Últimas Notícias

Segundo dia do PNQS 2024 aborda o futuro e o legado da água

Palestras, compartilhamento de experiências empresariais e anúncio dos cases vencedores foram destaque nesta terça-feira (3)

O segundo dia do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024 trouxe para os participantes uma programação intensa, iniciada pela palestra “Future Proof: A Água em um Mundo em Transformação”, ministrada pela futurista Daniela Klaiman, que abordou reflexões impactantes sobre o futuro da água e os desafios globais que moldarão os próximos anos.

A bióloga Daniela Gerdenits apresentou a palestra magna “Legado das Águas”, dividindo com a audiência a experiência de preservação e sustentabilidade da Reserva Legado das Águas Votorantim, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica contínua do país, aliando negócios que geram riqueza e valor compartilhado e a gestão dos ativos ambientais. 

Ainda na parte da manhã, o painel “Pessoas e Processos” reuniu representantes de empresas participantes para compartilhar as melhores práticas e experiências de suas unidades. A SABESP trouxe processos internos através da Superintendência de Engenharia Ambiental e equipes de alto desempenho pela Superintendência Alto Paranapanema. O desempenho das equipes também foi tema da SANEAGO – Distrito de Planaltina.

Desenvolvimento de lideranças foi o assunto da AEGEA – Águas Guariroba e a Zigurate Manutenção Suzano tratou da estruturação e composição de equipes. Já a SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba falou sobre o desenvolvimento de competências das pessoas.

Processos de fornecimento foram destacados pela a Aegea Regional 2 Espírito Santo e pela DESO GTRF – Gerência de Topografia e Regularização. O Grupo Águas do Brasil também falou sobre processos, representado pela Concessionária Águas de Niterói.

À tarde, o painel “Liderança e Estratégia” foi uma nova oportunidade para que as empresas participantes pudessem compartilhar suas experiências. A Concessionária Águas de Juturnaíba do Grupo Águas do Brasil, a São Simão Saneamento Ambiental, do Grupo Orbis, e a AGESAN – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul trouxeram o tema da governança. 

A Saneago, representada pela Gerência Regional Inhumas e pela Superintendência Regional de Operações do Interior, a AEGEA RJ – Águas do Rio e a SABESP OC – Superintendência Centro falaram sobre estratégias sustentáveis. 

Desenvolvimento da cultura foi o tema da DESO GCVQ – Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade. 

O painel “Missão de Estudos Internacionais” reuniu os participantes da Missão de Estudos Califórnia e WEFTEC para uma discussão em torno da missão internacional de estudos que reuniu na Califórnia representantes de empresas como Sanasa, Águas de Juturnaíba, Saneago e Sabesp. A iniciativa, que integra a academia de liderança da ABES, teve como foco o desenvolvimento de lideranças, a ampliação do conhecimento e a aplicação prática de tendências globais em saneamento para o Brasil.

Foram também apresentadas as novidades para o ciclo 2025, como a inclusão das novas categorias “Excelência Regulação” e “Excelência Startups”. Dentro da categoria IGS, entrarão experiências em comunicação, segurança de informações, financeiro e suprimentos. Já na categoria PEOS, será adicionada a descarbonização. Entre os anúncios, há ainda o novo curso “Liderança Essencial para Gestores”, a publicação de um folder resumido com os critérios do prêmio, a simplificação dos processos SINP, descontos para elegibilidade antecipada e reformulação do site do PNQS. 

Fechando a programação do dia, foram anunciados os cases finalistas desta edição. Na categoria IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental), concorrem 12 cases. Dez cases disputam a categoria PEOS (Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental) e cinco cases concorrem na categoria PGA (Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental). Os vencedores serão conhecidos na premiação final, na noite de 4 de dezembro.

Sobre o PNQS

O PNQS é reconhecido como uma das mais importantes premiações de qualidade em saneamento no Brasil, destacando empresas e iniciativas que se sobressaem em gestão, inovação e sustentabilidade. A edição de 2024 reforça o compromisso da ABES em promover a excelência no setor, incentivando a troca de experiências e a implementação de práticas que contribuam para a universalização e a melhoria dos serviços de saneamento no país.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89