Últimas Notícias

II Seminário Internacional de Perdas: convidados debatem a gestão da hidrometria na macro e micromedição

Promovido pela ABES, por meio de suas Câmaras de Perdas (nacional e da seção SP), o evento acontece até esta quinta (5) em plataforma digital. Inscritos podem acessar os conteúdos durante três meses.

Por Rhayana Araújo

 O primeiro painel do II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES na tarde desta terça-feira, 3 de agosto, logo após a Palestra Magna do evento. Com o tema “Gestão da Hidrometria – Macro e Micromedição”, o debate foi coordenado por José Carlos de Lima, superintendente de Gestão e Desenvolvimento Operacional da Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Os inscritos no seminário podem acessar os conteúdos na plataforma do evento durante três meses (clique aqui).

O evento é promovido por meio da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP com a Câmara Nacional da ABES para esta temática estratégica.

O II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética começou nesta terça-feira (3) e segue até a quinta-feira (5). Durante estes três dias, serão realizados uma série de webinares no período da tarde, em que especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil e do exterior compartilham conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O painel “Gestão da Hidrometria – Macro e Micromedição” teve como integrantes: Alexandre Tassoni, atua no Departamento de Operação e Planejamento de Àgua na RMSP da Sabesp; Maurício André Garcia, coordenador do setor de Micromedição e Pesquisas de Tecnologias da Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento; e Maycon Jhonattan Julião, que trabalha na coordenação, desenvolvimento e gestão dos projetos de hidrometria, fiscalização, inovação e tecnologia para todas Unidades da BRK Ambiental no Brasil.

Alexandre Tassoni explanou sobre a Macromedição na Sabesp, explicando sobre a utilização da Telemetria e Tecnologia de Informação, o acompanhamento constante dos volumes macromedidos, e apresentou exemplos de como são feitas as macromedições em algumas ETA – Estações de Tratamento de Água, dentre outros pontos explorados na apresentação.

Maurício André Garcia apresentou o tema “Ações para combate às perdas aparentes provocadas por submedição em hidrômetros”. O palestrante deu uma pincelada geral sobre as principais atividades de micromedição da Sanasa para combater a submedição. Destacou, ainda, a experiência da Sanasa na utilização dos medidores volumétricos desde 2007, entre outros pontos abordados.

Maycon Jhonattan Julião falou sobre a Gestão do Parque de Hidrômetros. Enfatizando as especificidades da BRK Ambiental, como a distribuição geográfica; diversidade de maturidade das concessões; particularidades físico-químicas a água; particularidades da operação; topografia; e clima e perfis de consumo. Maycon também apresentou o case de Tocantins e Pará referente ao Plano de Hidrometria da BRK Ambiental.

O moderador do painel, José Carlos Lima, parabenizou a ABES pelo evento. “Foi de grande valia discutir um tema tão sensível e de vital importância para as Companhias de Saneamento, que é a questão da macro e da micromedição com maior amplitude. Trazendo tanto o setor privado quanto o público para discutirmos em um excelente nível este tema, repito, de extrema relevância e que impactam diretamente nos resultados operacionais e, consequentemente, na parte econômico financeira das organizações”, afirmou.

Sobre o evento: A série de webinares foi idealizada criteriosamente de modo a garantir a participação do público através de perguntas, e a apresentação de conteúdos teóricos e práticos pelos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89