Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar do JPS-SP aborda os 20 anos de queimadas no Pantanal Mato-grossense

Tema foi apresentado por Thomas Ficarelli, Doutor em Saúde Global e Sustentabilidade. Assista no canal da ABES no YouTube.

Por Clara Zaim

Nesta quarta-feira, 12 de abril, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento da seção São Paulo (JPS-SP) realizou mais um webinar gratuito com o tema “20 anos de queimadas no Pantanal Mato-grossense. O que aconteceu afinal em 2020?”

O assunto foi abordado pelo convidado Thomas Ficarelli, geógrafo e doutor em Saúde Global e Sustentabilidade, com moderação de Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP.

O foco da apresentação de Thomas foi um levantamento que fez sobre as queimadas ocorridas entre os anos de 2002 e 2020 nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço no estado do Mato Grosso (MT). A análise abrangeu áreas públicas e privadas, unidades de conservação, terras indígenas, legislação, dados de órgãos oficiais e de veículos de comunicação. O estudo mostrou as causas, as consequências das queimadas e auxiliou na criação de medidas de proteção para os municípios citados.

A transmissão foi realizada pelo canal ABES Saneamento no YouTube, clique aqui para assistir.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 230 mil visualizações nas transmissões!

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação no programa é gratuita. Para fazer parte do JPS-SP, entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br.

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse a página dos Jovens Profissionais do Saneamento (clique aqui).

 

2 Comentários em ABES Conecta: webinar do JPS-SP aborda os 20 anos de queimadas no Pantanal Mato-grossense

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.