Últimas Notícias

Diretor da ABES lança na Bahia livro sobre escassez hídrica no Nordeste

O diretor nacional da ABES, Álvaro Menezes

O diretor nacional da ABES, Álvaro José Menezes da Costa, é um dos autores do livro “Águas Brasileiras”, que foi lançado nesta terça, 18 de julho, em Salvador, na Bahia. O capítulo que assina aborda, entre outros tópicos, a escassez de recursos hídricos na Região Nordeste do Brasil. O lançamento foi promovido pelo Grupo BAUMINAS Química e pela Fundação Getúlio Vargas, por meio do Grupo de Economia e Infraestrutura para Soluções Ambientais.

Foto: Eduardo Freire

A obra, conforme explica Álvaro Menezes, traz uma coletânea de textos acerca de assuntos, como a redução de perdas ou as perdas em cada uma das Bacias Hidrográficas do país e a situação dos rios, em termos de poluição.

“Destacamos a questão da escassez de recursos hídricos no Nordeste e as soluções que podem ser adotadas para resolver o problema, minimizando também os efeitos também da seca, que ocorre pontualmente, ciclicamente em nossa região”, comentou o diretor da ABES, que na ocasião, ministrou a palestra “A Busca pelo fim da Escassez Hídrica no Nordeste”.

Ainda de acordo com Álvaro Menezes, o capítulo do qual é um dos autores aborda a adoção de medidas gerenciais como formas de contribuir para que a escassez hídrica seja, de fato, gerenciada. “Destacamos opções de modelos de gestão, como Parcerias Público Privadas – PPP, concessões e  subconcessões para privados, além de adoção de medidas alternativas como reúso de água e dessalinização”, informou o engenheiro.

Leia também: Artigo: “O desafio da escassez de água”, de Álvaro Menezes

Foto: Eduardo Freire
Foto: Eduardo Freire

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: