Últimas Notícias

1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos: tratamento de resíduos e inovações para sustentabilidade são destaque em painel com palestrante espanhol

Especialista apresentou experiência da Espanha em biosecagem. Painel trouxe estudos que demonstram que, em relação aos resíduos da construção civil (RCC), o Brasil recupera cerca de 1% do material enquanto a Alemanha recupera 90% e os Estados Unidos de 30 a 40%.

Muita troca de experiências e conhecimentos marcou o VII Painel “Tratamento de Resíduos e Inovações para Sustentabilidade Ambiental” no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, nesta quarta-feira, 8 de maio. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio da Câmara Temática de Resíduos Sólidos, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O encontro acontece no formato híbrido, na sede da instituição de ensino, em São Paulo, e em plataforma exclusiva, até esta quinta (9). 

 Com o tema “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes”, o congresso é a combinação do 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde, reunindo alguns dos maiores nomes do setor para explorar soluções inovadoras que moldarão o futuro das cidades sustentáveis. Confira o álbum de fotos do evento.

Especialistas de vários setores participaram do debate do Painel VI. Foram eles: Jupiara Postiglione, diretor operacional da Handelmaq Equipamentos; Marcelo Lippi, gerente de engenharia da A-S-T Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente, e Paulo Laguardia, engenheiro Ambiental no Grupo Orizon. A moderadora do painel foi Régia Lopes, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e membro da ABES-RN. E a debatedora foi Adjane Damasceno, analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e membro da coordenação da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES.

De forma virtual, o doutor em engenharia agrônoma pela  Universidad Politécnica de Valencia e professor e pesquisador na Universidad Jaume I, Francisco Colomer Mendoza, apresentou o funcionamento de uma planta de biosecagem instalada no leste da Espanha. O tema de sua palestra foi a biosecagem como técnica sustentável para produção de combustíveis alternativos.

Foram abordados também desafios e soluções dos resíduos da construção civil (RCC). De acordo com estudos apresentados, enquanto a Alemanha recupera 90% destes resíduos, os Estados Unidos de 30 a 40% e o Brasil só recupera 1%. Ou seja, há um caminho grande a ser percorrido no setor. O tratamento do chorume dos aterros e seus impactos ambientais e na saúde da população e a Eco-Inovação, fundamentada no tripé sustentabilidade-inovação-competitividade foram outros temas abordados. 

O congresso conta com o patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), UTD Suzano, AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente e Envex – Engenharia e Consultoria, além do apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). Confira o álbum de fotos do evento.

Confira a programação aqui

O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos ficará disponível para acesso dos inscritos por três meses após seu término.