
Por Roberta Rodrigues
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Saúde Ambiental, promoveu, nesta sexta-feira, dia 27, o Workshop “Agrotóxicos & Água Potável”. O evento online, que contou com a participação de mais de 160 pessoas, teve como objetivo discutir a publicação da minuta da legislação nacional de padrão de potabilidade.
A abertura do evento foi realizada pela coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e Resíduos Sólidos da ABES-SP, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza.
A Prof. Dra. Maria de Fátima Pedrozo, perita criminal, toxicologista, professora universitária e consultora de Lisam Ecoadvisor, apresentou uma palestra sobre ‘O que são agrotóxicos, registros nos órgãos reguladores, ciclo biogeoquímico dos agrotóxicos e rotas de exposição’.
Em seguida, o Prof. Dr. Fábio Kummrow, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Setor de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, falou sobre o tema ‘Os VMP e de misturas (somatória do quocientes de risco, por grupo de agrotóxicos) e parâmetros de exatidão, precisão, limite de detecção e limite de quantificação’.
Ao final, foi realizado um debate, mediado pela Prof. Dr. Gisela de Aragão Umbuzeiro, do Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade da Faculdade de Tecnologia, UNICAMP.
Dicas, comentários e sugestões