Com o tema “Desafios para a Universalização e a Sustentabilidade”, o SANEAR PB é uma realização da seção paraibana da ABES e acontece em João Pessoa, com apoio da Prefeitura Municipal, até esta quarta (25).
O presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Alceu Guérios Bittencourt, foi um dos convidados da cerimônia de abertura do I Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba (Sanear-PB), nesta terça-feira, 24 de outubro. O evento é uma realização da ABES Seção Paraíba e acontece até esta quarta-feira (25), no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba – TCE/PB, em João Pessoa.
A Palestra Magna foi ministrada por Marcus Vinicius Neves, presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que abordou o tema “Um olhar sobre o saneamento básico da Paraíba”.
Por meio de palestras e debates, a primeira edição do Sanear PB discute os desafios para a universalização do saneamento pelo olhar da sustentabilidade. Além de Alceu Bittencourt, outras autoridades integraram a abertura do evento, entre eles o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o presidente do TCE-PB, Antônio Nominando Diniz Filho; e o presidente da ABES-PB, José Dantas.
Primeiro dia
O primeiro dia do SANEAR Paraíba reuniu profissionais e especialistas para debater os desafios da universalização do saneamento no estado. Temas diversos foram palco de discussões, como: abastecimento de águas; os desafios das concessões; a coleta e manejo de resíduos sólidos; os avanços regulatórios e a sustentabilidade.
Autoridades marcaram presença no evento representando suas instituições, entre as quais – além da diretoria nacional da ABES e da Cagepa – Mútua, Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, TCE PB, Ministério Público Estadual, Secretaria de Meio Ambiente, SUDEMA, a Casa Civil da Presidência da República SEPPI/CC/PR, e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Os painéis trouxeram importantes discussões, com debate aberto ao público para se avançar no desafio que é a universalização do saneamento.
O seminário foi transmitido pelo canal da ABES-PB no YouTube. Assista ao dia 1
Assista ao dia 2