Últimas Notícias

ABES Conecta: assista aos webinares realizados

O ABES Conecta é um novo programa da ABES, que disponibiliza webinares e cursos online, pagos e gratuitos, com os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde.

A ABES intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo qualificado, que você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

A cada semana realizamos um ou mais eventos online, que são divulgados em nosso site e nas redes sociais.

(As opiniões emitidas nos eventos não exprimem, necessariamente, a visão da ABES)

(clique aqui para agenda dos próximos webinares)

Assista aos webinares já realizados: 

7 de outubro – Debates Energéticos: gaseificação e pirólise. O evento contou com a participação de Evandro José Lopes, pesquisador na Energia Limpa do Brasil LTDA e no LACAUT-UFP; Reges Dias, diretor da Ember Lion Brasil; Ricardo Blandy, diretor-comercial da ZEG Ambiental; e, Fátima Abreu, engenheira civil e sanitarista, membro da CTRS da ABES. Moderação de Mário Saffer, diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

6 de outubro – Sistemas de Integridade em Empresas de Saneamento: fatores críticos de sucesso. O webinar contou com a participação de José Antônio De Angelis, diretor presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); Ketlin Giesel, especialista em direito ambiental da Companhia Águas de Joinville; e, Bruno Duarte de Sousa, advogado da GS Inima Brasil. Moderação de Reynaldo E. Young Ribeiro, conselheiro fiscal da Diretoria Nacional da ABES. Clique aqui para assitir

1º de outubro – O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, – 10 anos da Lei 12.305/2010. Participaram do debate Heliana Kátia Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e vice-presidente da ABES-DF, Marjolly Shinzato, professora na Uniderp, Daniel Obelar, presidente da Cooperativa Coopermaras e da Rede Fortcooper/MS, e Márcio Botto, consultor da CAWST – Center of Affordable Watter and Sanitation Tecnology (Calgary/Canadá). A moderação foi feita por Ariel Ortiz, conselheiro da ABES-MS. Clique aqui para assistir.

30 de setembro – 6º webinar Série ABES-ACERTAR – “Gestão tributária, contábil e tecnologias de informação”. O tema abordado pelos palestrantes Luiz Antonio de Oliveira Junior, superintendente de Fiscalização de Custos e Tarifas na Arsesp, Robson Dutra Ferreira, gerente financeiro contábil da CESAMA, Alberto Camargo, sócio diretor da Tato Consultoria e Alfredo Assis de Carvalho, analista de infraestrutura – Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Moderação de Josivan Cardoso, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos.  Clique aqui para assistir.

29 de setembro – 7ª seminário nacional de Perdas – “Metodologia de cálculo dos índices de perdas – webinar 7. Participaram da discussão Ivan de Carlos, coordenador do Setor de Análise de Desempenho dos Sistemas e Cadastro Técnico – Sanasa Campinas; Alex Orellana, gerente do Departamento de Gestão do Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água – Sabesp; e, Mário Augusto Baggio, CEO da HWater Solutions e da WaterDBEducation Solutions. O debate teve a apresentação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e a moderação de Carlos Berenhauser, diretor da ABES-SP e coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Seção. Clique aqui para assistir.

25 de setembro – Abertura da 27ª Semana Interamericana e 20ª Semana Estadual da Água do RS. Com o tema “Cuide da Água. Compartilhe Saúde”, o seminário contou na abertura com a participação de autoridades e representantes do setor. Participaram Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Jussara Kalil Pires, presidente da ABES-RS, Roberto Barbuti, diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Artur Lemos Júnior, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. A apresentação foi feita por Frederico La Rosa, secretário executivo da mobilização. O primeiro debate do evento contou com palestras e apresentações de cases sobre educação ambiental, com participação de Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Dione Kitzamann, docente do Instituto de Oceanografia, na Universidade Federal do Rio Grande e Renata Ferraz, docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Mediação de Paulo Renato Paim, diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS. Clique aqui para assistir à transmissão completa. 

24 de setembro – Série ABES-ACERTAR: “Gestão de recursos humanos (folha), suprimentos, compras, contratos e tecnologias de informação – webinar 5. O encontro teve as palestras de Elias de Sousa, sócio da área de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte; Thiago Ademir Oliveira, auditor Líder na norma NBR ISO 9001; Arley Cristiano Silva, diretor-geral do SAAE de Itaúna -MG; e, Carlos Werlang Lebelein, mestre em Economia e especialista em Gestão de Riscos. A moderação foi feita por Juliana Almeida Dutra, diretora de Deep e coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Clique aqui para assistir.

23 de setembro – Encontro Temático ABES-RS – Aspectos Econômicos da Regionalização: Escala e Eficiência. Estiveram presentes na discussão Augusto Mercadier, professor da Universidade Nacional de La Plata/Argentina (veja aqui a apresentação); Emilio J. Lentini, professor da Universidade de Buenos Aires/Argentina (veja aqui a apresentação); e, Elcires Pimenta Freire, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental. Participaram também do evento Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental e Carlos Alexandre Nascimento, diretor de Programas da London School of Economics and Political Science (LSE). A apresentação foi feita por Flavio Ferreira Presser, coordenador da Câmara Temática de Saneamento da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

22 de setembro – 7º Seminário de Perdas: Taxa Natural de Crescimento das Perdas Reais – webinar 4. Participaram da discussão Milene Aguiar, especialista em Gestão e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de água e Programas de Eficiência Energética; Julian Thornton, representante da América Latina para o Comitê de Gestão da IWA para o Grupo Especialista em Perdas de Água; e, Jairo Tardelli, especialista em gestão e controle de perdas. Moderação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES. Clique aqui para assistir

21 de setembro – Roda de conversa “Lei 14:026 e o Saneamento Rural”. O evento contou com presença dos seguintes convidados: Ana Salett Marques Gulli, procuradora-chefe da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Alceu de Castro Galvão Junior, analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará -ARCE, Helder dos Santos Cortez, diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, e Felipe Toé, assessor das Centrais de Jacobina e Seabra. Moderação de Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural. Clique aqui para assistir. 

18 de setembro. Lançamento pela ABES-SP da websérie documental “Catador: reciclagem, trabalho e saúde” na comemoração da edição 2020 do DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. O evento recebeu diversos convidados: Márcio Gonçalves de Oliveira (presidente da ABES-SP), Geovanis Arrieta Bernate (Divisão de Resíduos Sólidos – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS), José Valverde (Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA), Heliana Kátia Tavares Campos (coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos), e Roberto Rocha (diretor nacional da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Roseane M. Garcia Lopes de Souza (coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP e diretora da seção), Norian Segatto (Comissão DIADESOL) Elisangela Cavalcante Sobral (Comissão DIADESOL) e Bruno Sena – Largatirixas Produções. Moderação de Ricardo Ribeiro (coordenador institucional da ABES-SP). Clique aqui para assistir ao lançamento. A websérie está disponível no YouTube da ABES-SP (acesse aqui e se inscreva no canal). Assista aqui ao trailer. 

18 de setembro – Novo Marco Legal do Saneamento: Alienação e Controle acionário de empresas públicas ou sociedades de economia mista – webinar 7. O encontro teve as palestras de Teresa Pantoja, diretora jurídica da CEDAE (Companhia de Saneamento Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), Gabriel Fonseca Francisco, sócio da XP e responsável pela cobertura de ações dos setores de óleo & gás, energia e saneamento, e Marcos Helano Fernandes Montenegro, coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Apresentação de Mário Cezar Guerino, vice-presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

17 de setembro – Série ABES-ACERTAR: “Gestão de ativos, investimentos, financeira e tecnologias de informação” – webinar 4. Aline Batista de Oliveira, secretária da Câmara Técnica de Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE, Odair Gonçalves, contador e técnico superior na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS, e Wagner Oliveira de Carvalho, gestor na Aegea e professor no Zigurat Institute (Instituto de Tecnologia de Barcelona), foram os palestrantes do debate. Apresentação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, e moderação de Luiz Antonio de Oliveira Junior, gerente de análise tarifária na Arsesp e membro da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES. Clique aqui para assistir. Clique aqui para assistir.

16 de setembro – Gestão de Riscos e a Pandemia – O Antes, Durante e o Depois. O encontro contou com a participação de Luana Siewert Pretto, diretora-presidente da Companhia Águas de Joinville, Rita de Cássia Roth, gerente de Riscos Corporativos da Embasa, Edilson Assis, analista da Gerência de Monitoramento de Riscos da Embasa, e Thiago Zschornack, gerente de Governança, Riscos e Conformidade da Companhia Águas de Joinville. Apresentação de Luciano Sousa Diaz, coordenador adjunto da Câmara Temática de ABES de Governança Corporativa e Jurídica e Sabesp.  Clique aqui para assistir.

16 de setembro – Série “O saneamento é Básico”. Os convidados da estreia foram Carlos Eduardo Tavares de Castro, diretor presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e Rodrigo Franco, subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, que representou o secretário Germano Vieira. Moderação de Rogério Siqueira, presidente da ABES-MG. Clique aqui para assistir.

15 de setembro – 7º Seminário de Perdas: Alternativas Energéticas nas Empresas de Saneamento – webinar 3. Participaram os convidados José Manuel Sardinha, vice-presidente da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, e Humberto Adamatti, responsável pela Gestão de Energia e Eficiência Energética na CAESB. Moderação de Ricado Röver Machado, Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES. Clique aqui para assistir.

14 de setembro – “Gestão Integrada de Águas pluviais e coleta de esgotos: discussões sobre adminissibilidade, viabilidade e pertinência”. O evento recebeu palestras de Isaac Volschan Junior, professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho Consultivo da ABES-RJ, e Luiz Firmino Pereira, pesquisador de Pós-Doutorado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Marcelo Kenji Miki, coordenador adjunto da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos, participou como debatedor. Mideração de Luiz Fernando Orsini Yazaki, coordenador da Câmara Temática da ABES de Drenagem Urbana e Gestão de Águas Pluviais. Clique aqui para assistir

11 de setembro – Série ABES -ACERTAR – Processo operacional relativo à medição de vazões, monitoramento do consumo energético e tecnologias de informação” – webinar 3. Participação de Otavio Henrique Campos Hamdan, analista fiscal e de regulação da ARSAE-MG, Thiago Ferreira Oliveira, gerente de Energia Elétrica da EMBASA, Ricardo Ongaro, presidente da Coden Ambiental e Rodrigo Lamon, sócio diretor das empresas Lamon Produtos e Isoil Lamon. Apresentação de Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, e moderação de Daniel Manzi, coordenador da Fiscalização da Agência Reguladora ARES-PCJ. Clique aqui para assistir.

9 de setembro – Impactos do novo marco legal do saneamento no Distrito Federal – O que muda na prestação de serviços de manejo das águas pluviais e drenagem urbana no Distrito Federal – Webinar 3. Participação de Sérgio Luis da Silva Cotrim, coordenador geral de Saneamento Integrado da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcos Helano Montenegro, diretor nacional da ABES e coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, e Maria Elisa Leite Costa, doutoranda do Programa de Tecnologias Ambientais e Recursos Hídricos da UnB. Moderação de Thaís Salvador Argenta, coordenadora do JPS da ABES-DF e doutoranda em Tecnologias Ambientais e Recursos Hídricos na UnB Coordenadora do JPS seção ABES-DF. Clique aqui para assistir.

8 de setembro – 7º Seminário de Perdas – O impacto da Gestão de Perdas nos Recursos Hídricos – webinar 2. Palestrantes convidados foram Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Juliana Smiderle, pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI); e, Maria Bernardete Sender, responsável pela Divisão de Recursos Hídricos e Saneamento da Engecorps. Apresentação Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, e moderação de Adriana Leles, assessora do presidente da Sanasa para Gestão da Sustentabilidade. Clique aqui para assistir.

4 de setembro – Série ABES-ACERTAR – Manutenção do cadastro de redes de água e esgoto, índices de cobertura e tecnologias de informação – webinar 2. Com palestras de Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho, assessora de Projetos e Qualidade dos Serviços da ARISB-MG; Vitor Cesar Rodrigues, supervisor de Processo do Cadastro Técnico-Comercial e base cartográfica na Sanesul; Luiz Roberto Gravina Pladevall, diretor da CPS Engenharia e Soluções e vice-presidente da ABES-SP. Moderação de Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

3 de setembro – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro” – Webinar 6: Financiamento e Atração de Capital para o Setor: Modelagem de contratos de concessão; Fontes de financiamento, Novas concessões em andamento. Convidados Guilherme Guilherme Albuquerque, chefe de Departamento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES; Cláudio Brito Villas Boas, diretor financeiro e comercial da EMBASA; Luiz Ricardo Santoro, secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Moderação de Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

Realização: Diretoria Nacional da ABES e Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES Patrocínio: AESBE, CEDAE, COPASA, EMBASA, SABESP E SANEPAR

2 de setembro – “Os impactos do novo marco legal do saneamento no Distrito Federal – o que muda na prestação do serviço da limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos urbanos no DF – webinar 3. Com palestras de Silvano Silvério da Costa, diretor da ABES e engenheiro civil e sanitarista, Jair Tannus, presidente dos Serviços de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Aline Sousa da Silva, membro da Comissão Nacional do MNCR, diretora da Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Moderação de Heliana Katia Tavares Campos, vice-presidente da ABES-DF e coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Clique aqui para assistir.

1º de setembro – Abertura 7º Seminário Nacional de Gestão Perdas e Eficiência Energética – Série Especial. Palestra Magna “Eficiência Energética e Gestão de Perdas, com Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. Apresentação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES e moderação de Ricardo Rover, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

28 de agosto – “Debates Energéticos- “Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR)”. Os convidados foram Pedro Luis Parigot, economista, desenvolvedor de negócios e empresário, Eduardo Bastos da Porciuncula, gerente geral da Verdara (Votorantim Cimentos), e Fatima Abreu, engenheira sanitarista e membro da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Também participou como debatedor Henrique Vasquez Féteira do Vale, Gerente de Química, Metalurgia, Materiais e Saneamento da FINEP. Moderação de Adjane Damasceno de Oliveira, engenheira ambiental e coordenadora do GT de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos da ABES. Clique aqui para assistir.

27 de agosto – Série ABES-ACERTAR – “Gestão comercial e tecnologias de informação” – estreia. Com participação de Samuel Alves Barbi Costa, gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG; Alexandre Rodrigues, superintendente de Auditoria da Sabesp; Lauseani Santoni, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES. Clique aqui para assistir.

25 de agosto – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro” – Webinar 5: Equilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos – Metas, Investimentos e Tarifas –  Decreto do Governo Federal para definir “capacidade de investir” para cumprimento das metas; Impacto nos contratos vigentes, municípios sem contrato e renovações até 2022. Com presenças de Mário Engler Pinto Júnior, presidente do Conselho de Administração da SABESP e da CORSAN, Alexandre Aragão, advogado, e professor de Direito Administrativo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Neuri Freitas, vice-presidente da AESBE e presidente da Cagece/CE. Moderação e Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

Realização: Diretoria Nacional da ABES e Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES Patrocínio: AESBE, CEDAE, COPASA, EMBASA, SABESP E SANEPAR.

24 de agosto – Pesquisa Impacto da covid-19 na gestão de resíduos: conheça a situação das capitais brasileiras. Participaram do evento Mario Saffer, diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES Rio Grande do Sul; José Fernando Thomé Juca, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); José Alberto Mota Mendes, engenheiro sanitarista; Mário Russo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Portugal. Moderação de Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Clique aqui para assistir.

21 agosto – Impactos do Novo Marco do Saneamento no Distrito Federal – webinar 2 O que muda na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamentos sanitário no Distrito Federal. Participação de Benny Schvasberg, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – UNB, Adauto Santos, engenheiro civil e consultor em planos de saneamento, e Cássio Leandro Cossenzo, superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal- ADASA. Moderação de Gilberto Antonio do Nascimento – Conselheiro da ABES DF e engenheiro na área de Risco Socioambiental na CAIXA. Clique aqui para se inscrever.

20 de agosto – “Debates energéticos: incineração”. Participação de Alexandre Citvaras, engenheiro civil, Sérgio Peres, mestre e doutor em engenharia mecânica, Heliana Kátia T. Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos e vice-presidente da ABES-DF. Moderação de Geraldo Antônio Reichert, membro da CT de Resíduos Sólidos da ABES, com apoio de Adjane Damasceno, engenheira ambiental, pesquisadora do Grupo de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Pernambuco. Clique aqui para assistir.

19 de agosto – Crimes ambientais e as responsabilidades de gestores do saneamento. Participação de Fernando Massardo, advogado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Jean Marc Sasson, professor de Direito Ambiental da ESA-OAB/RJ. Moderação foi feita por Rodrigo Hosken, coordenador da CT de Governança Corporativa e Jurídica da ABES, com comentários de Rafael Stec Toledo, secretário-adjunto da CT. Clique aqui para assistir.

12 de agosto – Impactos do novo marco do saneamento no Distrito Federal  – webinar 1  O que muda na gestão dos serviços de saneamento: contratos e prestação dos serviços, regulação, planejamento, participação e controle social. Participação de Luciano Oliveira, secretário de Estado da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF; Sérgio Antônio Gonçalves, presidente da ABES-DF; Leila Saraiva, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos e do Movimento Nossa Brasília; Ernani Ciríaco, assessor técnico da Secretaria Nacional de Saneamento e secretário da ABES-DF; Aldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Moderação de Raquel Brostel, diretora da ABES-DF. Clique aqui para assistir.

11 de agosto – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 4: Regulação  – Priorização de temas para edição das normas de referência pela ANA; Impactos nas normas regulatórias existentes e nos contratos vigentes; Modelos de Regulação Econômica e cálculo tarifário; Metodologia de indenização para ativos não amortizados.  O evento teve palestras de Carlos Motta Nunes, superintendente adjunto da ANA – Agência nacional de Águas e Saneamento Básico; Samuel Moreira, deputado federal;  Fernando Franco, presidente da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação; e Carlos Eduardo Tavares de Castro, presidente da COPASA – Companhia se Saneamento de Minas Gerais. Moderação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir. 

10 de agosto – Existe um novo normal para o reuso de águas residuárias no RN?. Com palestras de Lívia Soalheiro, superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ), Carlos Nobre de Oliveira, engenheiro agrônomo e atual secretário Aajunto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Jean Leite Tavares, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e do Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Josema Azevedo, engenheiro civil e diretor da ABES RN. Moderação de Maria Geny Formiga de Farias, presidente da ABES-RN. Clique aqui para assistir.

10 de agosto – Qualificação dos profissionais do Setor de Saneamento – Com Clarice Arnt, coordenadora da Uniabes; Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; Alceu Galvão, professor do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; Rafael Castilho, coordenador de Projetos da FESPSSP e coordenador Administrativo do MBA Saneamento Ambiental. Moderação de Witan Silva, coordenador nacional do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES. Clique aqui para assistir

6 de agosto – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 3:“Planejamento como ponto de partida – Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico”. Política Pública: Elaboração e revisão dos planos; Participação dos prestadores de serviço; Atendimento a núcleos informais e população de baixa renda; Como garantir viabilidade econômico-financeira e recursos para a universalização?. Com participação de Afonso Florence, deputado federal, Claudio Stabile, presidente da Sanepar e Francisco dos Santos Lopes, secretário-executivo da Assemae. Moderação de Célia Rennó, diretora nacional da ABES para a Região Sudeste, Clique aqui para assistir.

5 de agosto: “Normativas de Reúso de ETE – os passos de SP e MG”. Com presenças de Marília Melo, diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Stela Goldenstein, coordenadora nacional para o Brasil/São Paulo do 2030 Water Resources Group (Banco Mundial/IFC) e Lucas Chamhum, membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. Moderação de Renato Giani Ramos, Câmara Temática da ABES de Dessalinização e Reúso. Clique aqui para assistir.

3 de agosto – Roda de Conversa: Roda de Conversa: a ABES e os 10 anos da Política Nacional de Resíduos SólidosParticipantes: Silvano Silvério, engenheiro assessor do MDR e integrante da ABES-DF; Wladimir Ribeiro, advogado consultor da PNRS 2010; Mário Russo, da CTRS/ABES-PA; José Alberto da Mata, da CTRS/ABES-MG; Aline Sousa da Silva, catadora da Comissão Nacional do MNCR do Distrito Federal; Emilia Rutkowski, da CTRS/ABES-SP; Roseane Maria Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora da CTRS; Bárbara Cavalcanti, coordenadora adjunta da CTRS/ABES-PE; Rodrigo Oliveira, da CTRS/ABES-SP; Flávia Burmesiter, da CTRS/ABES-RS. Participaram ainda Kátia Campos (abertura), coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos (CTRS), Pegge Mendes (apresentadora), integrante da ABES-MG ,e Adjane Oliveira (mediadora), da CTRS/ABES-GO. Clique aqui para assistir. 

30 de julho – Processo de Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Estado do Rio de Janeiro. Participação de André Dickstein, promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MPRJ; Claudio Dutra, presidente da Fundação Rio-Águas; Guilherme Albuquerque, chefe de departamento no Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES; Isaac Volschan Jr., professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ. A moderação de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ. Clique aqui para assistir. 

28 de julho – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 2: Formação dos Blocos Regionais: Garantia do equilíbrio econômico-financeiro; Há compulsoriedade na sua adesão? Como atrair os grandes municípios? Convidados: Geninho Zuliani, deputado federal; Nelson Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre/RS; Leonardo Góes Silva, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia; e Ricardo Toledo Silva, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Moderação de  João Paulo Papa, membro do Conselho Diretor da ABES. Realização da ABES e de sua Câmara Temática de Regulação e Tarifa, com patrocínio da AESBE, Cedae, Copasa, Sabesp e Sanepar. Clique aqui para assistir.

24 de julho – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 1: “Titularidade: processo decisório em Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Microregiões; Consórcios Públicos; Autonomia dos municípios”.  a participação de Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, Jerson Kelman, Professor da COPPE-UFRJ, Fernando Monteiro, deputado federal e membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento, e Rubens Naves, advogado e especialista no setor de saneamento. Moderação de Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES. Realização da ABES e de sua Câmara Temática de Regulação e Tarifa, com patrocínio da AESBE, Cedae, Copasa, Sabesp e Sanepar. Clique aqui para assistir.

23 de julho – Segurança Hídrica e Proteção de Mananciais, com participação de Márcia Nascimento, arquiteta urbanista, assessora da CPLA SIMA João José Demarchi, pesquisador da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e coordenador da CTRN/Comitês PCJ Ricardo Araújo, técnico da Sabesp/Diretoria Metropolitana. Moderação de Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção SP.

22 de julho – Cenários e perspectivas da gestão de resíduos no Estado de Sergipe. Convidados: Daniel Valli Sanchez, engenheiro da ESTRE, Luciana Rodrigues de Morais e Silva, professora universitária da Universidade Tiradentes, Evanilson Santana Rodrigues, superintendente do Consórcio Público do Agreste Central Sergipano e Evaldino Andrade Calanzans, superintendente do Consórcio Público de Saneamento da Grande Aracaju. Moderação de Kelma Maria Nobre Vitorino, presidente da ABES-SE. Clique aqui para assistir.

16 de julho – Cerimônia de posse da Diretoria Nacional da ABES para o biênio 2020-22, liderada por Alceu Guérios Bittencourt. Evento contou com participação de: Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional; Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo; Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES (biênio 2016-18 e 2018-20); Benedito Braga, presidente da Sabesp; Oscar Cordeiro, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Fernando Franco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR); Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Aesbe; Gustavo Prado, presidente da Assemae Regional de São Paulo.Clique aqui para assistir.

16 de julho – Controle de Qualidade dos produtos químicos e o papel das partes interessadas, com palestras de Maria Cristina Coimbra Marodin e Vasti Ribeiro Facincani, coordenadoras (geral e adjunta, respectivamente) da CTQPQ, e moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. Clique aqui para assistir.

13 de julho – O profissional sanitarista e o cenário pós-pandemia de covid-19. Com Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES, José Antonio Monteiro Ferreira, membro fundador da Comissão do Meio Ambiente do CRQ IV; e André Horta, coordenador do JPS-MG. Moderação de Josivan Cardoso, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos. Clique aqui para assistir.

10 de julho –  Reúso de água: possibilidades, técnicas e regulamentação. Participaram Marcus Vallero, gerente da Suez Water Technologies & Solutions/América Latina; Diógenes Carvalho, responsável pela área de Serviços na Suez Water Technologies & Solutions/América Latina; Renato das Chagas e Silva, diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) RS; Viviana Reckziegel, mestre e doutora em Engenharia e especialista de Meio Ambiente. Moderação de Eduardo Mc Mannis Torres diretor da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

9 de julho – Novo marco legal do saneamento – os pontos principais e seus efeitos futuros. Com participação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES, Carlos Rogério Santos, vice-presidente da ABES-MA e Rodolfo José da Costa, consultor de saneamento. Moderação de Marcel Costa Sanches, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

8 de julho – As áreas urbanas vulneráveis e a covid-19: urgência de higiene e saneamento, com Gilberto Antonio do Nascimento, engenheiro na Caixa Econômica Federal, na área de Risco Socioambiental, Bruno Kesseler, presidente regional da CUFA-DF – Central Única das Favelas, Fernanda da Silva, Diretora do Sindágua – DF e Adauto Santos, engenheiro civil e consultor na área de saneamento básico e meio ambiente. Moderação de Sérgio Antonio Gonçalves, presidente da ABES-DF. Clique aqui para assistir

7 de julho – Segurança no trabalho em tempos de pandemiaCom Aldo Muro Junior, professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG), Francisco Togo Tochiaki Junior, engenheiro ambiental e gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da Companhia de Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO, e Diógenes Aires de Melo, engenheiro civil, fundador da Sociedade Resíduo Zero e coordenador de Sustentabilidade do Plano Diretor de Goiânia. Moderação de Marisa Pignataro de Sant’Anna, presidente da ABES-GO. Clique aqui para assistir.

30 de junho – Saneamento Rural: Alguns desafios para universalização dos serviços no Brasil.Com palestras de Aurélio Pessôa Picanço, presidente da ABES-TO; Valmir Cristiano Marques de Arruda, PhD Professor da UFRPE; Rainier Pedraça de Azevedo, presidente da ABES-AM e coordenador da Câmara Temática da ABES de Saúde Ambiental; Marcia Maria Parreira Alves de Azevedo, diretora da ABES-ES. Moderação de Julio Cesar Pinho Mattos, presidente da ABES-AC. Clique aqui para assistir.

30 de junho – Situação de Emergência Hídrica: gerenciamento, participação e controle, com participação de Luiz Henrique Bucco, presidente ABES-PR; Prof. PhD Carlos E. M. Tucci (UFRGS); Arlan Scortegagna (SIMEPAR – PR); Júlio César Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR. Moderação de Cleverson Andreoli, ISAE Escola de Negócios. Clique aqui para assistir.

30 de junho: Planejamento ágil: corrigindo rumos em cenários VUCA e o papel da governança. Com palestras de Daniel Santoro, conselheiro de administração de empresas e instituições e empresário; Luiz Marcelo da Costa Correia, diretor de Digital Experience do McDonald’s (LATAM), membro do Board da Mobile Marketing Association para A.L; Samanta Tavares de Souza, Superintendente Comercial e de Relacionamento com o Cliente da Sabesp Metropolitana. Moderação de Carlos Schauff, consultor pela Compumax, diretor técnico do IPEG. Clique aqui para assistir.

29 de junho – O que queremos para a gestão de RSU? O Papel dos Governos Estaduais na Gestão de RSU no Brasil. Com palestras de Silvano Silvério da Costa, coordenador geral de Regulação e Assuntos Institucionais do MDR – Ministério de Desenvolvimento Regional do Brasil; Mário Augusto Tavares Russo, Prof. do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal. Moderação de Mário Saffer – Coordenador das Câmaras Técnicas da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

26 de junho – Monitoramento de esgoto contra a covid-19, com palestras Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis Juliana Calábria, bióloga, professora associada da UFMG. Moderação de Rogério Siqueira, presidente da ABES-MG. Clique aqui para assistir.

25 de junho – IR4 no Saneamento – IA, IoT e BigData – Oportunidades, desafios e riscos, com palestra de Ronaldo Luiz Gualberto Freire, arquiteto de soluções de TI, e moderação de Ricardo da Silva Carvalheiro, coordenador da Câmara Temática da ABES de Tecnologia da Informação e Inovação. Clique aqui para assistir 

18 de junho Desafios para investimentos em saneamento no Nordeste: visão do BNBcom palestra Helton Chagas Mendes, superintendente da área de Negócios de Atacado e Governo do Banco do Nordeste. Moderação de Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

17 de junho – Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na Indústria”, com palestras de Josivan Cardoso Moreno – coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES; William Padilh– diretor geral da WEHRLE do Brasil; Thomas Krätzig  – consultor alemão, desenvolvedor do conteúdo IWAMI EAD; e Natasha Costa– gerente de Formação Profissional da AHK Rio de Janeiro. Moderação de Célia Regina Alves Rennó, representante da ABES no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) Clique aqui para assistir. 

17 de junho – Rio Grande do Sul: estiagem, gestão da crise e perspectivas de futuro. Com participação de Artur de Lemos Jr., secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul; André Finamor, diretor de Operações da CORSAN; Tiago José Pereira Neto, analista técnico da FIERGS; Domingos Velho Campos, presidente do Conselho superior da Farsul e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Farsul. Moderação de Ricardo Röver Machado, vice-presidente da ABES-RS e coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir. 

16 de junho: Lançamento da Plataforma EAD – PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Com participação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES; Angela Sargaço, coordenadora-adjunta do CNQA; Márcio Romero, secretário geral do CNQA; Rodolfo Candeia, diretor da Candeia e Candeia Treinamento Gerencial; e Pedro Costa, diretor da Open Conhecimento e Educação. Moderação de Rosana Dias, coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES Clique aqui para assistir. 

