Últimas Notícias

Universalização, inovação e sustentabilidade são principais temas doPrêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2024

Principais empresas públicas e privadas do setor tiveram experiências e boas práticas reconhecidas pela premiação

Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2024 – A cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024 aconteceu na noite desta quarta-feira, no hotel Fairmont Copacabana. O evento reuniu as principais empresas públicas e privadas do setor de saneamento, assim como seus principais fornecedores, para destacar as melhores experiências e práticas na busca pela universalização do saneamento, na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais e hídricos.

Conhecido como o “Oscar do Saneamento”, o PNQS é promovido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Ao longo dos três dias, os painéis apresentaram temas essenciais como inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental, governança, liderança empresarial, excelência na gestão, evolução de processos e estratégias sustentáveis, entre outros. 

Durante a cerimônia de premiação, Samanta Souza, coordenadora do CNQA e Diretora de Relações Institucionais da Sabesp, celebrou a 27ª edição do prêmio. Ela destacou a trajetória das organizações ao longo dos últimos sete meses, incluindo treinamentos e avaliações feitas por especialistas. Samanta compartilhou sua experiência como coordenadora do Comitê desde março de 2021, ressaltando os desafios enfrentados, especialmente a atração de mais participantes em um contexto de mudanças trazidas pelo novo Marco Legal do Saneamento. “Há, neste momento, uma necessidade de integração sólida entre os setores público e privado para a evolução do setor e o alcance das metas de universalização do saneamento até 2033”, afirmou.

Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES, destacou a importância do PNQS 2024 como um espaço de apoio e discussão estratégica para o setor de saneamento. Ele enfatizou a celebração das melhores práticas de gestão e o orgulho em reconhecer as empresas que se dedicam à avaliação e busca pela excelência. Marcel agradeceu à equipe da ABES e aos diretores pelo suporte na organização do evento, mencionando a relevância do trabalho conjunto para enfrentar os desafios do saneamento no Brasil.“Neste ano, temos cerca de 30 candidatas que passaram por um rigoroso processo de avaliação, mostrando que o compromisso com a excelência no saneamento é uma realidade”, concluiu.

Nesta edição, 30 organizações, incluindo operadores, áreas de apoio e fornecedores, foram avaliadas e reconhecidas em várias regiões do Brasil. As vencedoras foram:

Selo SQF ESG Nível B – 125 pontos

  • ​Troféu Quíron SQF ESG Cobre: Agência Reguladora de Saneamento do RS (AGESAN) e Zigurate Manutenção Suzano.

AMEGSA ESG Nível B – 125 pontos (Operadora e Apoio)

  • ​Troféu Quíron ESG Cobre: São Simão Saneamento Ambiental (operadora) e Sabesp – Superintendência de Engenharia Ambiental (apoio)

AMEGSA ESG Nível I – 250 pontos

  • ​Troféu Quíron ESG Bronze: SABESP (Capivari Jundiaí), SAMAR (Araçatuba), AEGEA (Campo verde e Águas do Rio), SANEAGO (Distrito de Luiziâna e Gerênca Regional de Inhumas).
  • Destaques em Gestão: IGUÁ Rio, Aegea Regional Espírito Santo, SANEAGO Superintendência de Operações do Interior

AMEGSA Nível I – 250 pontos (Apoio)

  • ​Destaque em Gestão “Compromisso com a Excelência ESG”: DESO GTRF – Gerência de Topografia e Regularização

AMEGSA ESG Nível II – 500 pontos (Operadora e Apoio)

  • ​Troféu Quíron ESG Ouro (operadora): SANASA, SABESP OP Itapetinga – Alto Paranapanema
  • Troféu Quíron ESG Prata (operadora): SANEAGO (Distrito de Inhumas e Distrito de Planaltina)
  • ​Destaque em Gestão “Rumo à Excelência ESG” (operadora): SANEAGO – Distrito de Uruaçu
  • ​Troféu Quíron ESG “Ouro” (apoio): DESO GCVQ – Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade

AMEGSA Nível III – 1000 pontos

  • ​Troféu Quíron ESG Diamante: SABESP ON (Norte), AEGEA (Guariroba), Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niteroí)
  • ​Troféu Quíron ESG Platina: SABESP OC – Superintendência Centro
  • Destaque em Gestão: IGUÁ – Águas de Cuiabá

O PNQS também premiou Cases de Sucesso nas seguintes subcategorias:

  • IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental)

Pessoas – “Sugestões UNOE: inovações para excelência em gestão”, COPASA/UNOE – Companhia de Saneamento de Minas Gerais 

ESG – “Jornada para eficiência: o inventário de GEE da Iguá”, Iguá Saneamento S.A.

Inteligência Artificial –  “Operação de Esgoto 4.0”, SABESP OCOE – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Gestão Avançada – “Monitoramento do apetite a riscos – diferencial estratégico”, COPASA SPCP – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, 

  • PEOS (Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental)

Operações de Água – “Automação no Monitoramento Hidrobiológico da Água –     FLOWCAM, SABESP OARS – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Perdas – “Pesquisa de vazamentos não visíveis para redução de perdas”, SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

Operações de Esgoto e Lodos – “Filtração de Efluentes: Mais Barato que Coar um Café”, SABESP OP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

  • PGA (Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental)

Plantas e Redes – “Nivelamento de Poços de Visita e de Inspeção na SABESP”, SABESP OLMQ – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Processos do Ciclo de Vida – “Gestão colaborativa de patrimônio”, CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal

Para este ciclo, o PNQS realizou avaliações de forma presencial, contando com 71 examinadores voluntários de todas as regiões do país. Receberam o troféu Examinador Destaque: Celia Yurikô Pereira de Souza, Douglas da Cruz Santos, Diego Santana e Daiane Donizeti Rabelo.

A Medalha Quíron, criada para homenagear pessoas que se destacaram no saneamento ambiental com participação decisiva na promoção, inovação, implementação e aperfeiçoamento na gestão da qualidade, foi entregue para Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

PNQS 2024

O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela ABES, foi realizado ao longo de três dias intensos (de 2 a 4 de dezembro), reunindo líderes, especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades no caminho para a universalização do saneamento básico no Brasil. 

Ao longo de 27 edições, o PNQS avaliou a excelência da gestão de 845 organizações, sendo 441 reconhecidas como vencedoras do troféu Quíron e 190 reconhecidas como destaques em gestão.

Com palestras, painéis e premiações, o evento se consolidou como um marco de troca de experiências e impulsionador de soluções inovadoras. O PNQS reforça o papel da ABES como catalisador de debates e inovações no saneamento, promovendo a colaboração entre diferentes agentes para transformar o setor.

As discussões deste ano destacaram a necessidade de um esforço conjunto, com soluções práticas e sustentáveis para alcançar a universalização de forma eficiente e equitativa.

“Com grande sucesso, o PNQS 2024 reafirmou sua relevância como o principal evento do setor de saneamento no Brasil, unindo tecnologia, sustentabilidade e inclusão para moldar o futuro do saneamento básico no país”, afirmou Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES. 

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89