Últimas Notícias

ABES Conecta: confira os webinares realizados em 2021

 O ABES Conecta é o programa da ABES que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do saneamento ambiental, saúde e inovação. Sucesso de realização, o ABES Conecta conta com mais de 230 mil visualizações nas transmissões!

A ABES intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo qualificado, que você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

A cada semana realizamos um ou mais eventos online, que são divulgados em nosso site e nas redes sociais.

*As opiniões emitidas nos eventos não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

Clique aqui para agenda dos próximos webinares

Confira a seguir os webinares realizados em 2021: (para os webinares de 2020, clique aqui).

01 de setembro –Lançamento do livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, e debate “Questões jurídicas do Novo Marco Regulatório e das Portarias Publicadas”. Além do autor, o evento contou com coordenação e apresentação de Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, e participação como debatedor de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da Associação. Clique aqui para assistir

02 de setembro – Webinar “JPS – Carreira, trajetória de vida, desafios profissionais e oportunidades”. O evento contou com a participação especial do presidente da ABES-SP,Luiz Pladevall. O encontro foi apresentado por Maria Fernanda, coordenadora do JPS-SP. Os profissionais convidados para abordar o tema foram Tiago Cogo Lodi, tecnólogo em Saneamento Ambiental com MBA em Gerenciamento de Projetos, e Rafael Volquind, engenheiro civil e especialista em Saneamento e Engenharia Ambiental, também coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES. Também estiveram presentes Viviane Santos, coordenadora adjunta do JPS-SP e outras profissionais e recém-formadas em Engenharia Sanitária e Ambiental. Clique aqui para assistir

14 de setembro – 5º Seminário Estadual Água e Saúde – Primeiro webinar “Contaminação química no campo e saúde humana”-  O webinar foi moderado por Luciano Zanini, Doutor em Engenharia Química, especialista em Saúde/engenheiro químico da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Teve como palestrante Adelaide Cassia Nardocci, professora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e coordenadora do NARA – Núcleo de Pesquisa em Avaliação de Riscos Ambientais da FSP/USP; e os debatedores Silvia Medeiro Thaler, bióloga do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, Ana Maria Daitx Valls Atz, farmacêutica-bioquímica pela UFRGS e membro do Conselho Superior da AGAPAN, e Conselheira Estadual de Saúde, representando a AGAPAN no segmento Usuário; e Leonardo Melgarejo, engenheiro agrônomo e coordenador Adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Clique aqui para assistir.

15 de setembro – 5º Seminário Estadual Água e Saúde – Segundo webinar –  Contaminação química e saúde ambiental – A palestrante convidada para abordar o tema foi Cassiana C. Montagner, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Os debatedores foram Renata de Oliveira Pereira, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Marcio D’Avila Vargas, analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM-RS, e Gervásio Paulus, Extensionista rural da Emater-RS, Escritório Central da Emater, na coordenação das áreas de Olericultura, Plantas Biotivas e Agroecologia. O encontro foi moderado por Gabriel Ludwig Katz, coordenador estadual das áreas de Saneamento Básico e Geoprocessamento na Gerência Técnica do Escritório Central da Emater/RS-Ascar. Clique aqui para assistir. 

16 de setembro – 5º Seminário Estadual Água e Saúde – Contaminação química e água no meio urbano – Terceiro webinar-  O encontro online foi moderado por Ana Elizabeth Quillfeldt Carara, bióloga e presidente da ABES-RS, e palestra de Renato Zanella, professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O evento teve como debatedores Tânia Mara Pizzolato, professora titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Luciano Zini, Doutor em Engenharia Química, especialista em Saúde/engenheiro químico da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul), e Jackson Saint´Pierre Dull Ritter, coordenador técnico do Departamento de Controle de Esgotos da Corsan. Acesse aqui para assistir .

30 de agosto – Congresso da ABES 2021: lançado o Pitch Live, que selecionará startups com soluções para o saneamento ambiental. Com a apresentação e moderação de Selma Cubas, presidente da ABES Seção Paraná (ABES-PR), evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Luiz Henrique Bucco, presidente do 31º Congresso da ABES; Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Marlon Cardoso, coordenador de Projetos da Agência Curitiba; e Pierre Siqueira, coordenador adjunto da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Inovação da ABES. Clique aqui para assisir.

27 de agosto – 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental  – Painel de Encerramento  – Abordou o tema “A gestão da água, mudanças climáticas e saúde global”, com a presença de especialistas do Brasil e de Portugal. O presidente nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental, Alceu Guérios Bittencourt, participou do encerramento do evento. O painel foi  coordenado por Célia Regina Alves Rennó, diretora nacional da ABES, contou com a participação de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável – CNADS, de Portugal; Micaella Moura, gerente de Monitoramento e Fiscalização da Agência Pernambucana de Águas e Clima- APAC e professora da Universidade Católica de Pernambuco; e Carlos Tucci, diretor e sócio da Rhama Consultoria Ambiental. Como debatedor, o painel contou com a participação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática Gestão de Recursos Hídricos da ABES. Clique aqui para assistir.

25 de agosto – Brasil, te quero livre de lixão” – Webinar Planos Estadual de Resíduos Sólidos de  Santa Catarina. A palestra foi ministrada por Frederico Gross, gerente de Saneamento da Secretaria Executiva do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. O evento online teve apresentação de Flávia Burmeinster Martins, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos – Regional Sul e auditora do TCE-RS, com moderação de Mário Saffer, coordenador da CTRS ABES do Estado do Rio Grande do Sul, consultor técnico e diretor da Engebio Meio Ambiente. Participou também como convidado Leonardo Porto Ferreira, secretário executivo da Secretário da Secretaria Executiva do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. Clique aqui para assistir.

25 de agosto – 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental  – Painel Inaugural “Saúde Global e Mudanças Climáticas”. Contou com a participação dos especialistas Paulo Saldiva, médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro (Universidade de São Paulo-USP), e Vasco Branco, professor, PhD em Farmácia (Toxicologia), da Universidade de Lisboa. A moderação foi feita por Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES.Clique aqui para assistir. 

25 de agosto – 19° Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Cerimônia de Abertura. A solenidade reuniu online representantes das três associações realizadoras do simpósio, que acontece alternadamente no Brasil e em Portugal, a cada dois anos. Participaram da cerimônia de abertura, que está disponível no canal da ABES no YouTube: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Carlos Coelho, presidente da APRH; Lígia Costa Pinto, presidente da APESB; e Cristiano Silva, presidente da ABES Seção Pernambuco. A solenidade foi apresentada por Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste. Clique aqui para assistir.             

13 de agosto – 3º Seminário Nacional INCT ETEs Sustentáveis. Painel abordou contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento  – Inovações. A moderadora foi Juliana Crepalde, coordenadora executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para apresentar os produtos e ferramentas desenvolvidos pelo INTC, estiveram presentes Juliana Bohrer, doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Julio Cezar Rietow, doutorando em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Thiago Bressani Ribeiro, doutorando em saneamento, em cotutela entre a UFMG e a Universidade de Ghent (Bélgica) e membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG). Também fizeram apresentações Fabio Bianchetti, professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet Curvelo – MG); Gabriel Freitas, membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG); e Ayana Emrich, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG). Clique aqui para assistir.

13 de agosto – 3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento  “Gestão sustentável do saneamento”. Paula Loureiro Paulo, professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) foi responsável pela moderação do painel, que contou com a participação de Hugo Henrique de Simone Souza, pesquisador pela Universidade de Malta, e Matheus Fernandes, mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Clique aqui para assistir.

13 de agosto – Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento  – Remoção de nutrientes e recuperação de recursos”. Com apresentação de Ayana Lemos Emrich, membro executiva do INCT ETEs Sustentáveis, e moderação de André Bezerra, professor associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), o painel contou com a participação de Ana Silvia, professora adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Lucas Chamhum, membro da gerência executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG); Paulo Almeida, docente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Fernando Magalhães, professor e pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e presidente da ABES-MS. Clique aqui para assistir

12 de agosto – 3° Seminário Nacional de ETEs Sustentáveis – “Valoração e gerenciamento dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto”. Para debater o tema, estiveram presentes Rafael Kopschitz, professor titular no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Simone Bittencourt, gestora de resíduos de Sistemas de Esgotamento Sanitário na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Isaac Volschan, professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Lucas Vassale, membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG). A moderação foi de Mario Kato, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Clique aqui para assistir.

12 de agosto – 3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento – “O esgoto que chega em nossas ETEs: Características, problemas associados e perspectivas para o seu tratamento sustentável”. O debate teve como moderadora Lourdinha Florencio, Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O painel reuniu os especialistas: Saulo Nonato, coordenador operacional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA); Fabricio Motteran, professor adjunto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Cesar Mota, professor adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e subcoordenador do INCT-ETEs Sustentáveis; e Miguel Mansur Aisse, professor aposentado pela Universidade. Clique aqui para assistir

12 de agosto – Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento – Cerimônia de Abertura. A Palestra Magna, com Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG). Com apresentação de Ayana Lemos Emrich, membro executiva do INCT ETEs Sustentáveis, participaram da Cerimônia de Abertura: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Marcelo Cruz, atual diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Maria Zaíra Turchi, diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Paulo Sérgio Lacerda Beirão, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); e Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento promoveu o lancamento do primeiro caderno técnico da Revista ESA sobre esgotamento sanitário. Clique aqui para assistir.

11 de agosto  – Campanha “Brasil, te quero livre de lixão” – Planos Estaduais de Resíduos Sólidos: Avanços e Desafios no Estado do Paraná”  – A abertura do evento foi realizada por Flávia Burmeinster Martins, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos – Regional Sul e auditora do TCE-RS. O moderador foi Mário Saffer, coordenador da CTRS ABES do Estado do Rio Grande do Sul, consultor técnico e diretor da Engebio Meio Ambiente. O encontro online teve palestras de Selma Cubas, presidente da ABES-PR e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Charles Carneiro, coordenador de Educação Ambiental e Projetos Sustentáveis na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná. Clique aqui para assistir.

06 de agosto – “Brasil, te quero livre de lixão”: “Economia Circular: o desenvolvimento da reciclagem química dos plásticos”. A abertura do evento foi realizada por Flavia Burmeister Martins, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES – Regional Sul. O debate foi mediado por Mário Saffer, membro da CT Resíduos Sólidos e diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES Rio Grande do Sul, e contou com a participação de Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem. A especialista ministrou uma palestra com o tema “A jornada da Braskem no caminho da economia circular de carbono neutro”. Clique aqui para assistir.

04 de agosto – Câmara Técnica de Recursos Hídricos – CTRH da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – “A caminho da despoluição do Rio Pinheiros”. O assunto foi abordado por Andrea Ferreira, gerente do Departamento de Planejamento e Controle da Superintendência de Gestão de Projetos Especiais (TG) da Sabesp, que discorreu sobre o “Programa Novo Rio Pinheiros”. Clique aqui para assitir.  Ari Silva, membro da coordenação da CTRH, realizou a abertura do evento apresentando a palestrante do dia e passando algumas informações gerais. 

02 de agosto  – Novo Marco do Saneamento: desafios para comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços. O encontro contou com a participação de Samuel Moreira, deputado federal (PSDB/SP); Fernando Vernalha Guimarães, doutor e mestre em Direito do Estado; e Edson Silveira Sobrinho, subsecretário de Regulação e Mercado da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia. A moderação do debate foi feita por Alceu Bittencourt, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

29 de julho – “Roda de Conversa Qualidade da água na área rural: onde concentrar recursos e esforços?”. A discussão foi integrada pelos convidados: Helder dos Santos Cortez, coordenador adjunto da CT e diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE;  Adriana Rodrigues Cabral, analista técnica de Políticas Sociais da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde; Jamyle Calencio Grigoletto, coordenadora de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano do Departamento de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde – Funasa; Fernando Victor Galdino Ponte, engenheiro da Gerência de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará; Felipe Faria Toé Alves de Oliveira, assessor e consultor jurídico das Centrais de Associações de Seabra e Jacobina- BA; Lucas Santiago Vilela, analista técnico de Políticas. O encontro foi moderado por Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES. Clique aqui para assistir.

28 de julho – Campanha Brasil, te quero livre de lixão – “Experiências e desafios na erradicação dos lixões nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”. A abertura do evento foi realizada pela engenheira Roseane Maria Garcia Lopes, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Julio Cesar Pinho Mattos, coordenador da Câmara na Região Norte, moderou o debate. Os convidados para a discussão foram: José Fernando Thomé Jucá, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Pesquisador do CNPQ, Rita de Cássia Nogueira Lima, procuradora de Justiça no Ministério Público do Estado do Acre, coordenadora Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (CAOP-MAPHU), e Haroldo Costa Bezerra, integrante da Coordenação Regional Norte da ABES e professor universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA). Clique aqui para assistir.

27 de julho- Webinar Pagamento por Serviços Ambientais – PSA. Apresentado por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética da ABES e diretor da ABES-RS, com moderação de Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan. Os convidados para debater o tema foram: Marcelo Kronbauer, professor universitário Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Marluza Górga, química na CORSAN, e Iporã Brito Possantti, engenheiro ambiental Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS), doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS). O evento foi realizado pela ABES-RS com apoio institucional da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento).  Clique aqui para assistir. 

