Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas explicam os benefícios do GISWATER, software para a gestão de água

Webinar aborda as funcionalidades da plataforma, responsável por integrar e facilitar a gestão dos sistemas de abastecimento, proporcionando maior eficiência operacional. 

Por Murillo Campos 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Câmara Temática de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética, promoveu nesta quarta-feira, 27 de maio, um webinar sobre a utilização da ferramenta GISWATER, ideal para a gestão de sistemas de abastecimento e melhoria na eficiência operacional. O objetivo foi explicar os benefícios e funcionalidades do software gratuito.

A transmissão online teve as participações de Luiz Pladevall, vice-presidente da ABES Seção São Paulo (ABES-SP), Edson Victor de Souza, engenheiro especialista em Modelagem Hidráulica e Gabriela Cardoso, engenheira civil. A moderação foi feita por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS).

Criada na Espanha, a ferramenta GISWATER é utilizada para gestão da implantação, atualização ou adequação do cadastro técnico de forma georreferenciada, dos sistemas de distribuição de água, além de permitir integração com a modelagem hidráulica do sistema.

“A gente vê nessa ferramenta um potencial enorme para integrar todas as áreas dos operadores de saneamento. Nós podemos trazer em uma única plataforma os dados comerciais, operacionais, cadastrais e que tudo isso seja visualizado por todos os profissionais das companhias”, destacou Pladevall.

O engenheiro Souza reforçou a integração da plataforma com os programas QGIS, EPANET e o banco de dados PostgreSQL, o que facilita na gestão das informações. “Aqui você cadastra, organiza seu cadastro e simula ao mesmo tempo”, frisou. “A gente consegue com a integração com o banco de dados comercial, ter o consumo de cada ligação e jogar esse consumo para cada trecho, então fica uma modelagem bem precisa”, complementou Gabriela, que exibiu a plataforma e esclareceu alguns detalhes de como utilizá-la. Clique aqui para ver a apresentação feita por Edson Victor de Souza e Gabriela Cardoso.

O GISWATER está estabelecido no Brasil nas companhias Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), Saneago (Companhia Saneamento de Goiás) e em implantação na Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará). Na Espanha, a ferramenta está presente em 167 municípios da Catalunha. 

Se você perdeu ou deseja rever o webinar na íntegra, acesse aqui.  Aproveite e reveja também o webinar sobre auditoria operacional aplicada ao controle de perdas de um sistema de abastecimento de água

Caso queira participar da Câmara Temática de Perdas, entre em contato no e-mail: ctgestaoperdas@abes-dn.org.br. Mais informações na página da Câmara de Perdas – Biblioteca Virtual

Conheça nossas Câmaras Temáticas  e seja um associado ABES

Com mais de 30 mil visualizações, o programa ABES Conecta é responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento. Confira aqui nossas transmissões já realizadas. 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.