Últimas Notícias

CT de Recursos Hídricos da ABES reúne-se por videoconferência para discutir rumos do Sistema Nacional de Recursos Hídricos

Nesta sexta-feira, dia 27 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Recursos Hídricos (CTRH), coordenada por Josivan Cardoso, realizará uma Videoconferência com os membros da CT e convidados. Na oportunidade, serão discutidos os rumos da gestão dos recursos hídricos no Brasil.

De acordo com Josivan, a reunião faz parte do planejamento anual para este ano da Câmara Temática de Recursos Hídricos. Os membros da CT fazem representação da ABES em Conselhos de Recursos Hídricos e em Comitês de Bacias Hidrográficas.

“Esses atores irão discutir uma formatação de como está acontecendo as mudanças na área de gestão e gerenciamento de recursos hídricos no país. Especificamente, irá verificar a mudança nas legislações, como isso pode trazer impactos sejam eles do ponto de vista negativos ou positivos para o avanço da melhoria da governança do gerenciamento das águas no Brasil”, explica o sanitarista. Por isso que é importante realizar essa reunião como as representações de instituições como a ABES, que estão atuando nesses organismos que representam”, completa.

O coordenador defende que é bom esclarecer que a nova forma de modificação da estrutura do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, que teve uma mudança significativa, seja com processo de representação de membros para representar a sociedade civil e outros setores no que diz respeito aos atores de água no Brasil seja na própria estrutura dos organismos que compõem o Sistema Nacional e as instituições que fazem parte dele. “Por isso que nós temos essa preocupação em verificar essas modificações e neste momento trazer um pouco de análise dos especialistas que fazem parte da ABES no setor de recursos hídricos”, frisa.

Josivan lembra que a ABES tem um importante papel de traçar esses estudos, essas reuniões. “Nós, enquanto Câmara de Recursos Hídricos, entendemos que é momento primordial. Passamos por um momento de muitas mudanças no Brasil nacionalmente e a área de recursos hídricos não está fora dessas mudanças”, considera.

A reunião, por enquanto, será fechada somente com os membros, mas os resultados da discussão, conforme afirma Josivan Cardoso, serão relatados de forma sucinta, ou seja, o documento com os principais pontos será disponibilizado no site da ABES, na página da Câmara Técnica de Recursos Hídricos.

Próximos passos

Em relação aos passos futuros, o coordenador diz que a ideia é que nesta reunião os membros verifiquem e discutam a proposta de realizar um webinar aberto a  participantes da sociedade interessados assistir sobre os aspectos avaliados na gestão de Recursos Hídricos na videoconferência.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.