Últimas Notícias

ABES Conecta: debate online aborda segurança no trabalho em época de pandemia

Evento foi promovido pela ABES Seção Goiás

Por Clara Zaim

Nesta terça-feira, 7 de julho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Goiás promoveu o webinar ” Segurança no trabalho em tempos de pandemia no programa ABES Conecta.

O debate online teve mediação de Marisa Pignataro, presidente da ABES-GO, e participação de Aldo Muro Junior, professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG), Francisco Togo Tochiaki Junior, engenheiro ambiental e gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da Companhia de Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO, e Diógenes Aires de Melo, engenheiro civil, fundador da Sociedade Resíduo Zero e coordenador de Sustentabilidade do Plano Diretor de Goiânia.

Francisco Togo Tochiaki Junior explicou que a SANEAGO realizou uma série de reformulações na equipe de segurança do trabalho para o combate ao coronavírus. Entre as estratégias e medidas desenvolvidas pela empresa, estão o uso de EPI’S (máscaras, protetores faciais e uniformes para proteção), escalas de trabalhos diferenciadas, protocolos de higiene e limpeza, monitoramento de funcionários, entre outros.

Diógenes Aires de Melo de Melo afirmou que a pandemia trouxe de volta antigos protocolos sanitários e de saúde pública. O engenheiro discorreu sobre coleta seletiva, resíduos sólidos e medidas de proteção para os trabalhadores do setor de resíduos e dos catadores.

Já o professor Aldo Muro Junior abordou a área jurídica relacionada à engenharia e à pandemia, responsabilidade objetiva e subjetiva e deveres do empregador, da gestão e dos responsáveis técnicos para a proteção do empregado. Para assistir ao webinar na íntegra, clique aqui. 

Sorteio

Ao final do webinar, foi realizado o sorteio de mais duas bolsas de estudo entre associados da ABES para o Curso Livre de Capacitação em Saneamento Ambiental, promovido em parceria entre associação e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). 

Ao todo, serão 30 bolsas disponibilizadas nos eventos do ABES Conecta. Confira a programação completa e já se inscreva para participar. 

A ABES e a FESPSP promovem o MBA Saneamento Ambiental (veja mais aqui)

 ABES Conecta:

Mais um produto de sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente e já conta com quase 58 mil visualizações em suas transmissões online.

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: