O Simpósio de Gestão de Saneamento Ambiental em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental, que será promovido em Salvador, na próxima sexta feira, 19 de maio, irá inovar na troca de experiências para a melhoria da gestão, com a participação de dois líderes comunitários de São Paulo, que falarão aos profissionais do Saneamento do encontro sobre a visão da comunidade. O evento é realizado pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes, da ABES, com apoio da ABES-BA.
Os líderes comunitários Virginia Placidina Luiz Fontoura e Roberto Batista da Costa contarão suas experiências durante a mesa redonda “A visão da Comunidade – uma análise de como os programas poderiam trazer resultados ainda melhores dentro das áreas de atuação das concessionárias” (veja a programação completa e informações para inscrições estão aqui).
“Os profissionais têm a teoria e nós da comunidade vemos como se passa na prática. Teoria e prática nem sempre caminham juntas. Quero levar pra eles as dificuldades que as pessoas enfrentam, como os problemas com pagamento, falta de entendimento sobre a ligação de água e negociação, entre outros”, explica Virgínia. “Tem morador que tem dificuldade até de entender o serviço a ser prestado. Nosso trabalho é levar informação da comunidade para a concessionária e da concessionária para a comunidade.”
Na visão de Roberto, a palestra será importante para mostrar o convívio com a comunidade e a real situação dos moradores. “Os menos favorecidos não têm condições financeiras nem informações sobre a importância do saneamento pra saúde das pessoas, a importância de ter água tratada e serviços de esgoto. Espero contribuir com os profissionais do Simpósio sobre essas dificuldades. Estou muito feliz em participar, é uma nova experiência pra mim.”
Para Juliana Almeida Dutra, diretora de Projetos da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, umas empresas que atuam no Programa Se Liga na Rede, palestrante no simpósio e coordenadora adjunta da Câmara Temática, a participação dos líderes comunitários será um marco para o setor. “Poucas vezes eles têm a oportunidade de olhar para projetos em que são o foco principal. O que estamos tentando é dar voz à comunidade para melhorar as ações. É uma ação de colaboração. A partir do compartilhamento de experiências e conhecimento, queremos alcançar melhores resultados também focando no que é mais importante para a comunidade e para esses líderes.”
I found this very helpful and will be sharing it with my friends.