Últimas Notícias

Revista ESA da ABES agora é A3 na classificação do QUALIS-CAPES

A Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA), órgão oficial de informação técnica ABES, subiu da posição B1 para A3 na avaliação 2019 do QUALIS/CAPES. O periódico está entre os mais influentes meios de divulgação científica do Brasil na área de engenharia sanitária e ambiental. Esta classificação é preliminar. O resultado final deverá sair no mês de setembro, segundo o Professor Doutor Rodrigo Moruzzi, editor da revista.

“Nós, da equipe editorial da Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, recebemos com entusiasmo o resultado da reclassificação preliminar da QUALIS/CAPES e aguardamos o resultado final, a ser divulgado em meados de setembro. Acreditamos que o resultado reflete o trabalho dedicado e coletivo de várias gestões à frente desse importante periódico de divulgação científica nacional na área de Engenharia Sanitária e Ambiental”, frisa Moruzzi. “Deve-se reconhecer também o trabalho dos autores, que confiam à ESA contribuições de alto nível, e aos revisores, que dedicam parte do seu tempo na avaliação rigorosa dos manuscritos. Em especial, registro todo o esforço da equipe de editores atuais, à frente de trabalhos desafiadores que permitirão alcançar níveis ainda mais altos na avaliação, tal como a redução dos prazos de análise e a internacionalização da revista”, finaliza

Nova metodologia

Em 2019, uma nova metodologia foi apresentada às áreas de avaliação quanto ao Qualis Periódicos. A nova fórmula busca critérios mais objetivos que permitam uma comparação mais equilibrada entre áreas de avaliação, atentando-se também para a internacionalização. Leia mais aqui.

O Qualis-Periódicos é uma ferramenta usada para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada campo de avaliação, seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo CTC-ES, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área.

A classificação de periódicos é feita pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; e C – com peso zero. Leia mais aqui:

Fonte: CAPES

 

2 Comentários em Revista ESA da ABES agora é A3 na classificação do QUALIS-CAPES

  1. Prezado (a),
    Cumprimentando-o cordialmente, venho através deste, solicitar o esclarecimento a respeito da classificação A3 na avaliação 2019 do QUALIS/CAPES. Essa classificação A3 é concernente a área de conhecimento Engenharia I ou demais áreas (Engenharia I, Ciências Ambientais, Interdisciplinar, etc.)? Essa classificação é referente aos anos 2017-2018? Essa classificação foi divulgada de forma preliminar, visto que no portal do Qualis CAPES não foi atualizado?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.