Últimas Notícias

ABES Conecta: 4º webinar da série Acertar discute gestão de ativos

A iniciativa é uma realização das Câmaras Temáticas da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores.

Por Clara Zaim

O quarto webinar da Série ABES-ACERTAR foi realizado nesta quinta, 17 de setembro, e abordou o tema “Gestão de ativos, investimentos, financeira e tecnologias de informação”. A iniciativa é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de suas Câmaras Temáticas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores.

Apresentado por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o webinar teve moderação de Luiz Antonio de Oliveira Junior, gerente de análise tarifária na Arsesp e membro da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES.

Aline Batista de Oliveira, secretária da Câmara Técnica de Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE, Odair Gonçalves, contador e técnico superior na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS, e Wagner Oliveira de Carvalho, gestor na Aegea e professor no Zigurat Institute (Instituto de Tecnologia de Barcelona), foram os palestrantes do debate.



Odair Gonçalves iniciou a palestra abordando sobre processos de contabilidade, auditoria na gestão de ativos e investimentos. Para ele, o projeto Acertar melhorou a metodologia do processo de auditoria que a agência reguladora realiza para investimentos dos prestadores de serviços.

Na visão da convidada Aline Batista de Oliveira, o processo Acertar determina o fundamento da governança na auditoria dos processos. A secretária da Câmara Técnica de Regulação da AESBE contou que a entidade está no início do processo, realizou o mapeamento das informações e aguarda pela auditoria da agência reguladora. Para ela, a tecnologia, o controle de registros e a gestão de ativos, possibilita embasamento que agrega valor para tarifas que impulsionam investimentos.

Wagner Oliveira de Carvalho, gestor na Aegea, ressaltou a importância da aplicação das novas tecnologias. Segundo ele, o planejamento deve ser bem estruturado e a implantação da tecnologia ajuda a atingir os critérios para a aprovação de novos empreendimentos. O professor finalizou sua apresentação afirmando que o Acertar traz confiabilidade das informações para a realização dos processos.

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, clique aqui e confira o evento na íntegra. 

Projeto ACERTAR

O Projeto ACERTAR busca prover orientações aos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário quanto às práticas para gestão das informações do SNIS. Ele engloba recomendações sobre diversos processos do segmento, tais como: comercial, licitações, financeiro, gestão de ativos, investimentos, operacional, manutenção, entre outros. 

Série ACERTAR

Ao todo, serão sete webinares, realizados no programa ABES Conecta, com o objetivo de debater a importância da aplicação do Projeto Acertar – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento. Os eventos serão norteados pela seguinte questão: por que é importante ter esse processo para o prestador de serviço, a regulação e demais stakeholders?

A abertura da série abordou o tema “Gestão comercial e tecnologias de informação”Clique aqui para assistir.

O segundo webinar abordou o tema “Manutenção do cadastro de redes de água, de esgoto, índices de cobertura e tecnologias de informação”Clique aqui para assistir.

O terceiro evento abordou o tema “Processo operacional relativo à medição de vazões, monitoramento do consumo energético e tecnologias de informação”. Clique aqui para assistir

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 115 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.



Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: