Últimas Notícias

6º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética abre com sucesso de público em Belo Horizonte

Por Cássia Torres, da ABES-MG 

Com auditório lotado, teve início na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, em Belo Horizonte/MG, o 6°Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, organizado pela Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES na sede da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O encontro reúne até esta quarta, 16, (veja aqui a programação), especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

Na abertura, o Presidente da ABES Seção Minas Gerais (ABES-MG), Rogério Siqueira, representando o Presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, saudou os participantes e parabenizou todos os professores [por seu dia, 15 de outubro], e associados da ABES, que contribuem para a melhoria do saneamento no país.

Rogério agradeceu a parceria com a Copasa para a realização do evento na capital mineira. Ele destacou a importância do debate para a mudança de paradigma nas empresas de saneamento na busca pela redução das perdas. “Espero que possamos colher bons frutos dos debates aqui estabelecidos com resultados positivos para o saneamento do país”, disse

O Presidente da Copasa, Carlos Tavares, cumprimentou o público, afirmando que a presença maciça denota o sucesso do evento. Tavares relembrou sua participação no Congresso da ABES, em junho deste ano, e falou do aprendizado que esses debates trazem para o avanço do saneamento. Ele destacou ainda que a eficiência precisa estar na essência da operação dos sistemas de abastecimento. “Não existe mágica na redução de  perdas mas sim trabalho permanente e investimento em tecnologia”, frisou.

Para Anderson Aguilar, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, esse evento é mais um contribuição exitosa da ABES para a melhoria do saneamento e das questões ambientais no estado. “A ABES-MG é uma entidade muito participativa e atuante que traz rica contribuição aos conselhos ambientais do Estado e esse seminário certamente deixará um legado importante nesse momento de crise hídrica”, ressaltou.

Para o gerente de Águas Urbanas de Belo Horizonte, Ricardo Aroeira, que representou o prefeito Alexandre Kalil, debater perdas nos sistemas de abastecimento é de suma importância para alcançarmos a universalização dos serviços.

Na opinião do diretor da Arsae-MG, Antônio Claret, discutir perdas é de suma importância nesse momento em que está em pauta o novo marco regulatório do saneamento. Segundo ele, a discussão tem que ser em torno da eficiência e não, se o serviço é público ou privado. “Parabenizo a ABES por trazer esse debate a Minas Gerais”, disse.

Para finalizar, o coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas, Ricardo Röver Machado, relembrou as edições anteriores e destacou a importância dos profissionais estarem sempre se atualizando. Nesse contexto, de acordo com ele, o seminário busca contemplar o debate sobre as principais tecnologias e práticas exitosas.

Painéis

A Palestra Magna de Abertura foi realizada pela especialista Milene Aguiar, da Acquaconsult, com moderação de Carlos Eduardo Tavares, da Copasa. Milene abordou o tema “Custo benefício para investimento em perdas”. 

Para ela, é importante equalizar conhecimento e experiência. “Temos que pensar fora da caixa, aproveitar o que já temos e que funciona. A troca de informação, experiência, conhecimento, é muito importante e ajuda a solucionar os problemas”, afirmou. “As pessoas estão conversando, discutindo e falando a mesma coisa. Cada uma fala do seu jeito e não se entendem. A gente equaliza conhecimento, troca experiência, vemos novidades para os mesmos problemas em cidades diferentes. A pessoa pensa em como resolver sendo que outra pessoa já inventou uma solução. A troca de experiência e a disseminação de conhecimento é muito bom para os profissionais”, reforçou Milene.
O primeiro Painel do dia debateu o tema “Contrato de Performance: Perdas Reais”, abordando questões relacionadas à elaboração, execução e fiscalização dos contratos de performance para redução das perdas reais. Participaram da discussão Alexsandro Barral, da ENOPS Engenharia, falando sobre a “Visão do Contratado”; Carla Brevilieri, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, discorreu acerca a “Visão Concessionária”; e Waldecir Colombini, da ENORSUL falou sobre “Resultados Alcançados em Contratos de Performance, visando redução de perdas reais e em contratos de recuperação de créditos”. O painel foi moderado por Carlos Eduardo Tavares, da Copasa.

O Painel 2 falou sobre sobre “Medição: Perdas Aparentes” e contou com a participação de Arnaldo Reis Carvalho Filho, da Copasa, com o tema “Ações da hidrometria na redução das perdas aparentes; e Leonardo Ferreira, do SAAE Itabira, com  “Algoritmo definição troca hidrômetros”. Neste cenário, os especialistas apresentaram elementos importantes relacionados à medição e aplicáveis à redução das perdas aparentes. A moderação ficou por conta de Maria do Carmo Varella Bastos, da Conecta Engenharia e Representações Ltda.

