Últimas Notícias

Rumo ao Congresso da ABES 2021: Diretoria Sul promoverá simpósio sobre esgotamento sanitário. Inscreva-se!

Sob coordenação das Seções ABES Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Câmara Temática de Tratamento de Esgoto, serão realizados cinco webinares, por meio do ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube, de 19 a 23 de julho, das 16h às 18h.  

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Diretoria Nacional para a Região Sul, realizará entre os dias 19 e 23 de julho, das 16h às 18h, o Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário. Serão cinco encontros online, que acontecerão por meio do programa ABES Conecta, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. As inscrições são gratuitas podem ser feitas aqui. A iniciativa integra os eventos preparatórios do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e online. 

O evento, que tem coordenação das Seções da ABES: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Câmara Temática de Tratamento de Esgoto, busca proporcionar aos profissionais do setor de produção e serviços, academia, entidades de classe, órgãos ambientais, órgãos de gestão de recursos hídricos e sociedade civil organizadas, o aprofundamento do tema sobre esgoto. Na oportunidade, os especialistas debaterão a utilização de soluções técnicas e práticas sustentáveis, priorizando os temas com foco nos três estados da região sul do Brasil.

Serão 5 webinares, das 16h as 18h:

19 de julho, segunda-feira – Alerta precoce para tomada de decisões sob o ponto de vista epidemiológico e monitoramento de vírus no esgoto
20 de julho, terça-feira – Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário
21 de julho, quarta-feira – Lodo de Esgoto – Tratamento e Destinação
22 de julho, quinta-feira – Efluente – Destinação Final do Efluente Tratado
23 de julho, sexta-feira – Gás, Subprodutos e Reaproveitamento Energético

Contexto

De acordo com o Atlas Esgotos: Atualização da base de dados de Estações de Tratamento de Esgotos no Brasil, publicado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento, em 2017 e com base em dados de 2013, o Brasil possuía 2.768 estações que dispunham de informações suficientes para serem utilizadas. Já em 2020, na nova edição do Atlas Esgoto, com base em dados de 2017, foram registradas 3.668 estações de tratamento em 2.007 municípios. A região Sul responde por, aproximadamente, 12% deste total. A cada ano, os valores investidos em saneamento sinalizam um crescimento dos Sistemas de Esgotamento Sanitários.

Consequentemente, nos deparamos com novos desafios na operação, na gestão sustentável dos diferentes tipos de tratamento, e nos requisitos legais, o que inclui o atendimento às metas estabelecidas pelo novo Marco do Saneamento.

Coordenação Geral:

A coordenação do evento está sob responsabilidade da ABES Seções: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Câmara Temática de Tratamento de Esgoto.

Comissão Organizadora:

Andreia May

Edgard Faust Filho

Gustavo Rafael Collere Possetti

Jussara Kalil Pires

Luiz Henrique Bucco

Maria Lucia B. Coelho Silva

Ricardo Rover Machado

3 Comentários em Rumo ao Congresso da ABES 2021: Diretoria Sul promoverá simpósio sobre esgotamento sanitário. Inscreva-se!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.