23 de julho – Simpósio Regional Sul (Rumo ao Congresso ABES 2021) – “Gás, Subprodutos e Reaproveitamento Energético”. Último debate da série teve a participação de Emanuel Brandt, diretor técnico da empresa Brandt Meio Ambiente; Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES; e, Felipe Gustavo Trennepoh, engenheiro sanitarista da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Com moderação de Mario Saffer, coordenador da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

23 de julho – “Água para consumo Humano – O que a portaria Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, requer como padrão de potabilidade para o país. A apresentadora do evento online foi Vasti Facincani, conselheira da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), além de coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Qualidade de Produtos Químicos. O presidente da ABES-SP Subseção Norte Paulista, Orlando Cintra, que é engenheiro químico, civil e sanitarista, especializado em Saúde Pública e doutor em Saneamento e Ambiente, moderou o evento. Os participantes convidados foram Rafael Bastos, PhD em Engenharia Sanitária, professor e pesquisador da UFV; e Thais Araujo Cavendish, nutricionista, mestre em Saúde Pública, especializada em Vigilância em Saúde Ambiental. Clique aqui para assistir.

22 de julho – Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário (Rumo ao Congresso da ABES 2021) – “Efluente – Destinação Final do Efluente Tratado”. A iniciativa integra os eventos preparatórios do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma presencial e online, direto de Curitiba/PR. O evento contou com a moderação de Janine Smania Alano, da ABES Seção Santa Catarina. E com a participação dos debatedores: Alexandre Trevisan, engenheiro químico da Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; Tobias Bleninger, Prof. Dr. e coordenador do curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná – UFPR; e André Augusto Isepi Nascimento, gerente de Desenvolvimento Operacional da Iguá Saneamento. Clique aqui para assistir

21 de julho – Simpósio Regional Sul (Rumo ao Congresso ABES 2021)  – Lodo de esgoto – Tratamento e Destinação. A iniciativa integra os eventos preparatórios do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e online. O evento online contou com participação de Simone Bittencourt, engenheira da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Christine Albrecht Altthoff, coordenadora industrial da Albrecht Equipamentos Industriais, e Christoph Platzer, diretor da empresa Rotária do Brasil, bem como a moderação de Eduardo Sabino Pegorini, membro da ABES Seção Paraná. Clique aqui para assistir.

 

20 de julho – Simpósio Regional Sul (Rumo ao Congresso ABES 2021)  – Gestão  de Sistemas de Esgotamento Sanitário. O encontro online teve moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES seção Rio Grande do Sul. E a participação dos debatedores: Fábio José Arruda, diretor executivo da Ambiental Metrosul; Thiago Prestes, engenheiro químico da Corsan; e Simone Alvarenga de Campos, gerente da Regional Curitiba e Metropolitana Norte da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Clique aqui para assistir

19 de julho – Simpósio Regional Sul (Rumo ao Congresso ABES 2021) – Arleta precoce tomada de decisões sob o ponto de vista epidemiológico de monitoramento de vírus no esgoto. A iniciativa integra os eventos preparatórios do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e online. A abertura do evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Selma Cubas, presidente da ABES Paraná (ABES-PR), Ana Elizabeth, presidente da ABES Rio Grande do Sul (ABES-RS) e André Santos, secretário-adjunto da Câmara Temática de Esgoto da ABES, além da apresentação de Edgard Faust Filho, diretor regional sul da ABES e coordenador do Simpósio. Os palestrantes foram: Carlos Chernicharo, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e Marcelo Guimarães Araújo, pesquisador na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. O evento foi moderado por Selma Cubas, presidente da ABES-PR. Clique aqui para assistir.

16 de julho –Simpósio Regional Sul (Rumo ao Congresso da ABES 2021)- Alerta precoce para tomada de decisões sob o ponto de vista epidemiológico e monitoramento de vírus no esgoto. A abertura do evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Selma Cubas, presidente da ABES Paraná (ABES-PR), Ana Elizabeth, presidente da ABES Rio Grande do Sul (ABES-RS) e André Santos, secretário-adjunto da Câmara Temática de Esgoto da ABES, além da apresentação de Edgard Faust Filho, diretor regional sul da ABES e coordenador do Simpósio. Com moderação de Selma Cubas, presidente da ABES-PR, os palestrantes apresentaram estudos sobre a presença de Sars-Cov-2 nos esgotos de regiões brasileiras, a importância das análises para o apoio às ações de vigilância epidemiológica da Covid-19 e o papel da iniciativa para a prevenção de doenças, monitoramento de futuras pandemias e promoção da saúde e bem-estar da população. Coordenação das Seções da ABES: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES, a iniciativa integra os eventos preparatórios do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e online. Clique aqui para assistir. 

15 de julho 5° Webinar da série especial “Um caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da Integração” – “Outorga de Lançamento de Rios Intermitentes: disponibilidade hídrica e lançamento de efluente”. O evento foi apresentado por Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para Região Nordeste, com a presença de Geny Formiga, vice-presidente da ABES Seção Rio Grande do Norte (ABES-RN). clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.

14 de julhoWebinar “Logística Reversa: Teoria e Prática”, como parte das ações da campanha “Brasil, te quero livre de lixão”. O evento teve apresentação de Roseane Souza, coordenadora da CT da ABES de Resíduos Sólidos. Na sequência, o debate foi mediado por Rodrigo Oliveira, coordenador do Comitê de Logística Reversa da ABES, e contou com a participação de Fabrício Soler, sócio da Felsberg Advogados e CEO do Instituto PNRS, Alexandre Furlan, CEO do Instituto Muda e Cláudia Pires, CEO do SOMA+Vantagens. Clique aqui para assistir.

13 de julhoWebinar “A importância do Mercado Livre de Energia para as Empresas de Saneamento”. O evento foi moderado por Ricardo Röver, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES Nacional, com a participação de Alberto Fossa, diretor da Associação Brasileira de Conformidade e Eficiência de Instalação – ABRINSTAL; Frederico Boschin, advogado e diretor da Noale Energia e representante do Sindienergia; Jeremias Wolff, diretor da Electric Gestão de energia; e Marcio de Aguiar Gomes, engenheiro eletricista da Corsan.  Clique aqui para assistir

12 de julho4º webinar da série especial “Um Caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da Integração” debate o tema “Cobrança pelo uso da água: pela união e Estado”. A diretora nacional da ABES para a Região Nordeste, Vanessa Britto, fez a abertura do evento ao lado de Geny Formiga, vice-presidente da ABES-RN. A moderação foi feita Josemá de Azevedo, engenheiro, consultor e diretor da ABES-RN. O tema foi abordado pelos especialistas Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho, coordenador de Sustentabilidades Financeiras e Cobrança da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, José Mairton Figueiredo de França, professor adjunto da Universidade do Rio Grande do Norte – UERN, Almacks Luiz Silva, secretário Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Franscisco (CBHSF) e Pedro Lucas Cosmo de Brito, secretário executivo de Gestão Interna da SEMARH/AL. Clique aqui para assistir.

