Últimas Notícias

Brazil Water Week: encontro debate o gerenciamento de informações e práticas normalizadas

mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil segue até a sexta-feira, 30, e conta com convidados de mais de 15 países, que discutem a água em seus diversos aspectos e apresentam experiências, com foco no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030

Com o tema “Gerenciamento de Informações e práticas normalizadas”, a primeira sessão temática da tarde desta terça-feira, 27 de outubro, da Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil), falou sobre a adoção de procedimentos padronizados para a aquisição de dados e gerenciamento de informações, como forma de fazer uma entrega sustentável de serviços de água e saneamento. Esta sessão temática integra o Tema 3 do evento: “Gestão Eficiente”.

Promovido pela ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, o mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil segue até a sexta-feira, 30, e conta com convidados de mais de 15 países, que discutem a água em seus diversos aspectos e apresentam experiências, com foco no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

A moderação do debate foi feita por Daniel Manzi, coordenador de Fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). Nonhlanhla Kalebaila, gerente de pesquisa da Comissão de Pesquisa da Água (Water Research Commission) da África do Sul, foi quem coordenou a sessão.

Além disso, participaram da discussão os seguintes convidados: Corinne Cathala – especialista-chefe em Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Estados Unidos); Philip de Souza – diretor da Emanti Management (África do Sul); Samuel Alves Barbi Costa – gerente de Informações Econômicas da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG).

 “O gerenciamento de informações é, ao mesmo tempo, uma necessidade e uma oportunidade para o setor de saneamento, uma vez que permite aos diversos atores (prestadores, reguladores, fornecedores, investidores e a sociedade em geral) conhecer, evoluir e ter visão transparente dos processos. A Agência Reguladora ARES-PCJ acredita nesse caminho e tem grande satisfação em participar da Brazil Water Week, colaborando com esse tema”, destacou o moderador da sessão, Daniel Manzi.

O foco principal desta sessão foi compartilhar experiências – de sucessos e desafios – na implementação de programas de auditoria para fins de transparência, sustentabilidade, credibilidade e regulamentação; e como o gerenciamento de informações e processos aprimorados podem levar a uma melhor qualidade e confiabilidade do serviço. Além disso, a sessão forneceu informações sobre os investimentos necessários em capacitação e programas de fortalecimento institucionais relacionados para melhorar o desempenho e a prestação de contas das concessionárias.

Brazil Water Week

Além das sessões temáticas, até quinta-feira, ao meio-dia, será transmitida a BWW Connection, que é a programação dos intervalos, que traz vídeo-palestras, comentários, entrevistas e ações sociais, como a Van Solidária Brazil Water Week. As sessões de networking também ocorrem até quinta-feira, pontualmente às 12h. Na sexta-feira, 30, neste horário, ocorre a sessão especial ANA 20 anos.

O evento conta com o patrocínio de Sabesp, Miya, Suez, ANA, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento.

1 Comentário em Brazil Water Week: encontro debate o gerenciamento de informações e práticas normalizadas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.