16 de junho –Equipes e profissionais autodirigidos. Com Francisco Fortes, engenheiro, consultor pela Conselho Digital, mentor e investidor em startups; Kleber Nóbrega, Engenheiro PhD, consultor pela Perceptum Assessoria e Desenvolvimento e membro da ABQ; Gustavo Fernandes Guimarães, presidente da Iguá Saneamento, Carlos Schauff, computólogo, consultor pela Compumax, diretor técnico do IPEG. Moderação de Rosana Dias, coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES. Clique aqui para assistir.

15 de junho – Aspectos jurídicos e técnicos nos contratos de serviços e obras de engenharia no setor de saneamento, com palestras de Rodrigo de Pinho Bertoccelli, sócio da Felsberg Advogados e Edilson Silva, sócio do BSLG Advogados. Moderação Rodrigo Hosken, coordenador da Câmara Temática Governança Corporativa e Jurídica de ABES.  Clique aqui para assistir. 

15 de junho – A Gestão das empresas de saneamento e o coronavírus – webinar 3. Com a presença de Rogério Cedraz, Presidente da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Roberta Maas dos Anjos, Diretora-Presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento); e Carlos Aurélio Linhalis, Presidente da CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento”). Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

12 de junho – Logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. Com palestras de Serafim Branco Neto, assessor da Presidência da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); Diego Xavier da Silva, analista Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma); Oscar Yazber Filho, presidente executivo da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abrafarma); Fabricio Soler, sócio da Felsberg Advogados. Moderação de  Roseane Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da seção SP. Clique aqui para assistir.

12 de junho – Meio Ambiente em Perspectiva: seu uso e desuso. Com palestras de palestras de Joper Padrão do Espírito Santo, diretor Nacional da ABES; Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos; Iracy Wanderley Filha, subcoordenadora de Educação Ambiental do IDEMA; Érika Pegado Araújo da Cunha, professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Moderação de Glacia Marilac – Jornalista, psicanalista em formação e ativista socioambiental. Idealizadora da Rede EuSoudoAmor de incentivo a atitudes humanitárias. Clique aqui para assistir.

10 de junho – Eleições ABES – Apresentação da Chapa Saneamento para Todos – ABES Tradição e Renovação e propostascom apresentação de Alceu Guérios Bittencourt. Conheça aqui a chapa e veja as orientações sobre como votar  Clique aqui para assisti.

10 de junho – Covid-19 e a geração de resíduos nas capitais brasileiras., Com palestras de Mario Russo (Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Portugal); Mário Saffer (diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES Rio Grande do Sul); José Alberto da Mata Mendes (engenheiro civil sanitarista) e Fernando Jucá (professor da UFPE). Moderação de Katia Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Clique aqui para assistir.

10 de junho – O Marco Legal do Saneamento e o “Novo Normal”, com a participação de Rubens Naves, especialista jurídico do setor de saneamento, especialista do mercado de saneamento; Karla Bertocco, especialista  em Saneamento;Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento;  e Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

9 de junho – Licenciamento Ambiental em tempos de Pandemia, com palestras de Germano Bremm – secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre; Marjorie Kauffmann – diretora presidente da Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Hoessler – FEPAM; e Rafael Daudt D’Oliveira, advogado e procurador do Estado do RJ e ex-procurador chefe do INEA/RJ. Mediação de Fabiana Figueiró, advogada, presidente da AGAAE, associada ABES, sócia do Escritório Souto Correa Alexandre Bugin, engenheiro agrônomo, ex-presidente da ABES-RS, ABG Ambiental. Clique aqui para assistir.

9 de junho –Tecnologia & Inovação: novidades em capacitação no saneamento, com palestras de Newton Lima Azevedo, CEO da Hydrus Maxi Selmi Marques, CEO da Muve Digital Maíra Gregolin, Doutora em Artes Visuais. Moderação de Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

8 de junho: Sepultamentos em tempos da pandemia de Covid-19: um olhar sanitário, ambiental e psicossocial, com participação de Conceição Maria de Oliveira, bacharel em Ciências Biológicas e chefe do Setor de Informação em Saúde da Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Recife/PE; Paulo Ricardo Rocha Farias, engenheiro agrônomo, secretário Municipal de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Manaus-AM; e Maria Helena Pereira Franco, psicóloga e professora titular da PUC/SP no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clinica. Moderação de Rainier Pedraça de Azevedo, presidente da ABES Seção Amazonas e coordenador da Câmara Temática de Saúde Ambiental. Clique aqui para assistir.

5 de junho – Final Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, com apresentação deÁlvaro Diogo Teixeira (coordenador nacional do JPS)foi conhecido o trabalho vencedor, entre os 5 finalistas, da etapa brasileira da premiação. Clique aqui para assistir. O projeto campeão foi elaborado pelos alunos da ETEC Irmã Agostina, Daniel Victor Santos e Igor Martins Felipe, que vão representar o Brasil na Suécia na grande final internacional. O evento também ocorrerá de forma online, de 11 a 14 de agosto, e será transmitido direto de Estocolmo. 

5 de junho – Lançamento do Ranking ABES da Universalização do Saneamento – Edição 2020. A apresentação do estudo foi realizada pelo presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza e pelo coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento, Dante Ragazzi Pauli, com comentários do Professor Elcires Pimenta, coordenador do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP, além da participação de representantes das seguintes cidades, que estão entre as que apresentam melhores índices de cobertura: o Prefeito Rafael Greca, de Curitiba/PR; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Roberto Lamac Junior; representando o Prefeito de S.Caetano, José Auricchio Junior, a engenheira Raquel Perrucci Fiorin Volf, responsável pelo Expediente da Divisão Técnica do SAESA;  representando o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves Barreto, Dayse Monassa, secretária  de Conservação e Serviços Públicos; e representando o governador do Distrito Federal (destaque para Brasília), o presidente da Caesb, Daniel Beltrão de Rossiter Corrêa. Clique aqui para assistir.

4 de junho – “O mundo pós-coronavírus: relação entre as pessoas, o trabalho e os negócios. União de pessoas e automação: comunicação e colaboração”, com Natalia Ceruti, designer de sistemas de aprendizagem (Argentina/Finlândia); Alessandro Bomfim, fundador e CEO da Escola SAGA; Ana Paula Vieira Rogers, Foco21 Comunicação/ABES. Moderação de Juliana Almeida Dutra, diretora de projetos da Deep/ABES-SP  Clique aqui para assistir.

