O que é JPS?

O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.

Dentre as metas do programa, que teve início em 2010, estão: criar uma rede de relacionamento entre jovens profissionais brasileiros e permitir que essa rede esteja inserida em programas internacionais de jovens profissionais, apoiar o desenvolvimento da carreira desses jovens profissionais, permitindo seu engajamento com a associação e com os consultores sêniors, e auxiliar nos estudos técnicos (forças tarefa) do setor.

Prevê-se ainda um programa de capacitação que aborde temas como: gestão de projetos, projeto de saneamento, licitações e contratos de Obras, avaliação e licenciamento ambiental de obras hidráulicas e de saneamento; análise técnica e econômica de projetos de engenharia sanitária e ambiental; elaboração de orçamento para obras de saneamento, fiscalização de obras de saneamento; gestão ambiental – conceitos e ferramentas; família de normas ISO 24511, 24512, 24513; regulação no saneamento ambiental; entre outros temas.

O programa é aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Para outras informações, entre em contato pelo email jps@abes-dn.org.br ou com o coordenador na sua seção estadual.