“Os palestrantes foram felizes nessa apresentação, pois é um tema de extrema importância para garantir a eficiência na hidrometria”, destacou Maria do Carmo. “A hidrometria é o controle da micromedição que comparamos com a macromedição. É o primeiro passo para conhecer e dar o primeiro passo para fazer o diagnóstico da situação. O controle de perdas, o início, o startup seria o controle da micro. Para garantir a eficiência da micro, tem que ter equipamentos com tecnologia conhecida, reconhecida e avançada”, explicou. “O Arnaldo Filho falou sobre a utilização do ultrassom que não tem partes móveis e é uma tendência. Apresentou um programa avançado de controle e monitoramento da situação dos hidrômetros na Copasa, fazendo uma interface com o consumo e a localização do cliente para fazer um cadastro apurado. Depois, sobre o futuro do IoT, que fiquei interessada em saber. É a internet das coisas, tecnologia do futuro e a Copasa já está focada nisso. Fiquei surpresa e achei bacana”, contou Maria do Carmo. “Quanto ao Leonardo Ferreira, é uma concessionária menor, mas estão envolvidos nesse controle por meio de projetos e internet de algoritmos”, concluiu.

O terceiro e último painel do dia aprofundou o tema “Perdas Aparentes: Consumo não autorizado”, com apresentação de casos de sucesso e troca de conhecimentos e experiências sobre o abastecimento de aglomerados subnormais. Com moderação de Gustavo Corgosinho Cardoso, da ARSAE-MG, o debate contou com a participação de Ronaldo Serpa, da Copasa, que falou acerca das “Perdas em aglomerados subnormais – Diretoria Metropolitana de Belo Horizonte”; e Eliane Horcaio, da Sabesp, que abordou a “Redução de perdas em áreas de alta vulnerabilidade social por meio de contrato de performance”.

Quero parabenizar à ABES por fazer esse evento a nível nacional e convidar vários parceiros importantes como Sabesp, Copasa, SAAE e profissionais do mercado que atuam na área”, enfatizou Gustavo Corgosinho Cardoso, da ARSAE-MG. “O tema é extremamente relevante para a discussão, não só pelo desperdício que tem a  perda para as tarifas, mas pelas alterações climáticas. Regiões que não sofriam com crise hídrica e agora sofrem. Há uma necessidade de otimizar esse recurso hídrico tão importante. É preciso conhecer onde estão e como tratar as perdas”, argumentou. Segundo ela, há perdas reais, aparentes e do faturamento. São dificuldades que o setor enfrenta para poder apresentar para a sociedade um índice que representa desperdício por parte do prestador,  prosseguiu. “Os outros têm como consequência características da sociedade, como se organiza e necessita de água. Costumo dizer que quem está vivo, está hidratado. Se não paga, está pegando água de algum sistema do vizinho ou da companhia. É um problema social, que tem que ser enfrentado com inteligência”, frisou. “Como vimos aqui com contratos de performance, inclusão dessas pessoas na sociedade, com dignidade e ter uma conta que seja acessível para o orçamento deles. É um ponto importante de discussão. O evento é o melhor espaço para isso”, destacou.

13 Comentários em 6º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética abre com sucesso de público em Belo Horizonte

  1. Hi, i feel that i saw you visited my website so i came to ?go back the prefer?.I am attempting to in finding issues to enhance my website!I suppose its good enough to use some of your concepts!!

  2. Appreciating the commitment you put into your site and detailed information you present. It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material. Wonderful read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  3. I have realized some new points from your web-site about computer systems. Another thing I’ve always assumed is that computer systems have become something that each house must have for many people reasons. They offer convenient ways in which to organize households, pay bills, shop, study, focus on music and also watch shows. An innovative method to complete most of these tasks is with a mobile computer. These personal computers are portable ones, small, potent and lightweight.

  4. Nice post. I learn something more difficult on completely different blogs everyday. It will all the time be stimulating to learn content from different writers and follow somewhat one thing from their store. I?d favor to use some with the content material on my weblog whether or not you don?t mind. Natually I?ll offer you a hyperlink on your net blog. Thanks for sharing.

  5. Simply desire to say your article is as amazing. The clarity for your publish is simply spectacular and that i could think you’re an expert in this subject. Fine together with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with approaching post. Thank you one million and please carry on the gratifying work.

  6. Thanks for another wonderful article. Where else could anyone get that type of information in such a perfect way of writing? I’ve a presentation next week, and I’m on the look for such information.

  7. Excellent read, I just passed this onto a friend who was doing some research on that. And he just bought me lunch because I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thanks for lunch!

  8. Hey there just wanted to give you a quick heads up. The words in your article seem to be running off the screen in Safari. I’m not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The design and style look great though! Hope you get the problem fixed soon. Thanks

  9. As I website owner I believe the content material here is really good appreciate it for your efforts.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.