Em Atibaia/SP, membros do Comitê Nacional da Qualidade em Saneamento ABES, recebem sanitaristas de todo o país para discutir boas práticas no setor.
A edição de 2023 do Seminário de Benchmarking Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) começou animada neste domingo (19). Realizado pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o evento ocorre em Atibaia, interior de São Paulo, até terça-feira (21). Confira o álbum de fotos.
No dia reservado para as apresentações de cases nas categorias PGA (Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental), IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental) e PEOS (Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental), o secretário geral e a coordenadora adjunta do Comitê Nacional da Qualidade em Saneamento ABES (CNQA), Josivan Cardoso e Ana Malateaux, deram as boas vindas aos seminaristas.
Juntos, os membros do CNQA expressaram seu entusiasmo para os próximos dias no mais importante prêmio do país sobre excelência na gestão do saneamento ambiental. Ainda, Cardoso destacou a ação Carbono Zero, iniciativa que promove a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes do Prêmio por meio da compra de créditos de carbono realizado a partir da coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis. O secretário geral do CNQA incentivou a aquisição de créditos e indicou os diversos QR Codes espalhados pelo evento.
“O segredo do saneamento é a mistura do conhecimento e da maturidade com a renovação e a inovação” refletiu a coordenadora geral do CNQA, Samanta Souza, convidada ao palco para abrir os trabalhos do dia. Antes de passar a palavra para a apresentação dos cases selecionados, Samanta completou a reflexão e afirmou que é a partir do entendimento dessa combinação que bons resultados são efetivamente alcançados, sobretudo para a população do país que demanda por serviço de saneamento de qualidade.
O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, prestigiou o primeiro dia do seminário. A diretora executiva da entidade, Alessandra Peres, também marcou presença no evento.
O PNQS baseia-se no Modelo de Excelência em Gestão ESG (sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) do CNQA e tem como objetivo reconhecer as empresas do setor de saneamento que se distinguem pela boa gestão de seus serviços. A iniciativa estimula a busca e aplicação de boas práticas de gestão no país e reconhece as organizações que se destacam pela utilização dessas práticas que apresentam resultados competitivos de desempenho. Ainda, propaga as práticas das organizações reconhecidas e promove eventos de capacitação gerencial.
17