Últimas Notícias

5º Seminário de Saúde Ambiental sobre segurança da água no contexto da Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Realizado online em 26 de abril, o evento foi coordenado pela diretora da ABES-SP, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Câmara Técnicas de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ.

No dia 26 de abril, ocorreu o 5º Seminário de Saúde Ambiental: Segurança da água no contexto da Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ. O evento foi promovido pela Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), com apoio da ABES-SP e da Agência das Bacias PCJ. A Associação Brasileira da Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) coordena a CT-SAM.  

O seminário teve como objetivo propagar conhecimento, divulgar trabalhos e pesquisas em diversos temas relacionados à bacia do rio Jundiaí (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL) e Saúde Ambiental, tais como qualidade da água, poluição por agrotóxicos, toxicidade, contaminantes emergentes, eutrofização, surtos e agravos, plano de segurança da água e políticas públicas em saúde ambiental, entre outros. 

A Coordenadora da CTSAM do PCJ e diretora da ABES-SP, Roseane M. Garcia Lopes de Souza integrou a mesa de abertura do evento, que também contou com a presença de Sidney José da Rosa,  presidente do CBH-PJ1(Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e Jaguari – CBH-PJ1) e 1º vice-presidente do PCJ Federal; Adam Douglas Sebastião Pinto, chefe da divisão de Engenharia de Saúde Pública, representando Ronaldo Souza Camargo, superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde – Funasa-SP; Rodrigo Sanches Garcia, promotor do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) – Campinas/SP; e André Luiz Sanchez Navarro,  secretário-executivo do CBH-PCJ (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e Jaguari) e do PCJ Federal. 

Roseane Garcia comenta que o destaque do evento foi a escolha dos temas e dos convidados que puderam apresentar assuntos importantes que ancoram discussão nas diversas Câmaras Técnicas dos Comitês de Bacia do PCJs, sobre segurança da água em todas as suas vertentes. As palestras foram de excelente qualidade, com moderadores e debatedores do mais alto nível. A CT-SAM está de portas abertas para colaborar e ajudar na implementação da Política de Saúde Ambiental nos diversos Comitê de Bacia Hidrográfica”, afirma Roseane. 

Esta edição do evento abordou o tema “Segurança da água no contexto da Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ”, que foi discutido em três eixos temáticos que dialogam com a Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ. São eles: 

• Qualidade da água e contaminantes ambientais;
• Água para consumo humano: Regulação, tecnologias aplicadas e segurança da Água;
• Sistema de informação ao consumidor e disponibilização de dados.

Leia a reportagem completa aqui

Ou assista à transmissão aqui.

 

2 Comentários em 5º Seminário de Saúde Ambiental sobre segurança da água no contexto da Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.