Últimas Notícias

Vigilância epidemiológica a partir do esgoto: pesquisadores discutem experiências no Paraná no enfrentamento à Covid-19″ em webinar especial rumo à BWW

Evento promovido ABES, por meio de sua Câmara de Tratamento de Esgoto, reuniu alguns dos maiores especialistas no tema no país para discutir os principais aprendizados obtidos com o monitoramento do esgoto. Assista no YouTube.

As lições aprendidas, as perspectivas e os principais resultados provenientes dos estudos conduzidos no Estado do Paraná sobre o monitoramento de esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica da Covid-19 foram debatidos no webinar especial “Vigilância epidemiológica a partir do esgoto”, realizado nesta sexta-feira, 13 de maio, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. O encontro faz parte sa série de eventos gratuitos rumo à Brazil Water Week (BWW 2022) – Semana da Água do Brasil, que acontecerá online, emplataforma digital exclusiva e interativa, de 23 a 27 de maio, com patrocínio Sabesp, Embasa, Aegea, Sanepar, ANA, Sanasa e Funasa. Clique aqui para conhecer a programação e se inscrever.

Integraram a abertura do evento online: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Almirante Anatalicio Risden Junior, diretor-geral Brasileiro da Itaipu Binacional; Claudio Stabile, diretor-presidente da Sanepar; Carmensita A. Gaiewski Bom, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; e Carlos Alberto Perdigão Pessoa, Superintendente Adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA.

“A ABES tem em sua missão central a articulação e a divulgação técnico-científica, essa articulação entre comunidade acadêmica e os operadores de serviços, incluindo todos os profissionais da cadeia do saneamento. Essa sessão de hoje simboliza a verdadeira natureza da nossa associação: a valorização da ciência e da técnica”, enfatizou Alceu Guérios Bittencourt, em sua participação.

O diretor-geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden Junior, ressaltou que a parceria entre as entidades para a realização deste estudo é um exemplo de como essa união de esforços pode gerar conhecimento em prol da saúde pública. 

Claudio Stabile destacou “a extrema importância desse trabalho de monitoramento e do repasse de informações para que as autoridades da saúde pública pudessem fazer o planejamento mais assertivo possível”.

 “A pandemia foi um grande desafio para todos nós e esta integração de esforços foi fundamental nesse enfrentamento”, complementou Carmensita Gaiewski Bom. 

Carlos Perdigão, da ANA, afirmou que a agência sempre acreditou no monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica e ainda acrescentou a boa notícia: “Conseguimos, por meio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), um aporte de recursos para continuarmos o monitoramento até o início de 2023”.

A apresentação do webinar ficou por conta de Selma Cubas e de Karen Juliana do Amaral, presidente e vice-presidente da ABES-PR e professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), respectivamente. A moderação foi de Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar e coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES. 

Conhecimento Técnico Científico

As palestras técnicas foram apresentadas por Simone Frederigi Benassi, bióloga e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP, especialista em Monitoramento e Avaliação Ambiental na Itaipu Binacional; Rodrigo de Freitas Bueno, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Projeto Monitora Covid-19; Cristian Antonio Rojas, professor da UNILA e membro do Projeto Monitora Covid-19; Ramiro Gonçalves Etchepare, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Comitê Gestor do Projeto Rede Monitoramento Covid Esgotos e Vânia Aparecida Vicente, professora da UFPR e membro do projeto Rede Monitoramento Covid Esgotos.

O webinar pode ser conferido na íntegra no canal da ABES no YouTube (CLIQUE AQUI para assistir, rever ou compartilhar). 

Para acessar o e-book ‘Desafios da Pandemia de Covid 19 na Saúde Única: integrando o monitoramento de esgoto à Vigilância em Saúde’, citado pela gestora do Projeto Monitora Covid-19, Simone Frederigi Benassi, clique aqui

Já o monitoramento da Covid, citado por Ramiro Gonçalves Etchepare, membro do Comitê Gestor do Projeto Rede Monitoramento Covid Esgotos pode ser acessado aqui. 

Para saber mais sobre o projeto Rede Monitoramento Covid Esgotos, uma parceria entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis)  e a ANA (acesse aqui).

O evento foi uma realização Câmara Temática de Tratamento de Esgoto (CTTE) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), da Itaipu Binacional, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e da Universidade Federal do Paraná (UFRP).

A próxima sessão especial gratuita será nesta terça (17), com o tema “Monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica da Covid-19: experiências mundiais e conhecimentos à serviços da população”. O webinar dará seguimento ao tema com especialistas do Brasil, dos Estados Unidos e do Reino Unido. Clique aqui para marcar lembrete.

3 Comentários em Vigilância epidemiológica a partir do esgoto: pesquisadores discutem experiências no Paraná no enfrentamento à Covid-19″ em webinar especial rumo à BWW

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89