9 de julho – Monitora Corona – Monitoramento espaço-temporal da concentração de SARS-COV-2 nos esgotos sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como estratégia de apoio de ações de vigilância epidemiológica da COVID-19. O evento foi apresentado por Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ, com participação de Mayra Bielschowsky, gerente de projetos da CEDAE; Isaac Volschan Jr, professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFRJ; Sara Mesquita Costa, doutorando em ciências biológicas, Diego Lucas Fonseca, engenheiro ambiental; Gabrielle Damasceno, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro; e, Marcelo Guimarães Araújo, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Clique aqui para assistir.

08 de julho Campanha Brasil, te quero livre de lixão – Webinar Gestão Integrada de Resíduos e Aterros Sanitários – Experiências e Casos de Sucesso” – webinar 1. A abertura foi feita por Roseane Souza, coordenadora da CT da ABES de Resíduos Sólidos, com a moderação de Francisco de Oliveira, diretor da Fundação GRAL. Participaram da discussão Mario Russo, coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Portugal; Peter Maia, gerente do Aterro Sanitário de Manaus/AM – Tumpex; Denis Roberto do Rego, diretor de Operações da URBAM; Diógenes Aires, diretor da ABES Seção Goiás; e, Thelma Sumie, da ONG Ecos da Natureza, responsável pela condução do debate. Se você perdeu ou deseja rever, clique aqui para assistir

7 de julho – ‘Brasil, te quero livre de lixão’ – Webinar especial “Gestão Integrada de Resíduos e Aterros Sanitários – Experiências e Casos de Sucesso” – webinar 2 A abertura do webinar foi feita por Roseane Souza, coordenadora da CT da ABES de Resíduos Sólidos e contou com a moderação de Francisco de Oliveira, diretor da Fundação GRAL. Estiveram presentes na discussão Luis Diaz, presidente da CalRecovery Inc; Mario Gandini, docente da Universidad Autónoma de Occidente; Luis Marmolejo, docente da Universidad Del Valle; Jahir Mojica, fundador de SUEMA; Rodrigo Martins Campos de Oliveira, fundador da Green Mining; e, Thelma Sumie, da ONG Ecos da Natureza, Clique aqui para assistir.

06 de julhoCidades inteligentes, internet das coisas (IOT) e saneamento: tecnologia, inovação e sustentabilidade – Rumo ao Congresso da ABES 2021 (webinar 2). Os participantes foram Paulo Spacca, presidente da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas; Aleksandro Montanha, presidente do Comitê de Cidades Inteligentes da ABINC; e Karen Juliana do Amaral, diretora da ABES-PR. Moderaçãi de Cristhiane Michiko Passos Okawa, engenheira civil e professora da Universidade Estadual de Maringá. Clique aqui para assistir. 

02 de julho – Lançamento do Programa Nacional de Capacitação EAD em RSU “Brasil te quero livre de lixão”. O webinar teve a apresentação de Kátia Campos, coordenadora de Comunicação da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, e moderação de Andrea Portugal, diretora da ABES-DF. Participação de Alcéu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Debatedores: Oscar Cordeiro, diretor de Regulação da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Rogério Rodrigues da Silva, presidente nacional da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais; Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides, vice-presidente pela Região Centro-oeste da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação; Marcelo Marcondes, diretor de Gestão Ambiental da ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente; e Aparecido Hojaiji, presidente da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. Clique aqui para assistir.

01 de julho – 3º webinar da série Um caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da Integração debate o tema “Sistema de Gerenciamento e seus Atores: Atuação dos Conselhos, Comitês de Bacias”. A apresentação foi realizada por Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste, e Francisco Humberto, presidente da ABES Seção Ceará (ABES-CE), com moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. Palestrantes: Humberto Cardoso Gonçalves – superintendente de apoio ao SINGREH – SAS/ ANA Laudízio da Silva Diniz – engenheiro civil da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) Paulo Varella Neto – presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açú Anivaldo de Miranda Pinto – presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Clique aqui para assistir. 

28 de junho – Série Especial “Serviços de Saneamento: Um novo Olhar – O novo comportamento de consumo e as estruturas tarifárias existentes” – webinar 4. O evento contou com a apresentação de Juliana Dutra, coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviços da ABES. Participaram como palestrantes os especialistas Raphael Brandão, coordenador Técnico de Regulação e Fiscalização Econômico-Financeiro da ARSAE-MG; Edgar Perlotti, superintendente de Regulação Econômico-Financeira da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – ARSESP; Marcel Costa Sanches, superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp; e, Samanta Tavares de Souza, superintendente Comercial e de Relacionamento com os Clientes da Sabesp. Clique aqui para assistir.  

25 de junho – Saúde Única e Educação Ambiental. A professora sênior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, Angela Maria Magosso, moderou o evento, que teve como convidado Rodrigo Machado, especialista ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Apresentação de Agostinho Geraldes, coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP e realização da CT Educação Ambiental – ABES-SP Clique aqui para assistir. 

22 de junho – Resolução ANA nº 79/21 contribuindo para o fim dos lixões. A apresentação do evento foi feita por Roseane Souza, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, com moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES. A discussão contou com a participação de Wladimir Antonio Ribeiro, advogado do escritório Manesco Advocacia, Elcires Pimenta, coordenador técnico e professor do MBA Saneamento Ambiental, Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora de Comunicação da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e Luciana Pranzetti Barreira, pesquisadora e professora da Sociologia e Política – Escola de Humanidades. Clique aqui para assistir.   

18 de junho – “Diálogo sobre Coletivos Ambientais Urbanos: contribuições à educação ambiental”. O webinar foi apresentado por Ana Paula Silveira, coordenadora (adjunta) da CT Educação Ambiental/ABES-SP, e moderado por Luana Santos de Souza, bióloga e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade São Judas Tadeu – PGAUR/USJT. Participaram do debate Sérgio Shigeeda, cocriador da Horta Comunitária da Saúde, e Danilo Bifoni, fundador do Muda Mooca. Clique aqui para assistir

18 de junho – 3° webinar da Série Especial “Serviços de Saneamento: Um novo Olhar – Dilema do relacionamento com o cliente: humano e digital”, com apresentação de Juliana Dutra, coordenadora-geral da CT. O evento online contou com as palestras de Samanta Souza, superintendente Comercial e de Relacionamento com os Clientes da Sabesp; Wellington Rodrigues, gerente comercial da Águas de Manaus; Samara Mendes, gerente de Relacionamento com Clientes da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte); e, Luiza Acedo, gerente de Relacionamento com Clientes da BRK Ambiental. com apresentação de Juliana Dutra, coordenadora-geral da CT. Realização da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com o Cliente. Clique aqui para assistir

17 de Junho  – “Nova Estrutura Tarifária da Sabesp”. O werbinar teve moderação de Marisa Guimarães – coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da ABES, o debate contou com a participação de Marcel Sanches, superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp; Edgar Perlotti, superintendente de Análise Econômico-Financeira da Arsesp; João Bôrro, diretor de Relações Institucionais do Procon/SP. Clique aqui para assistir

17 de Junho – Série Especial ABES Diretoria Nordeste – Um caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da integração – Planejamento e Integração das Ações: O Que É Feito E O Que Falta? (webinar 2)”. A abertura do encontro teve a participação de Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para Região Nordeste e Sérgio Xavier dos Santos, presidente da ABES Seção Pernambuco (ABES-PE). Já o debate foi composto por Larissa Rosa, analista ambiental do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Rosa Maria Formiga, professora do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente (DESMA/UERJ); Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Ceará; e, Valmir Pedrosa, professor titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com moderação de Suzana Maria Montenegro, diretora-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). Clique aqui para assistir

16 de Junho – “Planejamento, ações e gestão do Saneamento Rural: abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos”. O evento teve apresentação de Roseane Maria Garcia Lopes, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras de Resíduos Sólidos e Saúde Ambiental da ABES (em âmbito nacional e estadual/SP), e moderação por engenheira Ana Lúcia Brasil, coordenadora da Câmara Técnica de Comunidades Isoladas (CTCI) da ABES-SP. Os especialistas convidados foram: Sérgio Murilo Guimarães, assessor especial da Diretoria Regional do Interior – Companhia Pernambucana de Saneamento (DRI/COMPESA), Sergio Razera, diretor presidente da Fundação Agência das Bacias – PCJ, Alexandra Lima da Costa, engenheira sanitarista e integrante da Coordenação de Assistência Técnica à Gestão de Saneamento – Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, Rodrigo Sanches Garcia, 1° Promotor de Justiça – Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente  – GAEMA – Ministério Público de São Paulo, e José Rodriguez Vasques, coordenador de Saneamento na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA/SP. Clique aqui para assistir

15 de Junho – Ordem de Serviço na Gestão de Ativos e na Operação”. A moderação do debate foi feita por Rita Cavaleiro de Ferreira, coordenadora do ProEESA (GIZ-MDR). O webinar contou com os palestrantes Cesar Ramos, coordenador de Padronização de Materiais da Gerência de Metodologia Operacional – GMOP da Companhia do Saneamento do Paraná – Sanepar; Helena Alegre, diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC; e Rita Salgado Brito, doutoranda em Engenharia Civil e pesquisadora auxiliar no LNEC. Além disso, o encontro contou com a presença dos debatedores Onofre de Assis de Souza, diretor Comercial e de Operações na Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul – Sanesul; e Elthon Teixeira, gerente de Sistemas de Abastecimento na Sanesul. Clique aqui para assistir.

15 de Junho – Lançamento da edição 2021 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento. A apresentação do estudo foi realizada online no Programa ABES CONECTA pelo presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e pelo vice-presidente Mario Cezar Guerino, com comentários da Profª Dra. Soraya Smaili, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp e coordenadora do Centro de Saúde Global da universidade, e Dante Ragazzi Pauli, Coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES, além da participação de representantes das seguintes cidades, que estão entre as que apresentam melhores índices de cobertura: Marilza do Carmo Oliveira Dias, Secretária Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (PR), Fausto Moraes Nieri de Sarmento, Secretário Municipal de Infraestrutura de Goiânia (GO), Alex Salvaia, Assessor de Gabinete da Prefeitura de Piracicaba (SP), Filipe Martins, Secretário do Verde de Botucatu (SP) e Dayse Nogueira Monassa, Secretária Municipal de Conservação e Serviços
Públicos de Niterói (RJ). Também participou do lançamento Claudio Stabile, Presidente da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná.  Assista aqui ao lançamento.

14 de junho – Lançamento  Campanha nacional da ABES “Brasil, te quero livre de lixão”. O evento de lançamento contou a presença de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, com moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. 

Participantes: Esteban Leigue, presidente da Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental – AIDIS. Jamaci Avelino do Nascimento, coordenador de articulação institucional da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, representou o secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, Geovanis Arrieta Bernate, diretor Internacional da Divisão de Resíduos Sólidos – DIRSA – AIDIS; Paulo Daroz, representando a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA; Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES; Haydee Aguadé, diretora dos Dias Interamericanos DIAIRE – DIADESOL y DIA A – AIDIS; Mirna Argueta, vice-presidente técnica da AIDIS; Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Comunicação da Câmara Temática de Resíduos da ABES; Flávia Burmeister, coordenadora da Região Sul da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES; Júlio Cesar Pinho Mattos, coordenador da Região; Marjoly Shinzato, coordenadora da Região Centro-Oeste; Emília Wanda Rutkowski, coordenadora da Região Sudeste; e Bárbara Virgínia Cavalcanti, coordenadora da Região Nordeste. Clique aqui para assistir.

11 de Junho – Painel “O impacto dos resíduos sólidos nas condições de recursos hídricos” em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente. O evento integrou o lançamento da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água. O debate contou com a participação da engenheira Alpha da Rosa Teixeira, representante do Lions Clubes, Mário Saffer, diretor da Engebio Engenharia e Meio Ambiente e coordenador das Câmaras Técnicas da ABES-RS e Eduardo Fleck, representante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre. Moderação de Fabiana Figueiró, associada da ABES e presidente da Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial (AGAAE). Clique aqui para assistir.  

10 de junho – Série Especial ABES Diretoria Nordeste – Um caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da integração – O Rio São Francisco: Desafios e Oportunidades (webinar 1). A abertura do evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para Região Nordeste, e Ana Catarina, presidente da ABES Seção Alagoas (ABES-AL). Teve palestras de Anivaldo Pinto, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF; Joaquim Filho, superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico); João Suassuna, pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ); e, Johann Gnadlinger, gestor de água e pedagogo do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA; com moderação de Valmir Pedrosa, professor titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para conferir o evento na íntegra, clique aqui e assista em nosso canal no YouTube.  

9 de junho – Cidades inteligentes e sua relação com a água – Rumo ao Congresso da ABES 2021 – webinar 1. Com moderação de Cristhiane Michiko Passos Okawa, engenheira civil e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento contou com a participação de Cristiano Poleto, coordenador do Mestrado Profissional ProfÁgua (UFRGS); Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM); e Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR.  Clique aqui para assistir.

04 de junho – “O papel do saneamento básico e ambiental na preservação da saúde” foi o tema do 25º Encontro Técnico de Alto Nível (ETAN), realizado pela AIDIS – Associação Interamericana Engenharia Sanitária Ambiental, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo.

O presidente da ABES-SP, Márcio Gonçalves, esteve presente na abertura do evento, que contou ainda com a participação de Esteban Leigue, presidente da AIDIS; Benedito Braga, presidente da Sabesp; Viviana Borges, presidente da AESabesp; Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia da Cetesb, que representou a presidente da entidade, Patrícia Inglecias; Uladyr Nayme, presidente da AEC/CETESB; Priscilla Campos Bueno e Dr. Miguel Aragon (coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde), ambos representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil,  e Christian Scjwerter, gerente de Engenharia da Águas Andinas (Chile). O evento foi apresentado e moderado Paulo Robinson Samuel (AIDIS e DMAE). 

Participaram também do evento: Adriano Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp, Priscila Bueno, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); Mirna Argueta, vice-presidente Técnica da AIDIS Honduras; Rogerio de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea Saneamento e Part. S.A; José Bevilacqua, especialista ambiental da CETESB; Cristian Schwerter, gerente de engenharia da empresa Águas Andinas, no Chile; Patricia Segurado, assessora Regional em Água e Saneamento da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento (ETRAS)  Clique aqui para assistir.

04 de junho – O Projeto da Lei Geral e o Licenciamento Ambiental. Webinar foi promovido pela Câmara Temática de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho.

O evento virtual contou com a participação de Sandra Mara Pretini Medaglia, advogada e especialista em Direito Ambiental e Alberto Fonseca, professor associado da UFOP e especialista em avaliação de impacto e desempenho de políticas ambientais, além da moderação de Rafael Volquind, coordenador da CT de Meio Ambiente da ABES. Clique aqui para assistir.  

01 de junhoInovação e superação na gestão das empresas fornecedoras do saneamento. O debate teve a mediação de Samanta T. Souza, coordenadora do CNQA, e de Juliana Dutra, coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviço e Relacionamento com o Cliente. E contou com a participação de Otaviano Maluf Cunha Vianna, gerente operacional da Globalsan Saneamento e Construções; Bruno Henrique Alves da Cunha, diretor executivo do Grupo Alves da Cunha; Carlos Schauff, consultor técnico do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento; Edmur Vellozo, diretor de Suprimentos da BRK Ambiental; e Adriana Manicardi, superintendente de Suprimentos e Contratações da Sabesp. Clique aqui para assistir.

MAIO

26 de maioMulheres na gestão dos resíduos sólidos no Brasil. O debate teve a moderação de Roseane Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos Nacional e ABES-SP. Participação de Elen Dânia dos Santos, superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia da Adasa e Coordenadora do Grupo Técnico de Resíduos Sólidos da ABAR. O debate contou com a participação de Maria Helena Orth, conselheira do Conselho de Meio Ambiente – Cosema da FIESP e conselheira da ABLP; Heliana Kátia T. Campos, mestre em Desenvolvimento Sustentável; Andréa Pereira Fróes, diretora Operacional da SLU e diretora Adjunta da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico; Carolina Moraes Estrela, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e manejo de Resíduos Sólidos; e Sônia Dias, membro do Comitê Consultivo da Women of Waste -WOW da ISWA. Clique aqui para assistir.

25 de maio – 2º episódio da Série Especial “Serviços de Saneamento: Um novo Olhar”. Apresentação de Juliana Dutra, coordenadora da CT de Prestação de Serviços. O evento virtual contou com a participação de Monica Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp; Tiago Magno de Oliveira, prefeito de Lagoinha (SP); Anderson José Mendonça (Parrão), prefeito de Santo Antônio do Pinhal (SP); Wagner Silveira, coordenador de divulgação do Censo IBGE; e, Gilberto Antônio do Nascimento, conselheiro da ABES Seção Distrito Federal (ABES-DF). Se você perdeu ou deseja rever a discussão, clique aqui para assistir

21 de maio “Ressignificando a Gestão do Saneamento – Inovação e Agilidade”. Moderação de Samanta Tavares de Souza, coordenadora-geral do CNQA, e apoio de Ana Paula Rogers, coordenadora-adjunta da Câmara Temática de Comunicação da ABES, o evento contou com as apresentações de Ana Malateux, coordenadora-adjunta do CNQA, Carlos Schauff, consultor técnico do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), e Rodolfo Candeia, gerente de Processos do PNQS.  Se você perder ou deseja rever o encontro, clique aqui para assistir.

19 de maio – “Avaliação e Classificação dos Aterros de Resíduos”. O evento contou com a moderação de Adjane Damasceno de Oliveira, coordenadora da CT Resíduos Sólidos da ABES Goiás. Na ocasião também aconteceu o lançamento do livro “Aterro de Resíduos: O uso de ferramentas de avaliação como apoio decisório para a reabilitação ambiental – teoria e prática”, de autoria de Diógenes Aires de Melo, presidente do Instituto IDA – Instituto Diógenes Aires de Desenvolvimento Ambiental

O evento contou teve participação de Roseane Garcia Lopes de Souza, coordenadora da CT Resíduos Sólidos Nacional e ABES-SP e diretora da Seção SP; Marisa Pignataro de Sant’anna, presidente da ABES-GO. Geraldo Antônio Reichert, coordenador adjunto da Regional Sul da CT Resíduos Sólidos Nacional, fez a moderação do webinar.  Clique aqui para assistir.

13 de maio – “20 anos de queimadas no Pantanal Mato-grossense. O que aconteceu afinal em 2020?”. O assunto foi abordado pelo convidado Thomas Ficarelli, geógrafo e doutor em Saúde Global e Sustentabilidade, com moderação de Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP.
A transmissão foi realizada pelo canal ABES Saneamento no YouTube, clique aqui para assistir.

05 de maio – “Sanitário Seco de Compostagem – Uma reflexão sobre o não uso da água”. Com moderação de Iara Lemos, coordenadora do JPS-MG, o evento online contou com a participação de Pedro Pinto Godoy, engenheiro ambiental e pesquisador autônomo, e Alex Sander Dias Machado, veterinário e professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFVJM, além da fala de abertura de Rogério Pena Siqueira, presidente da ABES-MG. Se você perdeu ou deseja rever o evento, clique aqui e assista na íntegra em nosso canal no YouTube.  

ABRIL

29 de abril  – Lançamento do Prêmio ABES de Gestão de Ativos” reconhecimento que será incluído na edição de 2021 do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). O encontro contou com a apresentação de Samanta Tavares de Souza, coordenadora do CNQA, além das palestras de Aurélio Fiorindo Filho, superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, e Tico Monteiro, sócio-diretor da Monteiro Associados.  Clique aqui para assistir.

28 de abril  – “Vencedores do Desafio do Saneamento com Foco em Resíduos Sólidos”, vinculado ao 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólidos. Com moderação de Marcela Felix de Paula, coordenadora do JPS-GO, o webinar contou com a presença do júri técnico Rogério Siqueira, presidente da ABES-MG e Felipe Gomes, sócio da Methanum Resíduo e Energia e idealizador do Coletivo “Ah, É Lixo!?”. Além dos representantes das startups vencedoras Maíra Pereira, da ViraSer/Gaia Negócios, Domenico Capulli, da Veltha Despoluição Atmosférica, e Marcelo Moreira, da Orbis Sistemas Ltda. Para conferir como foi, clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.  

27 de abril – “Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”. Com abertura de Márcio Gonçalves, presidente da ABES-SP, e moderação de Luís Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da CT de Recursos Hídricos da Seção, o evento online abordou como sistematizar a gestão do componente menos valorizado do saneamento ambiental. Participaram da discussão Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Sabesp; Luiz Fernando Orsini, coordenador da Câmara Temática de Drenagem Urbana e Gestão de Águas Pluviais da ABES; Juliana Alencar, doutora pela POLI/USP, professora e pós-doutora na FAU/USP em infraestrutura verde e azul; e, Marco Antônio Garcia de Almeida, coordenador do GT de Drenagem da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ.  

Clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.  

23 de abril – MTR Online para Resíduos de Serviços de Saúde: o que você precisa saber sobre o Manifesto de Transporte”. A abertura do encontro teve a participação de Josivan Cardoso, coordenador da CT Gestão de Recursos Hídricos da ABES e Luiz Gonzaga Alves Pereira, diretor-presidente da ABETRE. A moderação foi feita por Vania Elisabete Schneider, integrante da ABES-RS, com apoio de Alice Libânia, analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e membro da ABES-MG. Na sequência, foram realizadas as palestras de Odilon Gaspar Amado Júnior, diretor Regional Sul da ABETRE e da diretoria da ABES-SP, e de Roseane Souza, coordenadora das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção. Clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.  

22 de abril – “Água boa e de beber para todos”. O encontro teve a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Josivan Cardoso, coordenador da CT Gestão de Recursos Hídricos da ABES; Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA; Angelo Lima, secretário Executivo do Observatório das Águas; Edison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil; Sandra Kishi, procuradora Regional da República e coordenadora do Projeto Conexão Água; e Alexandra Facciolli Martins, promotora de Justiça, integrante do Núcleo PCJ-Piracicaba do GAEMA. A moderação do debate foi feita pela diretora da ABES-SP Roseane Souza, coordenadora das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção. Para assistir ou rever o evento, acesse aqui e confira a transmissão completa. 

9 de abril – “1ª norma de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Participaram da discussão Carlos Motta Nunes, especialista em Recursos Hídricos da ANA, Wladimir Antonio Ribeiro, advogado do escritório Manesco Advocacia e Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental.A apresentação foi feita pela diretora da ABES-SP Roseane Maria Garcia Lopes, coordenadora das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção, com moderação de Heliana Katia Campos, coordenadora de Comunicação da CT Resíduos Sólidos. Para ver ou rever o evento, acesse nosso canal no Youtube e confira a transmissão completa. 

5 de abril – “Prêmio Jovem da Água de Estocolmo: o papel de cada ator no SWJP”. O evento online foi apresentado por Witan Silva, engenheiro ambiental e coordenador nacional do JPS, com participação especial de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES e do diretor nacional da entidade, Marcel Sanches. O evento teve ainda como convidados Elisa Sohlman, apoiadora do Prêmio SJWP (BrasilCham); Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS Seção Paulo; Jorge Werneck, diretor da ADASA; professora Márcia Silva (ETEC Irmã Agostina, vencedora de duas edições do prêmio); e Gabriel Trindade (vencedor da edição de 2017). Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

MARÇO

31 de março – “Terceira Roda de Conversa Mulheres no Saneamento”  em comemoração ao Mês da Mulher. Moderado por Andreia May, presidente da ABES Seção Santa Catarina, o webinar discutiu mais uma vez o papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação. A roda de conversa reuniu mulheres coordenadoras do JPS em 9 seções estaduais da ABES: Renata Farias Oliveira (JPS-RS), Maria Fernanda Garrubo Bentubo (JPS-SP), Marcela Felix (JPS-GO), Barbara Aiala (JPS-MG), Rayssa Jacob (JPS-RJ), Priscilla Basilio (JPS-ES), Mariana Matias (JPS-JF), Jessica Lima (JPS-MS), Lu Moreira (JPS-SC) e Regina Coeli (JPS- PE).  Camila Quintão, técnica em Meio Ambiente e Segurança também participou do evento online representando a mulher na indústria. Ela trabalha na indústria metalúrgica e já desenvolveu trabalhos com resíduos e efluentes sanitários e industriais. Para conferir o evento completo, acesse aqui. 

31 de março – “Uso do carro-pipa para abastecimento de água para consumo humano”.  A discussão contou com a participação de Glória Benazzi, chefe da secretaria da ABNT CB-016 – Transporte e Tráfego, Carlos A. Murari Jr., presidente da Associação dos Transportadores de Água do Estado de São Paulo – A.T.A, Fábio Alexandre Massa, tecnólogo do Departamento de Água e Esgotos de Valinhos (DAEV), Aarão Alberto Alves, diretor da Proáguas, e Reginaldo Santos, diretor-superintendente da Companhia Ituana de Saneamento – CIS. A moderação foi feita por Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES Seção São Paulo e coordenadora das Câmaras Temáticas (nacional) de Resíduos e de Saúde Ambiental e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES-SP, com apoio de Bárbara Cavalcanti, coordenadora-adjunta da Câmara Temática Resíduos. Para ver ou rever o evento, acesse nosso canal no YouTube e confira a transmissão completa. 

26 de março – “ESG e as empresas de saneamento”, com participação de Fabio Toreta, superintendente de Comunicação da Sabesp, Juliana Calsa, diretora de comunicação da BRK Ambiental, e Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG, além da moderação de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação. Se você perdeu ou deseja rever o evento, acesse nosso canal no YouTube e confira a transmissão completa. 

25 de março – “Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos”. Com mediação de Delaine Romano, Coordenadora Adjunta da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, o webinar contou com a participação de Tiago Nascimento Silva, diretor de Bioenergia/Sindienergia- RS e facilitador de projetos de Energia Renovável/Clean Energy BR; Francisco Santo, diretor da Beng Engenharia, Co-CEO & Co-Founder na 4Beacons; e Rodrigo Chimenti Cabral, engenheiro civil da Sabesp. O webinar está disponível no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

25 de março   – “Recursos Hídricos Subterrâneos na Baixada Santista e Vale do Ribeira”. O evento online integra uma programação especial de webinares gratuitos, com presença de diversos especialistas, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Com  apresentação de Fábio Severo, membro do Conselho da ABES-SP, e mediação de Mário Benetati Filho, diretor da Subseção Litoral da ABES-SP, o webinar contou com as palestras de Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção, e de João Carlos Simanke de Souza, doutor em Hidrogeologia e consultor. O webinar está disponível no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

24 de março  – “Água e Desigualdades Sociais: Amazônia em pauta”. O evento online integra uma programação especial de webinares gratuitos, com presença de diversos especialistas, em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento teve como moderador Witan Silva, coordenador nacional do JPS. Os palestrantes foram Ana Claudeíse do Nascimento, professora doutora em Ciências Sociais e pesquisadora do Instituto Mamirauá; Leonardo Capeleto, engenheiro ambiental, doutor em ciência do solo e pesquisador do Instituto Mamirauá; João Paulo Borges Pedro, tecnólogo em meio ambiente, doutor em saneamento e pesquisador do Instituto Mamirauá; e Ana Deveza, engenheira ambiental, mestranda em Políticas Públicas para os ODS em duplo diploma entre as universidades de Tsinghua (China) e Genebra (Suíça). As saudações iniciais foram feitas por Haroldo Costa Bezerra, diretor da ABES para a Região Norte e por Rainier Pedraça, presidente da ABES Seção Amazonas. Confira o conteúdo, na íntegra aqui. 

24 de março – Segunda Roda de Conversa Mulheres no Saneamento em comemoração ao Mês da Mulher: O papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação”, sob moderação de Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste. Participaram Ana Catarina Azevedo Lopes, presidente da ABES-AL, Edumar Coelho, presidente da ABES-ES; Elaine A. Silva, vice-presidente da ABES-PI; Jussara Kalil, presidente da ABES-RS, Kelma M. Vitorino, vice-presidente da ABES-SE; Maeli Estela Borges, vice-presidente da ABES-MG, Maria Geny F. Farias, presidente da ABES-RN, e Marisa Pignataro de Sant´Anna, presidente da ABES-GO. Se você deseja assistir ou rever os depoimentos completos, acesse AQUI.

23 de março  – Água e desigualdades sociais: desafio para os jovens” da programação especial em comemoração à Semana da Água. Witan Silva, coordenador nacional do programa jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES, e Josivan Cardoso Moreno, assessor de Relações Institucionais da Associação e coordenador da CTde Recursos Hídricos, foram os moderadores do evento online, que reuniu integrantes do JPS de quatro regiões do Brasil. Foram eles: João Paulo Borges Neto (JPS Região Norte), Roberta Arlêu Teixeira (JPS Sul), Edyssa Dornelas Souza (JPS Centro-Oeste) e André Horta (JPS Sudeste). Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

22 de março  – “Água e Dignidade Humana: conquista de todos”-  primeiro evento online da programação especial em comemoração à Semana da Água. Os convidados foram: Célia Rennó, diretora nacional da ABES, Oscar Cordeiro Netto , diretor da ANA – Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, Paulo Lopes Varella Neto, presidente do CBH Piançó, Piranhas-Açú, Paulo de Tarso de Lima Pimenta, presidente do CBH Rio Gandhú, e Procópio Lucena, articulador do Seapac. A moderação ficou por conta de Josivan Cardoso Moreno, assessor de Relações Institucionais da ABES e coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da entidade. Para assistir à transmissão completa, clique aqui

10 de março – Roda de conversa com mulheres do saneamento “O papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação” – especial Mês da Mulher. A roda de conversa teve a mediação de Ana Paula Rogers, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Comunicação e de Juliana Almeida Dutra, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. No total, o debate contou com 13 participantes de diferentes áreas de atuação. São elas: Célia Rennó, diretora nacional para a Região Sudeste; Vanessa Britto, diretora nacional para a Região Nordeste; Samanta Souza, coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES; Mônica Bicalho, coordenadora da CT Saneamento Rural; Kátia Campos, coordenadora da CT Resíduos Sólidos; Bárbara Cavalcanti, coordenadora-adjunta da CT Resíduos Sólidos; Cristina Marodin, coordenadora da CT Qualidade de Produtos Químicos; Vasti Ribeiro Facincani, coordenadora-adjunta da CT Qualidade de Produtos Químicos; Marisa Guimarães, coordenadora da CT Regulação e Tarifa; Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da CT Regulação e Tarifa; Roseane Garcia Lopes de Souza, coordenadora adjunta da CT Saúde Ambiental; Karina Alencar, coordenadora-adjunta da CT Dessalinização e Reúso Suzan; e Susan Lannes, coordenadora-adjunta da CT Gestão de Recursos Hídricos. Se você deseja assistir ou rever todos os depoimentos, acesse AQUI.

9 de março  – “Indicadores de Desempenho de Eficiência Hidroenergética”.

A discussão contou com a participação de Andrea Andrade de Matos, engenheira da Sabesp; Éverson Gardel de Melo, mestre em engenharia civil e representante da SEMAE São Leopoldo; Rita Cavaleiro de Ferreira, especialista em gestão de empresas de saneamento e coordenadora no projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água – ProEESA 2; e Sandro Adriani Camargo, representante da Corsan e coordenador da CTIDSA/ABES.A apresentação do evento foi feita por Ricardo Röver, coordenador da Câmara Técnica da ABES-RS de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética. Já a moderação do debate ficou sob responsabilidade de Rafael Pazinato, gestor público e coordenador da Câmara Técnica de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental da seção Rio Grande do Sul – CTIDSA-RS. Clique aqui para assistir

FEVEREIRO

11 de fevereiro  – “Regularização fundiária urbana: impactos da  Leiº 13.465/2017 no acesso dos moradores aos serviços de água e esgoto em assentamentos precários”. O evento teve a mediação de Marcos Helano Fernandes Montenegro, coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento e diretor nacional da ABES. E contou com participação dos seguintes palestrantes: Tarcyla Fidalgo Ribeiro, pesquisadora do Observatório das Metrópoles; Jefferson Motta, técnico em Edificações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); e Benny Schvarsberg, professor titular e pesquisador de urbanismo e planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Clique aqui para assistir.

 

JANEIRO

13 de janeiro – Webinar Monitoramento espaço-temporal da concentração de SARS-COV-2 nos esgotos sanitários da RMRJ”. O evento contou com a participação de Edes Fernandes de Oliveira, presidente da Cedae; Isaac Volschan Jr (veja aqui a apresentação), professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Luciana Jesus da Costa (veja aqui a apresentação), professora associada do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Gabrielle Damasceno da Costa Chagas, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ); e Marcelo Guimarães Araújo, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. A moderação foi de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ. Clique aqui para assistir.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: