Últimas Notícias

JPS é destaque nas redes sociais com campanhas educativas sobre saneamento e meio ambiente

Da esq. para a dir. Rayssa Jacob (JPS/RJ); Gustavo Gutemberg (JPS-PA); e Mariana Matias (JPS-JF/MG).

Com postagens esclarecedoras e informativas, seções como Minas (Núcleo Juiz de Fora), Rio e Pará, entre outras, vêm chamando a atenção do público e ganhando muitas curtidas.

Por Clara Zaim

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, vem se destacando nas redes sociais com campanhas educativas e de conscientização em prol do saneamento e do meio ambiente. Com postagens esclarecedoras e informativas, seções como Minas, Rio e Pará, entre outras, vêm chamando a atenção do público e ganhando muitas curtidas.

Conversamos com as coordenadoras Rayssa Jacob, do JPS Rio de Janeiro (JPS-RJ), Mariana Matias Mattos, do JPS Núcleo Juiz de Fora (JF/MG), e Gustavo Gutemberg Gonçalves da Costa, coordenador do JPS Pará (JPS-PA), que explicaram como as iniciativas surgiram e como o público está respondendo e se engajando.

Mariana,  26 anos, engenheira ambiental e coordenadora do JPS Juiz de Fora/MG, explicou que, devido à pandemia e à impossibilidade dos encontros presenciais, o núcleo decidiu difundir os conteúdos relacionados ao saneamento. O objetivo da campanha é levar conscientização ambiental e sanitária de uma forma leve, construtiva e informativa pelas redes sociais, por ser um meio de fácil acesso e usado com frequência.

“Levamos informações importantes sobre a realidade do saneamento do país, que geralmente não são muito difundidas na mídia. Despertamos curiosidades, interesses e debates construtivos com os estudantes e profissionais na área, bem como a sociedade. O Núcleo de Juiz de Fora, estrutura um cronograma de postagem mensal, que aborda semanalmente um pilar do saneamento, buscando assim, a universalização do tema”, destaca Mariana. Siga o PS-JF no Instagram.

Rayssa Jacob, 25 anos, engenheira sanitarista e ambiental, mestranda em Engenharia Ambiental, coordenadora do JPS Rio, explica que a campanha informativa é divulgada por meio das redes sociais Instagram, LinkedIn e Facebook e pelo aplicativo Whatsapp. Ela reforça que a união da informação e das mídias sociais são formas de transmitir relevância e chamar atenção para as questões da temática do saneamento e do meio ambiente com uma linguagem jovial e criativa. 

“Buscamos difundir a informação usando uma linguagem acessível a todos para que mais pessoas tenham acesso e entendam a relevância do assunto. Quando a gente trata de saneamento, quando a gente divulga através de um vídeo, de um conteúdo mais formal como uma publicação, queremos democratizar a informação para que não só as pessoas que trabalham com saneamento, mas a sociedade possa se comprometer e lutar pela causa para fazer a diferença”, conta Rayssa, que além de coordenadora do JPS-RJ é embaixadora do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo da ABES e youtuber no canal Rayssa Ecolove.

A motivação do JPS-RJ para transmitir o conteúdo é devido ao momento do Estado do Rio de Janeiro com a concessão da Cedae. Ela ressalta que os jovens que estão começando a carreira precisam estar sempre atualizados com toda a mudança que ocorre no setor. Então, divulgar a informação é muito importante para que todos estejam falando do mesmo assunto e compreendendo a relevância da temática. Siga o JPS-RJ no Instagram.

Gustavo Gutemberg Gonçalves da Costa, 26 anos, engenheiro ambiental e sanitarista, técnico em Saneamento Ambiental e coordenador do JPS-PA, acredita que a campanha facilita o aprendizado sobre esgotamento sanitário e o desenvolvimento das atividades do dia a dia.

“Queremos ajudar os futuros profissionais do saneamento a trabalharem com mais conforto e facilidade na área do esgotamento sanitário, de modo a realizarem os seus serviços com mais qualidade. Eles já se esforçam muito para ter o aprendizado através de livros e normas. Então, nossa campanha é um filtro para que os estudos sejam realizados de uma forma mais fácil por isso o nome “Descomplicando o Esgotamento Sanitário”, finaliza o coordenador. Siga o JPS-PA no Instagram.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

Para saber como participar do programa, acesse a página dos Jovens Profissionais do Saneamento (clique aqui).

 

2 Comentários em JPS é destaque nas redes sociais com campanhas educativas sobre saneamento e meio ambiente

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.