Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar discute áreas urbanas vulneráveis e covid-19

Evento online foi promovido pela ABES Seção Distrito Federal

Por Clara Zaim

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Distrito Federal (ABES-DF) promoveu o webinar “As áreas urbanas vulneráveis e a covid-19: urgência de higiene e saneamento”, nesta quarta-feira, 8 de junho, no ABES Conecta.

O debate online foi mediado por Sergio Antonio Gonçalves, presidente da ABES-DF. Participaram Gilberto Antonio do Nascimento, engenheiro na Caixa Econômica Federal, na área de Risco Socioambiental, Bruno Kesseler, presidente regional da CUFA-DF – Central Única das Favelas, Fernanda da Silva, Diretora do Sindágua – DF e Adauto Santos, engenheiro civil e consultor na área de saneamento básico e meio ambiente. Para assistir ao webinar, clique aqui

Gilberto Antonio do Nascimento afirmou que muitas das famílias que ocupam as áreas vulneráveis não têm acesso ao saneamento, que é um dos principais fatores para prevenção à pandemia. Segundo o especialista, o tema vem sendo trabalhado junto às comunidades. Ações foram desenvolvidas para aumentar a qualidade de vida dessa parte da população, entre elas, definição de prioridades e locais estratégicos para colocar pias, lixeiras e sanitários para higienização, distribuição de informativos, tabela sugestiva da ABES DF, entre outras. Para ele, a solução é desenvolver estrutura de trabalho, equipes técnicas especializadas, organização na comunidade e tecnologia adequada.

Bruno Kesseler apresentou CUFA – DF, que é uma instituição que luta para mudar a realidade dos jovens das favelas dando a eles oportunidades nas áreas de educação, moda, lazer e cultura, promovendo oficinas de capacitação. A instituição, que atende as comunidades carentes de Brasília para combater o coronavírus, criou uma campanha para arrecadar alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza. Uma das principais dificuldades enfrentadas citadas por ele é a falta de informação para cobrar as autoridades competentes o acesso ao saneamento.

Adauto Santos falou sobre os impactos que a covid-19 causou no Distrito Federal. Informou sobre as dificuldade que a população mais vulnerável sofre por falta de acesso ao saneamento e aos itens de higiene, locais mais afetados e o crescimento do número de óbitos, principalmente, no sistema prisional do estado.

Já Fernanda Fernandes comentou sobre o novo marco legal do saneamento, que, segundo ela, traz prejuízos para a população, para os municípios mais carentes. Na opinião da palestrante, a sociedade deve defender que o estado garanta o abastecimento de água.

Sorteio

Ao final do webinar, foi realizado o sorteio de mais duas bolsas de estudo entre associados da ABES para o Curso Livre de Capacitação em Saneamento Ambiental, promovido em parceria entre associação e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). 

Ao todo, serão 30 bolsas disponibilizadas nos eventos do ABES Conecta. Confira a programação completa e já se inscreva para participar. 

A ABES e a FESPSP promovem o MBA Saneamento Ambiental (veja mais aqui)

 ABES Conecta

Mais um produto de sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente e já conta com 58 mil visualizações em suas transmissões online.

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: