Últimas Notícias

Primeiro dia do PNQS 2024 tem apresentação de 67 casos de sucesso e seminário sobre universalização do saneamento

O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), teve início nesta segunda-feira, 2 de dezembro, reunindo especialistas, gestores e líderes das principais empresas de saneamento do Brasil para discutir os desafios e avanços no saneamento básico. 

O primeiro dia de evento trouxe uma programação diversificada, incluindo a apresentação de 67 casos de sucesso em que organizações reconhecidas compartilharam suas melhores práticas, contribuindo para a disseminação do conhecimento e o aprimoramento contínuo do setor em todo o país.

Ao longo de suas 27 edições, o PQNS busca inspirar as empresas a adotarem práticas cada vez mais inovadoras e sustentáveis, contribuindo diretamente para a universalização do saneamento no Brasil e para a melhoria da qualidade de vida da população.

O PNQS 2024 oferece uma série de painéis e sessões temáticas focadas em eficiência operacional, universalização dos serviços e modernização da infraestrutura de saneamento. Os participantes têm a oportunidade debater soluções inovadoras que impulsionam a qualidade e a sustentabilidade dos serviços de saneamento no Brasil. 

A programação inclui ainda discussões sobre a gestão de ativos no saneamento ambiental, práticas de eficiência operacional e estratégias de inovação na gestão do setor.

O ciclo inicial foi intenso, marcado pela dedicação e empenho de todos, em consonância com a missão do prêmio: a busca pela gestão de excelência. 

Fechando o primeiro dia de evento, o Seminário Benchmarking reuniu oito empresas para debater “Clientes, Sociedade, Conhecimento e Inovação”. 

Mercado e atuação sustentável foram os temas apresentados pela SANASA. Responsabilidade socioambiental foi o tema da IGUÁ – Águas Cuiabá e da IGUÁ Rio.

Os distritos  de Uruaçu e Luziânia da SANEAGO trouxeram experiências sustentáveis com clientes, e o distrito de Inhumas falou sobre segurança socioambiental.

A área de Conhecimento, Inovação e Tecnologia teve a AEGEA – Águas de Campo Verde apresentando experiência de conhecimento essencial e a SABESP ON – Superintendência Norte falando sobre a internalização de conhecimento.

O painel abordou temas como a importância dos indicadores e da autonomia para as pessoas envolvidas, evolução de processos, o olhar para o futuro e o quanto ele impacta nas expectativas da sociedade, antecipação das necessidades dos clientes, assim como o relacionamento nas operações e com clientes, mostrando que a universalização do saneamento é uma jornada de passos diversos e bastante complexos. 

Sobre o PNQS

O PNQS é reconhecido como uma das mais importantes premiações de qualidade em saneamento no Brasil, destacando empresas e iniciativas que se sobressaem em gestão, inovação e sustentabilidade. A edição de 2024 reforça o compromisso da ABES em promover a excelência no setor, incentivando a troca de experiências e a implementação de práticas que contribuam para a universalização e a melhoria dos serviços de saneamento no país.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89