Últimas Notícias

XX Silubesa: presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos fala sobre expectativas para o evento

Carlos Coelho reforça que o simpósio proporciona a discussão de problemas e desafios que Portugal e o Brasil enfrentam; edição deste ano será realizada entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em formato híbrido: presecialmente na cidade de Aveiro, Portugal, e online.

Por Equipe de Comunicação ABES 

Neste ano, o XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Silubesa será realizado, de 29 de junho a 1º de julho, em formato híbrido: presencialmente na Universidade de Aveiro, em Portugal, e online. O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental APESB e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos – APRH. 

O tema central da 20ª edição do evento será “Água e Sustentabilidade Ambiental: Desafios e Ação” e remete a um dos pilares da Agenda 2030 da ONU e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As inscrições de trabalhos podem ser feitas neste link

Ao Portal da ABES Notícias, o presidente da APRH, Carlos Coelho, fala sobre as expectativas para a realização do evento. “O Silubesa proporciona a discussão de problemas e desafios que Portugal e o Brasil enfrentam. A partilha de experiências e de conhecimento é obviamente benéfica para ambos os países, que têm diferenças naturais, associadas à própria dimensão dos respectivos países, mas também apresentam problemas comuns”, destaca. 

Confira a entrevista, na íntegra: 

Portal ABES Notícias – Neste ano, o SILUBESA chega à 20ª edição. Quais são as suas expectativas para o evento? 

Carlos Coelho – É a 20ª edição de um evento que teve a sua primeira edição em 1984, em Lisboa, numa organização conjunta entre a APRH (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos) e a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Desde então, com a regularidade bianual e a alternância entre Portugal e o Brasil, este evento tem juntado os especialistas nas mais variadas questões que se relacionam com a engenharia sanitária. 

A partir da 10ª edição, realizada em Braga, em 2002, a organização do evento também tem contado com a colaboração da APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental). Este ano cabe à APRH liderar a colaboração destas três associações, na organização do evento, que se realizará pela primeira vez em Aveiro. 

Tal como sucedeu nas edições anteriores, a expetativa é que este Silibesa seja seguramente um evento enriquecedor do ponto de vista técnico e científico e uma oportunidade única para troca de experiências e perspectivas entre os envolvidos na temática da engenharia sanitária e ambiental, assunto da maior importância e atualidade. 

Portal ABES Notícias – Quais são os principais desafios para a realização de um evento desta magnitude, especialmente neste terceiro ano de enfrentamento à pandemia de covid-19?   

Carlos Coelho – Efetivamente, a pandemia de covid-19 veio trazer uma série de desafios. Já por efeito da pandemia, a 19ª edição do Silubesa decorreu pela primeira vez num ano ímpar (2021) e em formato online. 

No entanto, a organização entendeu ser conveniente retomar a regularidade dos anos pares (apesar do desafio relacionado com o menor espaço temporal entre esta edição e a anterior) e promover o regresso à discussão presencial, sem descurar toda a aprendizagem de organização de eventos online, entretanto adquirida. 

Assim, entendemos que devemos aproveitar o conhecimento das organizações em formato online para alargar o potencial de participantes, numa edição que pretendemos híbrida, com a generalidade das sessões a ocorrerem de forma presencial, mas permitindo também que os participantes que não se possam deslocar a Aveiro, acompanhem o evento e contribuam para o enriquecimento da discussão e da partilha técnica e científica. 

Neste aspecto, temos também a expectativa de potenciar o interesse de colegas dos países africanos de expressão portuguesa, onde o tema deste congresso é sem dúvida relevante, alargando o espectro de participantes. 

Portal ABES Notícias – Em sua visão, qual é a importância do SILUBESA para o setor de saneamento de Portugal e do Brasil?   

Carlos Coelho – O SILUBESA proporciona a discussão de problemas e desafios que Portugal e o Brasil enfrentam. A partilha de experiências e de conhecimento é obviamente benéfica para ambos os países, que têm diferenças naturais, associadas à própria dimensão dos respectivos países, mas também apresentam problemas comuns. 

O SILUBESA permite realçar a transversalidade dos assuntos da água, permitindo a discussão de questões de governança, de saúde, as ciências sociais, ou as questões de acesso à água e a serviços de saneamento, bem como temas emergentes, por exemplo, associados às zonas costeiras, tão extensas nestes dois países Atlânticos. Este evento marca um momento importante entre a comunidade que discute o saneamento, em Portugal e no Brasil. 

Portal ABES Notícias – Em sua visão, qual é a importância da parceria entre as associações que realizam o evento?   

Carlos Coelho – A APRH está envolvida nesta organização porque tem como missão “Estimular o tratamento multissetorial e interdisciplinar dos assuntos relacionados com a quantidade e a qualidade das águas interiores, estuarinas e costeiras, tanto superficiais como subterrâneas, constituindo um fórum para profissionais de diversas formações e sectores de atividade com intervenção no domínio dos recursos hídricos”. 

Foi seguramente com este foco, que a 22 de novembro de 1982 foi assinado um acordo de cooperação entre a ABES e a APRH. Estamos por isso a completar quase 40 anos de cooperação entre estas associações, concretizada de forma explícita através dos Silubesa. A parceria permitiu a partilha de conhecimento, proporcionou contatos de cooperação e o enriquecimento mútuo. É desejo da APRH que esta parceria se prolongue e vá renovando ao longo do tempo. 

Portal ABES Notícias  – Neste ano, o lema será “Água e Sustentabilidade Ambiental: Desafios e ação”. Quais são as principais reflexões que podem ser trazidas sobre este assunto?  

Carlos Coelho – O tema geral desta edição remete para um dos pilares da Agenda 2030 da ONU e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Este ODS aponta para que até 2030 se alcance o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos, e que se alcance o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos. É também um objetivo melhorar a qualidade da água, reduzindo para metade a proporção de águas residuais não-tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização, a nível global. 

Desta forma, a Comissão Organizadora do Silubesa entendeu apontar a reflexão para alguns temas específicos, relacionados com a engenharia sanitária e saúde pública, o ciclo urbano sustentável da água, englobando por exemplo a eficiência hídrica ou a drenagem urbana sustentável, a relação entre a água, a alimentação e a energia, a reutilização e reciclagem de resíduos, e chamar uma especial atenção para as alterações climáticas e proteção das zonas urbanas e costeiras, considerando eventos extremos e pressão sobre infraestruturas de serviços de água e saneamento,  identificando zonas de risco de cheias e inundações e avaliando o efeito da subida do nível do mar e necessidade de proteção de zonas costeiras. 

A organização do Silubesa irá promover a reflexão destes temas através de mesas redondas, com especialistas convidados, que se adicionarão às sessões técnicas de apresentação dos trabalhos dos participantes. 

8 Comentários em XX Silubesa: presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos fala sobre expectativas para o evento

  1. I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  2. I like the valuable information you supply on your articles. I will bookmark your weblog and test again here frequently. I am quite certain I will be informed many new stuff right here! Good luck for the following!

  3. I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this site. Reading this info So i’m satisfied to show that I have a very good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot surely will make certain to don?t disregard this site and give it a look on a continuing basis.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.