Últimas Notícias

56ª reunião do CNQA traz novidades no regulamento do PNQS 2020

Por Ivana Ramacioti

O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2019 começou nesta quarta, 27 de novembro, em Salvador/BA, e o Ciclo 2020 do prêmio já está sendo planejado. Ao final das apresentações dos cases desta tarde, um grupo de cerca de 40 especialistas de diversas operadoras do Brasil (entre eles, juízes do prêmio) participou da 56ª Reunião do Comitê Nacional da Qualidade ABES (CNQA) para estabelecer o regulamento, as diretrizes e novidades para a premiação do próximo ano. Confira aqui o álbum de fotos do evento.

Entre algumas modificações, de acordo com Carlos Schauff, consultor técnico do CNQA, que conduziu a reunião, o regulamento 2020 traz a extinção da modalidade de autoavaliação. A organização do PNQS pretende ainda promover uma maior atração dos prestadores municipais de saneamento já que 25% dos serviços no Brasil são feitos por essas empresas. Os cases IGS (Inovação em gestão no Saneamento) e PEOS (Prêmio de Eficiência Operacional  no Saneamento) serão limitados a cinco por empresa. E, como os avanços tecnológicos estão modificando os modelos de gestão, o IGS passa a ter dois temas: “Transformação Digital” e “Gestão Avançada”.

A categoria PEOS passa a ser denominada Prêmio de Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental e terá dois temas: “Gestão de Perdas” e “Gestão de Eficiência Energética”. A simplificação de processos e procedimentos também estão previstos no regulamento 2020 com o objetivo de dar mais agilidade às solicitações.

Antes de encerrar, Schauff fez um balanço dos encontros para discutir o PNQS. “Estamos acertando. Estas reuniões estão sendo muito ricas porque todo ano nós vemos que estamos crescendo, com boas ideias, com cada cada vez mais aliados”, frisou e agradeceu a participação de todos os presentes.

Mais informações e detalhes sobre o PNQS 2020 estarão disponíveis no site do evento a partir do dia 22 de Janeiro do ano que vem.

5 Comentários em 56ª reunião do CNQA traz novidades no regulamento do PNQS 2020

  1. I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.