Últimas Notícias

Senado aprova PEC que derruba licenciamento ambiental nas obras públicas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 27 de abril,  uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que derruba a necessidade de licenciamento ambiental nas obras públicas.

A PEC 65, proposta em 2012 pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e relatada atualmente pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), estabelece que, a partir da simples apresentação de um Estudo Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor, nenhuma obra poderá mais ser suspensa ou cancelada. Isso significa que o processo de licenciamento ambiental, que analisa se um empreendimento é viável ou não a partir dos impactos socioambientais que pode gerar, deixa de existir.

O licenciamento ambiental, seja ele feito pelo Ibama ou por órgãos estaduais, estabelece que qualquer empreendimento tem que passar por três etapas de avaliação técnica. Para verificar a viabilidade de uma obra, é preciso os estudos de impacto e pedir sua licença prévia ambiental.

Ao obter a licença prévia, o empreendedor precisa ainda de uma licença de instalação, que permite o início efetivo da obra, processo que também é monitorado e que pode resultar em novas medidas condicionantes. Na terceira etapa, é dada a licença de operação, que autoriza a utilização do empreendimento, seja ele uma estrada, uma hidrelétrica ou uma plataforma de petróleo.

Fonte: O Estado de São Paulo

48 Comentários em Senado aprova PEC que derruba licenciamento ambiental nas obras públicas

  1. Having read this I thought it was extremely enlightening.
    I appreciate you finding the time and effort to put this information together.
    I once again find myself personally spending a lot of time both reading
    and posting comments. But so what, it was still worth it!

  2. Heya terrific blog! Does running a blog like this take a
    massive amount work? I’ve no knowledge of programming but I was hoping to start my
    own blog in the near future. Anyhow, if you have any suggestions or
    tips for new blog owners please share. I know this is off subject nevertheless
    I just had to ask. Kudos!

  3. É um retrocesso na legislação, sou gestor ambiental, porém os órgãos como IBAMA, Instituto Chico Mendes e outros fazem questão de optar sempre pelo caminho mais difícil. Gerando impasses desnecessários e desgastantes durante o processo de licenciamento. Não concordo que um simples EIA, possa dar subsídios para calcular impactos danosos futuros.

  4. Descaso total com o meio ambiente, como já era de se esperar de um senado falso moralista e hipócrita!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. ABES demonstra preocupação em relação às mudanças propostas para o licenciamento ambiental – ABES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89