Últimas Notícias

JPS Bahia tem novo coordenador

Por Clara Zaim
 
William Paulo Ribeiro, 25 anos, Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária, aluno com vínculo especial no programa de Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (2019), é o novo coordenador do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Bahia (JPS/ABES-BA).

O jovem profissional conheceu o JPS em 2015 e se associou em 2017, durante o I Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental. Congressista nos eventos da ABES, ele participa das realizações em todas as regiões do país.

William conta que durante a sua vida acadêmica e profissional identificou a necessidade do jovem aumentar cada vez mais a sua qualificação profissional e pretende contribuir para isso. “É fundamental um despertar com relação ao curso e as suas áreas de atuação, e fazer notável o quão singular é a área de saneamento e meio ambiente”, frisa. “Por meio do JPS-BA penso que esses intuitos serão realizáveis”, afirma.

O novo coordenador do JPS na Bahia ressalta que as atividades irão visar a atualização dos estudantes perante aos acontecimentos que envolvem o saneamento em um âmbito político, assim como impulsionar a divulgação do programa, oportunizando o contato direto com referências da área, a participação em visitas técnicas, rodas de conversa entre outros.

“A oferta de cursos profissionalizantes, oficinas e palestras, visando à qualificação profissional e a ampliação do networking também serão promovidas, pois julgo a comunicação em eventos da área como um dos pontos de maior relevância”, explica. “Com estas ações, a capacitação e maior contato com a área seria mais bem realizada, potencializando também uma maior adesão de associados ao JPS-BA e à ABES-BA”, sublinha.
 


William afirma ainda que o JPS-BA escolheu pelo seu calendário anual as principais datas comemorativas para promover eventos: Dia Mundial da Água, Dia do Meio Ambiente entre outras. “A participação dos jovens em eventos regionais e internacionais, a citar exemplos o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, também será incentivada”, acrescenta.

O engenheiro ainda destaca que tem contato com a grande maioria dos estudantes das universidades do estado por meio de dua participação em eventos e da ministração de cursos realizados. “Penso que essa relação com eles contribuirá para poder ajudá-los, permitindo uma integração maior entre os estudantes, e também não restringindo apenas à Engenharia Sanitária e Ambiental, mas também áreas correlatas, como Ciências Biológicas e Gestão Ambiental”, considera William.

Ele conclui dizendo que “o JPS-BA pode contribuir para a melhoria do saneamento no Bahia e em outros estados, informando e direcionando a respeito do tema”.
 
Retomada do JPS-BA
 
Vanessa Britto Silveira Cardoso, Vice-Presidente da ABES Bahia fala sobre o significado da reativação do JPS da seção: 

“Para a ABES-BA é muito importante estar retomando o JPS BA a ativa!

A ABES-BA era a seção estadual com o maior número de estudantes associados e mobilizados em ações voltadas para o saneamento básico, desde participação em eventos locais aos movimentos de comissão de estudantes para ida aos congressos.

Com relação aos jovens profissionais, a ABES-BA sempre cumpre com o papel da inovação dos membros da Diretoria, incluindo em jovens profissionais na sua composição desde a eleição de 2011 até hoje.

Atualmente, a diretoria do biênio 2019-2021 possui 6 membros JPS: a Vice-Presidente Vanessa Britto, Diretora Helen Santos e os Conselheiros Fiscais Mateus Cunha, Gabriela Vieira, Daniela Moura e Raísa Peregrino.

O JPS-BA tem ganhado um crescimento significativo nos últimos anos, desenvolvendo uma série de atividades focadas na expansão da rede profissional, conectando e compartilhando ideias, aumentando network e construindo em conjunto um perfil diferenciado de profissionais do setor Saneamento Ambiental.

Então, a retomada do JPS-BA é muito importante tanto pra seção, quanto para os JPS. A Bahia vem ampliando o número de universidades com o curso de engenharia sanitária e ambiental e é muito importante a união de todos aqueles que vivenciam e vivenciarão o saneamento básico e a área do meio ambiente. É muito importante também, inserir os jovens profissionais nas discussões sobre o cenário político atual do saneamento básico, atualizando informações com relação ao PL nº 4.162/2019, que está em tramitação no Senado Federal.

Além disso, o ano de 2020 é marcado com a realização do VI COBESA (Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental), a ocorrer no município de Vitória da Conquista, município importante para o estado, com excelentes índices de atendimento por água e esgoto pela Embasa e com o curso técnico no IFBA, aproximando e fortalecendo cada vez mais a engenharia sanitária e ambiental no estado.

Os Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da atual Diretoria da ABES BA, representados pela Vice-presidente Vanessa Britto, Diretora Helen Santos e as Conselheiras Fiscais Daniela Moura e Raísa Peregrino, se reuniram com William Paulo no dia 04/02/2020 para alinhamento das ações. William é engenheiro ambiental e sanitarista formado na Unijorge, sócio ABES BA e aluno especial MAASA/UFBA que se disponibilizou para ser o coordenador JPS da ABES BA.

William realizou uma apresentação com as experiências dele em congressos e eventos da ESA  e destacou a necessidade de o JPS BA suprir a lacuna de conhecimento de estudantes, principalmente das universidades particulares, com cursos profissionalizantes voltados para o dimensionamento de SES, SAA, normas da ABNT, legislação ambiental, QGis, AutoCAD etc.

Destacou também a importância e intenção de que o JPS BA impulsione o incremento de associados estudantes, facilite o aumento de network entre estudantes, profissionais e professores, fomente discussões na área e garanta descontos para estudantes participarem de eventos e congressos na área.

Outros temas apresentados:

  • Atualização dos estudantes no tocante aos acontecimentos que envolvem o saneamento num âmbito político;
  • Impulsionar a divulgação;
  • Proporcionar aos estudantes um maior contato com a área (através de visitas técnicas, rodas de conversa), ofertando cursos, oficinas, palestras, com vista a oportunizar um contato direto com referências na área de saneamento e meio ambiente;
  • Integrar e aproximar ainda mais os estudantes e profissionais para a Associação;
  • Divulgar eventos de âmbito regional, nacional e internacional no intuito de oferecer os benefícios de ser um associado (como desconto em eventos etc.).
  • Nomear subcoordenadores em universidades de outras regiões, dando maior capilaridade e possibilidade de divulgação do programa.

Através destas ações, o JPS BA visa a capacitação e maior contato com a área, voltado tanto para a carreira acadêmica quanto para o mercado, potencializando uma maior adesão de associados a ABES-BA.

Após essa reunião, foi feito o alinhamento na reunião ordinária da Diretoria ABES BA, nomeando William como o novo coordenador JPS BA. O presidente da ABES BA, Arnor Oliveira, oficializou essa nomeação com a ABES (Diretoria Nacional)”.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.
 
O JPS proporciona aos seus integrantes ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.
 
A participação no programa é gratuita. Para fazer parte do JPS-SP, entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br .
 
Para saber como participar do programa em outros estados, acesse a página dos Jovens Profissionais do Saneamento (clique aqui).

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.