Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar apresenta novo estudo sobre covid-19 e limpeza urbana nas capitais brasileiras

Pesquisa mostra os números da geração de resíduos e a situação dos trabalhadores do setor, em 23 capitais do país, durante a pandemia.

Por Jéssica Marques

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, apresentou em um webinar do ABES Conecta os resultados da segunda pesquisa sobre covid-19 e a geração de resíduos nas capitais do Brasil. O evento online (assista aqui) foi promovido na tarde desta quarta-feira, 10 de junho. 

O debate foi moderado por Katia Campos, coordenadora da CT, e antes de os participantes iniciarem a discussão, foram apresentados os resultados da 2ª  Pesquisa ABES Covid-19 e Limpeza Urbana nas Capitais Brasileiras, considerando os meses de março e abril de 2020 (Acesse aqui o documento na íntegra), e as ações da associação neste período.

“Fizemos um flyer com recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia do novo coronavírus. Uma delas é a interrupção da coleta seletiva, porque os profissionais correm risco na seleção mais do que os garis na retirada dos resíduos”, disse Katia Campos.

“Outra proposta é o auxílio social temporário para os catadores, porque com suspensão das atividades, eles não podem ficar sem salário. Também fizemos um material para que as pessoas continuassem a separar os materiais recicláveis, sem perder o hábito, mantendo em algum lugar isolado da casa para quando retornar a coleta seletiva”, detalhou.

Katia Campos explicou ainda que foi feito um material com medidas de controle dos riscos para a retomada do serviço de triagem de materiais recicláveis pelos catadores em tempos de covid-19.

Após a apresentação das informações, os palestrantes detalharam o tema e os resultados da pesquisa, assim como as ações apresentadas. Um dos participantes foi Mário Saffer, diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES Rio Grande do Sul.

“O foco da pesquisa foi avaliar o que estava acontecendo nas residências e, portanto, os resíduos sólidos domiciliares. Incluímos a coleta seletiva e questões a respeito da ocorrência de coronavírus em funcionários públicos ou privados”, explicou Saffer.

Por sua vez, Mario Russo, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Portugal, analisou dados sobre a taxa de coleta seletiva no Brasil, com base na experiência que possui sobre o cenário europeu.

“Essa pesquisa deve continuar e devemos fazer com que isso continue de agora em diante, com a nova realidade trazida pelo novo coronavírus e a gestão dos resíduos nas cidades. É uma oportunidade e os gestores responderam à nossa solicitação em um prazo curto. Agora, os convocamos para responder às outras questões e recomendações do setor, rumo a maior qualidade seletiva com qualidade e dignidade aos trabalhadores da limpeza urbana no Brasil”, disse.

Além disso, José Alberto da Mata Mendes, engenheiro-civil sanitarista, apresentou o impacto da covid-19 nos trabalhadores do setor dos resíduos.

“A pesquisa foi direcionada somente às capitais e perguntamos aos gestores municipais o número de suspeitos, confirmados e óbitos até o dia 31 de abril. Preocupados em tentar identificar onde há o maior risco, a gente procurou essas informações por tipo de atividade que os trabalhadores da limpeza urbana estão relacionados”, explicou. Assim, foram 885 casos suspeitos, 85 confirmados e quatro óbitos.

O webinar também contou com a presença de Fernando Jucá, professor da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, que apresentou alguns dados e comentou a pesquisa, de forma geral.

“Essa Câmara Técnica trabalhou com atitude solidária e responsável, estudou a literatura do que estava acontecendo no mundo, fez regulamentos para o Brasil, sugestões, recomendações, medidas que devem ser tomadas, com documentos robustos baseados em literatura, conhecimento e respeitando as legislações locais, quando foi o caso até alterou a legislação. É uma atitude de tirar o chapéu e elogiar para sempre”, pontuou.

ABES Conecta

O programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde, já conta com mais de 42 mil visualizações em suas transmissões online por profissionais e estudantes do setor. 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

Conheça nossas Câmaras Temáticas

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

4 Comentários em ABES Conecta: webinar apresenta novo estudo sobre covid-19 e limpeza urbana nas capitais brasileiras

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.