Últimas Notícias

ABES Conecta: último webinar da série Acertar debate controle da qualidade da água e tecnologias de informação

Iniciativa teve como objetivo discutir a importância da aplicação do Projeto Acertar – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento.

Por Clara Zaim

Nesta sexta-feira, 09 de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES realizou, por meio de suas Câmaras Temáticas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores, o sétimo e último episódio da série ABES-Acertar. O tema discutido pelos especialistas convidados foi “Controle da qualidade da água e tecnologias da informação”.

Realizada no programa ABES Conecta, a série teve como objetivo debater a importância da aplicação do Projeto Acertar – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento. Os eventos foram norteados pela questão: por que é importante ter esse processo para o prestador de serviço, a regulação e demais stakeholders?

O último webinar teve moderação de Sandro Camargo, coordenador da Câmara Temática da ABES Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental. Os palestrantes convidados foram Luíza Kaschny Borges Burgardt, gerente de Fiscalização na Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, Rosane Cristina de Andrade, professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Felipe Antonio Cassini, chefe da equipe de Divisão de Políticas da Qualidade da CASAN.

Para a professora Rosane Andrade discorreu sobre plano de amostragem e destacou, entre outros pontos, que o plano de segurança da qualidade da água deve conter um banco de dados com informações relevantes sobre o seu tratamento e distribuição.

Luíza Kaschny Borges Burgardt falou sobre processos de auditoria, testes de controle da qualidade da água e de equipamento. Para ela, a metodologia Acertar auxilia prestadores de serviços e laboratórios no processo para garantir o padrão de qualidade da água.

O representante da Casan, Felipe Cassini, abordou sistema de gestão, normas, protocolos e requisitos dos processos de auditoria. Segundo ele, alguns fatores podem contribuir para garantir o sucesso da implantação da metodologia Acertar. Os prestadores de serviços e os laboratório, explicou, devem passar por mudança na cultura do sistema de gestão, possuir estrutura, recurso financeiro e tempo para se adequar as exigências para obter a certificação.

Organizadores
O encerramento contou com a participação de Samuel Barbi (erente de informações econômicas da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae – MG), um dos idealizadores do projeto Acertar, e Rita Cavaleiro de Ferreira e Cintia Vilarinho, que integraram a organização da série.

Samuel Barbi afirmou que a metodologia faz um diagnóstico para auxiliar a entender os problemas e fazer com que os profissionais busquem soluções de forma conjunta. O especialista comemorou as mais de 5 mil visualizações da dos webinares da série e reforçou que a metodologia foi multiplicada no setor de saneamento.

Ao final do evento online, Rita Cavaleiro recebeu uma homenagem da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR pelo trabalho realizado. Ela aproveitou a oportunidade para enfatizar que o modelo Acertar oferece uma auditoria personalizada e auxilia nos processos de padrão de qualidade.

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, clique aqui e
confira o evento na íntegra. 

Projeto ACERTAR

O Projeto ACERTAR busca prover orientações aos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário quanto às práticas para gestão das informações do SNIS. Ele engloba recomendações sobre diversos processos do segmento, tais como: comercial, licitações, financeiro, gestão de ativos, investimentos, operacional, manutenção, entre outros. 

A abertura da série abordou o tema “Gestão comercial e tecnologias de informação”Clique aqui para assistir.

O segundo webinar abordou o tema “Manutenção do cadastro de redes de água, de esgoto, índices de cobertura e tecnologias de informação”Clique aqui para assistir.

O terceiro evento abordou o tema “Processo operacional relativo à medição de vazões, monitoramento do consumo energético e tecnologias de informação”Clique aqui para assistir

O webinar 4 discutiu a “Gestão de ativos, investimentos, financeira e tecnologias de informação”Clique aqui para assistir.

O quinto webinar falou sobre “Gestão de recursos humanos (folha), suprimentos, compras, contratos e tecnologias da informação”. Clique aqui para assistir.

O sexto webinar abordou o tema “ Gestão tributária, contábil e tecnologias de informação”, clique aqui para assistir

Parceria ABES e ABAR: Curso Metodologia Acertar sobre melhores práticas para prestadores de serviços. Para mais informações, acesse aqui

 ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 120 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

1 Comentário em ABES Conecta: último webinar da série Acertar debate controle da qualidade da água e tecnologias de informação

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.