4 de junho – “TI e Inovação em tempos de Covid-19″, com Ricardo Batista dos Santos, engenheiro civil/Sabesp, que abordou a “Gestão Eficiente através do uso de redes IoT em tempos de Covid-19”; e Daniel Bocalão Júnior, engenheiro no Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional na Unidade de Negócio Capivari/Jundiaí- RJ, conduzindo projetos com tecnologias e soluções em Saneamento 4.0, falando sobre “Os benefícios de soluções de saneamento 4.0 em tempos de pandemia”. Moderação de Ricardo S. Carvalheiro, coordenador da Câmara Temática da ABES de Tecnologia da Informação e Inovação. Clique aqui para assistir.

3 de junho – Desafios da Gestão dos Recursos Hídricos em Momento de Pandemia de Covid-19, com palestras de Ricardo Medeiros de Andrade, Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Synara Aparecida Olendzki Broch, Presidente de Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Paulo Salles, Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); e Jefferson Nascimento de Oliveira, Conselheiro do CNRH – Representante das OTEPS. Moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos. Clique aqui para assistir.

3 de junho – O voluntariado nas empresas de saneamento, com Alcione Duarte Ferreira – Cedae/RJ, Erika Mota Santana – Sabesp/SP, Kelly Almeida – Caesb/DF. Clique aqui para assistir.

2 de junho –PGRS – Plano de Gestão de Resíduos e a Logística Reversa – Como é possível elaborar um PGR nas diversas instituições (estabelecimentos comerciais, industriais, hospitais e clínicas, construção civil e municípios), com Wagner M Pedroso, Engenheiro Químico Pleno e Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente;  e Alexandre Varela, Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal do ABC. Moderação de Agostinho J. G. Geraldes, diretor da ABES-SP. Clique aqui para assistir e clique aqui para ver a apresentação dos palestrantes.

2 de junho – “Planejamento do saneamento: Impactos da pandemia nos investimentos e nos indicadores de saneamento”, com Alceu Galvão, especialista em Regulação, autor e editor de livros sobre planejamento e regulação do setor de saneamento básico; e Joel de Jesus Macedo – Diretor de Investimento – SANEPAR. Moderação de Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

29 de maio – “O mundo pós-coronavírus: relação entre as pessoas, o trabalho e os negócios. Conectividade e capacidade de atualização”, com Solange Mata Machado, Doutora e mestre em Inovação e Competitividade e pós doutora em Neurociência Aplicada à Inovação; e William Ramalho, Gerente de Desenvolvimento Humano e Social/Sabesp. Moderação de Juliana Almeida Dutra, diretora da Deep. Clique aqui para assistir. 

28 de maio –  Inadimplência das prestadoras de serviços de saneamento: impactos tarifários e alternativas para retomada do equilíbrio econômico financeiro, com Geraldo Andrade – Gerente de Regulação da Compesa/Câmara Técnica de Regulação da AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento; e Rafael Castanheira Brandão – ARSAE-MG – Agência Reguladora de Servicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais. Moderação de Luiz Antônio de Oliveira Júnior, secretário adjunto da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir ao webinar.

27 de maio – Ferramenta GISWATER para Gestão de sistemas de abastecimento e melhoria da eficiência operacional, com Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES-SP, Edson Victor de Souza, engenheiro especialista em Modelagem Hidráulica, e a engenheira Gabriela Cardoso. Moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de  Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES-RS. Clique aqui para assistir ao webinarclique aqui para ver a apresentação.

26 de maio – Saneamento em Alagoas: concessão como diferencial para vencer desafios, com palestra de Maurício Quintella Malta Lessa, Secretário de Estado da Infraestutura – Alagoas, e moderação de Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

25 de maio – A Gestão das empresas de saneamento e o coronavírus – (webinar 2), com Manuela Marinho, presidente da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento), Ricardo Soavinsk, presidente da SANEAGO (Companhia de Saneamento de Goiás), Renato Espírito Santo, presidente da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

22 de maio – “Tecnologia premiada pela ONU: desinfecção solar da água para zonas rurais”, com Anna Luisa Beserra, criadora do Aqualuz, tecnologia para tratar água de zonas rurais e de cisternas utilizando a luz do sol. Biotecnóloga e Pós-graduanda em Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade e participação de Gabriel Trindade e Lívia Pinaso (vencedores do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo). Moderação de Álvaro Diogo Teixeira, coordenador nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES (JPS). Clique aqui para assistir.

22 de maio – Covid-19 e os resíduos gerados no domicílio, com Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e Saúde Púbica da Seção e palestras de: Ana Freitas Ribeiro (confira a apresentação aqui), médica sanitarista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Mário Russo (confira a apresentação aqui), coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e especialista em engenharia sanitária.  Gizele Leal, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG) (veja aqui a apresentação); Angela Maria Takayanagui, da ABES e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto (cliquepara ver a apresentação); Karina Leite, da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto – SP (clique aqui para ver a apresentação); Andria Carneiro Vieira, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do Distrito Federal (clique aqui para ver a apresentação); Cláudia Lins Lima, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); João Gianesi Netto, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP). Moderadores: Drª. Telma de Cássia dos Santos Nery – Comitê Executivo do Capítulo Latino Americano e Caribe da International Society for Environmental Epidemiology (ISEE) e Dr. Juan Carlos Becerra Ligos – SINCOFARMA – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo. Clique aqui para assistir.

21 de maio – Isenções tarifárias e suspensão de cortes: impactos regulatórios das medidas emergenciais em tempos de pandemia, com Marcel Sanches – Superintendente de Assuntos Regulatórios – SABESP, e Cássio Leandro Cossenzo – Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira – ADASA. Moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

21 de maio – Drenagem Urbana – Planejamento e Técnicas Sustentáveis, com Fabio Ayres (Planejamento Urbano e Drenagem: O Zoneamento Ecológico Econômico); Enio Arriero Shinma (Monitoramento Hidrológico em Bacias Urbanas); e Leandro Baís (Drenagem Urbana Sustentável). Moderação de Ariel Ortiz – Conselheiro da ABES-MS. Clique aqui para assistir.

20 de maio –Planos Municipais de Saneamento Básico: Drenagem Urbana e os projetos para prevenção e mitigação de inundações, com Luiz Fernando Orsini, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES, Weber Coutinho, Consultor ambiental e professor, e Ricardo de Miranda Aroeira, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de BH. Moderação de Rogério Pena Siqueira, Presidente da ABES-MG, e Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES. Clique aqui para assistir.

19 de maio – Voluntariado no Setor de Saneamento, com
Francisco Humberto de Carvalho Junior, presidente da ABES-CE, Jussara Kalil, presidente da ABES-RS, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ, e Ricardo de Assumpção, fundador da Grape/GlobalEco e idealizador do projeto Van Solidária. Moderação de Joper Padrão do Espírito Santo, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

13 de maio: Tecnologias de tratamento de resíduos com geração de receitas: bioeletricidade, biocombustível e biofósforo, com Vinicio Bruni, engenheiro, mestre em Engenharia Ambiental, e Sérgio Vidoto, administrador e empresário da construção civil. Moderação de Miguel Mansur Aisse da ABES-PR. Clique aqui para assistir.

 12 de maio – Sisar, uma ideia que deu certo!”, com apresentações de Juliana Menezes Garrido, especialista Senior em água e saneamento da Prática Global de Água e Saneamento do Banco Mundial; Otaciana Ribeiro Alves, gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE; Helder dos Santos Cortez, diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE; Cícero Alves da Silva, Presidente do Sisar de Crateús/CE; Marcondes Ribeiro Lima, Presidente do Instituto Sisar. Mediação de Mônica Bicalho P. Rodrigues, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural. Clique aqui para assistir.

11 de maio – A mudança de mindset e as inovações nas empresas de saneamento em função do coronavírus, com Gustavo Guimarães, Presidente da Iguá Saneamento e Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. Moderação de Juliana Almeida Dutra, coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Clique aqui para assistir.

7 de maio – A Gestão das empresas de saneamento e o coronavírus (webinar 1), com a presença de Benedito Braga, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo); Cláudio Stabile, presidente da Saneapar (Companhia de Saneamento do Paraná); e Carlos Eduardo Tavares de Castro, presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES  Clique aqui para assistir.

6 de maio – A gestão de pessoas na contingência da Covid-19, com Daniela Fioramosca, gerente de Gestão de Pessoas na Sanepar, Luciana Rebouças, gerente de Gestão de Pessoas da Compesa, e Sérgio Paulo Ramires, gerente de Departamento de Remuneração e Seleção da Sabesp. Moderação de Angela Sargaço, coordenadora-adjunta do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade/ABES. Clique aqui para assistir.

5 de maio –Auditoria operacional aplicada ao controle de perdas de um sistema de abastecimento de água, com Mário Augusto Bággio, sócio gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions. Mediação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

4 de maio – Reequilíbrio Econômico- Financeiro nos contratos de concessão de saneamento básico, com Luciana Figueras, Advogada e Gestora Ambiental, e Rogel Martins Barbosa, sócio-fundador da Martins Barbosa Advogados. Moderação de Rodrigo Hosken, coordenador técnico-jurídico da Câmara Temática de Governança Corporativa e Jurídica  da ABES. Clique aqui para assistir.

30 abril – Soluções em saneamento para atendimento a populações vulneráveis em período de quarentena, com Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp, e Juliana Dutra, diretora de projetos da Deep. Mediação de Samanta I. S. Tavares de Souza, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Clique aqui para assistir.

30 de abril – O Novo Coronavírus e os Sistemas de Esgotamento Sanitário, com palestras de Daniel Nolasco (veja aqui a apresentação), diretor da International Water Association (IWA), Cesar Mota (veja a aqui a apresentação), professor da UFMG e subcoordenador do INCT-ETEs Sustentáveis, e comentários de Gustavo Possetti (da CT da ABES de Tratamento de Esgoto). Mediação de Marcelo Miki, Coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da ABES.  Clique aqui para assistir.

Leia artigos dos dois especialistas, publicados na Revista Source da IWA:

Artigo 1 – Needs and opportunities for water and sanitation in Latin America and the Caribbean (acesse aqui). Artigo 2 – Brazilian boost for a circular sanitation paradigm shift (acesse aqui)

29 de abril – A Teoria de James Lovelock (As Eras de Gaia), degradação ambiental e os desafios da Humanidade, com Joper Padrão do Espírito Santo, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

28 de abril – Critérios para localização, projetos e implantação de aterros sanitários de pequeno porte, no contexto da NBR 15849/2010, com Denise Pontes Duarte, diretora da ABES-MT, Maurício Oliveira de Souza, presidente da ABES-AP. Moderação de Julio Cesar Pinho Mattos, presidente da ABES-AC. Clique aqui para assistir.

23 de abril – O papel do saneamento ambiental no combate à Covid-19, com os especialistas Ariel Ortiz Gomes Martins, engenheiro ambiental, mestre e doutorando em Tecnologias Ambientais (PGTA/ UFMS). Docente na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG/UFMS; Fernando Jorge C. Magalhães, engenheiro sanitarista e ambiental, Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS) e diretor da ABES-MS; e Ana Cristina Franzoloso, especialista em Perícia Judicial Ambiental, CEO Nature Eco. Moderação de Aroldo Ferreira Galvão  – presidente da ABES-MS Clique aqui para assistir.

23 de abril – Pandemia da Covid-19 e seus impactos jurídicos e regulatórios, com palestra de Carlos Roberto de Oliveira, diretor Administrativo e Financeiro – Agência Reguladora ARES-PCJ, e moderação de Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

22 de abril – Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante, com palestra do médico Paulo Saldiva, do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina/USP, e moderação de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento. Clique aqui para assistir.

14 de abril – (estreia) As operadoras de saneamento e a pandemia da Covid 19 (coronavírus), com Francisco dos Santos Lopes, secretário executivo da Assemae, Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da AESBE, e Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON. Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

2 Comentários em ABES Conecta: assista aos webinares realizados

  1. Não estou conseguindo acesso às WEBINARES realizadas, pois manda aguardar horas e horas.

  2. Não estou conseguindo fazer a inscrição no webinar, muitos problemas na página de acesso.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: