importações de resíduos recicláveis. Em 1º de janeiro de 2018, a China havia banido 24 categorias de resíduos sólidos e também parado de importar resíduos plásticos com um nível de contaminação acima de 0,05%, que era significativamente menor do que os 10% permitido anteriormente. Antes da política, a China importava a grande maioria dos recicláveis da América do Norte e da Europa há duas décadas.

Você pode ler a tradução para o português das legendas neste anexo.

5 – As guerras do plástico (53 min)

Este documentário da PBS (Public Brodcast Sistem), uma TV pública americana, questiona se os esforços para resolver o problema da poluição plástica pioraram a situação? Fique por dentro da batalha sobre plásticos, da reciclagem e do que está em jogo. 31/03/2020

Você pode ler a tradução para o português das legendas neste anexo.

6 – Plástico do Reino Unido para “reciclagem” despejado e queimado na Turquia – BBC News (4 min)

Uma investigação da BBC descobriu que resíduos plásticos do Reino Unido que deveriam ser reciclados na Turquia estão sendo despejados lá com parte deles sendo queimados. O Reino Unido exporta mais resíduos de plástico para a Turquia do que para qualquer outro país. Ambientalistas dizem que Turquia não pode sequer reciclar seus próprios resíduos e não deveria importar mais. 25/06/2020

7 – Empresas canadenses de reciclagem flagradas enviando lixo ilegal para o exterior – The Fifth Estate (42 min)

A investigação do Fifth Estate,programa do canal público canadense CBC, descobriu que as empresas canadenses de reciclagem estão infringindo a lei ao enviar lixo doméstico ilegal e não separado – escondido entre as exportações de reciclagem aprovadas – para países em desenvolvimento. Mas o governo federal mantém em segredo a lista de nomes dos flagrados violando leis ambientais e internacionais. Nos últimos cinco anos, pelo menos 123 contêineres foram devolvidos ao Canadá por transportarem lixo não reciclável. 20/04/2022

8 – China enfrenta desesperadamente a crise dos resíduos plásticos (29 min)

Ponto de inflexão: Pequim produz 25.000 toneladas de resíduos todos os dias, sobrecarregando a infraestrutura da cidade, mas os esforços para agilizar o processo de reciclagem podem ameaçar os meios de subsistência dos mais pobres da cidade.

9 – Informe especial: Uma maré de plástico | #OceanRescue (46 min)

Leva séculos para decompor. É comido por criaturas marinhas. E está na nossa cadeia alimentar. Sua ceia de frutos do mar pode ter uma guarnição sintética. Os cientistas simplesmente não sabem que efeitos tem na nossa saúde. Veja mais em https://www.youtube.com/hashtag/oceanrescue .

Veja abaixo documentos com tradução e trasnscrição das legendas dos Docs: Como a China quebrou a reciclagem do mundo e As guerras do plástico