Últimas Notícias

Semana do Meio Ambiente: JPS-SP Núcleo Baixada Santista promove série de palestras para conscientizar sobre o tema

Camila Garcia discorreu sobre compostagem

Durante a Semana do Meio Ambiente, o programa Jovens Profissionais do Saneamento Núcleo Baixada Santista da ABES-SP realizou uma série de atividades nas empresas da região com o objetivo de conscientizar e disseminar o conhecimento.

No dia 04 de junho, a voluntária e engenheira ambiental, Camila Garcia, ministrou na empresa Ecoporto, na cidade de Santos, a palestra “Compostando ideias”. Na ocasião, ela discorreu sobre o tema de resíduos, focando nos resíduos orgânicos e apresentando o funcionamento do minhocário. A jovem profissional, juntamente com sua mãe Eliane Garcia, levou o minhocário que elas utilizam em casa para mostrar ao público. Os participantes se mostraram extremamente interessados em elaborar seus próprios minhocários.

“Além de rever uma colega da faculdade, achei bacana a oportunidade de estar representando o JPS, ao mesmo tempo que contribuí com uma experiência que vivencio dentro de casa. Foi muito satisfatório poder inspirar outras famílias, plantando uma semente em cada um dos colaboradores”, disse Camila.

“Se a ideia transmitida impactar pelo menos a vida de uma pessoa, já valeu a pena!”, acrescentou Eliane.

Camila e Eliane Garcia mostram aos participantes o funcionamento do minhocário

No dia 06 de junho, foram realizadas duas palestras na cidade de Cubatão/SP.

A primeira, foi apresentada pelo voluntário e engenheiro ambiental Wallakse Wendel e abordou o tema “Sustentabilidade e o Gerenciamento de Resíduos”. O evento aconteceu na empresa Ecopátio e contou com um  público de 30 pessoas.

De acordo com Wallakse, através da palestra foi possível não só multiplicar informações, mas também absorver a boa energia de todos que estavam presentes e empolgados para receber conhecimento. “Foi uma experiência muito gratificante, pois é ótimo quando temos a oportunidade de explanar sobre algo que gostamos tanto e estudamos para adquirir conhecimento”, destacou.

Esta foi a primeira palestra de Wallakse representando o JPS e ele se mostrou animado em realizar mais palestras pelo grupo.

Voluntário Wallakse durante sua apresentação

A segunda palestra do dia 6 de junho, foi realizada pelos integrantes recém-chegados no JPS, Alex Costa Jr. e Nicholi Athanazio. Ambos conheceram o JPS Baixada por meio da divulgação do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, cuja edição 2019 teve o JPS como embaixador da etapa brasileira. Após inscreverem seus projetos no prêmio eles conheceram mais sobre o grupo e decidiram ser parte.

A palestra com tema “A importância dos Manguezais” foi apresentada para um público de 150 pessoas, constituído por os funcionários da empresa GRN Ambiental prestadora de serviços da empresa VLI . Além da palestra, os voluntários puderam realizar uma visita técnica na empresa.

“Se eu pudesse descrever a minha experiência em 2 palavras, seriam: incrível e única. O JPS possibilita uma troca de conhecimento entre as áreas, sempre em busca de novas experiências. Sou muito grato pela oportunidade de participar do grupo JPS”, frisou Alex.

“Foi uma oportunidade que eu não pensava em ter nesse momento, foi muito gratificante. Agradeço pela oportunidade, e gostaria de fazer outras futuramente, se puder”, acrescentou Nicholi.

Voluntários Nicholi e Alex

 

4 Comentários em Semana do Meio Ambiente: JPS-SP Núcleo Baixada Santista promove série de palestras para conscientizar sobre o tema

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.