Últimas Notícias

JPS-SP promove palestra sobre tecnologias para o controle de perdas  

Por Clara Zaim

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-SP), promoveu nesta quinta-feira (31) a palestra “Tecnologias Aplicadas ao Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água”, ministrada pelos engenheiros Rodrigo Chimenti Cabral, da Divisão de Operação de Água Norte – MNEA da Sabesp, e Edson Garcia da Silva Junior, da Divisão de Controle de Perdas Leste – MLEP. 

O engenheiro Edson Garcia abordou diversos temas sobre perdas de água, da otimização do uso da água, passando pela reutilização até a redução de perdas. “Em todo processo industrial, sistema de produção e distribuição de água existem perdas”, afirmou Garcia.  O especialista explicou as diferenças entre os processos de perdas na distribuição (perda real e aparente), motivos e benefícios do combate às perdas. Apresentou as fases do processo de perdas aparentes, como por exemplo, a submedição (não recuperável e recuperável), fraudes e problemas cadastrais, macromedição, gestão comercial e micromedição, entre outros temas.

Rodrigo Chimenti, por sua vez, apresentou o TCC de sua especialização em Saneamento Básico pela Universidade Mackenzie. O engenheiro falou sobre tubulação, tipos de materiais (classificação e diferenças), simbologia dos termoplásticos, oxidação polimérica, conexão junta mecânica, conexão híbrida ou de transição, soldagem por eletrofusão e métodos. Fez ainda uma comparação entre pressões máximas de serviços em tubulação de fogo, PVC e PEAD.  

Para o coordenador do JPS-SP, o geógrafo Thomas Ficarelli, foi uma apresentação completa. “São profissionais qualificados na prática de redução de perdas. Foi uma abordagem interessante, baseada nos métodos e nas técnicas hidráulicas de melhoria. Os jovens foram ativos durante a palestra, em virtude da experiência que já possuem, e contribuíram para o debate.”

O palestrante Rodrigo Chimenti saudou a oportunidade de compartilhar e adquirir conhecimento durante o evento. “É uma honra ter apresentado meu material de estudo, ter dividido o que sei com o público. Estou feliz, pois as pessoas ficaram além do horário. Pude ensinar e também aprender um pouco mais.”  Edson Garcia ressaltou que é muito importante debater o assunto e incentivar o público a estudar sobre ele. “É um tema que tem estado na mídia. O evento foi muito bom, as perdas são um grande desafio e é preciso que os jovens profissionais estejam interessados. Espero ter colaborado e acendido uma chama neles para o tema continuar a ser estudado.” 

 

Congresso ABES Fenasan 2017

Thomas Ficarelli convidou o público para o Congresso ABES Fenasan 2017, de 2 a 6 de outubro, no SP Expo, que terá 49 sessões abordando os principais temas do saneamento, como o painel “A gestão de perdas como fator de sustentabilidade e eficiência operacional”, coordenado pela Câmara Temática Gestão e Controle de Perdas da ABES (veja aqui a programação completa do evento).

O JPS promoverá diversas atividades durante o Congresso ABES Fenasan 2017, entre elas, uma ação de tutoria.

Programa Tutoria JPS reunirá jovens profissionais para orientar participantes do Congresso nos dias 3, 4 e 5 de outubro (os tutores), e orientandos (estudantes e jovens profissionais interessados em receber instruções).

Para mais informações, acesse: aqui.

Participe do JPS

O Programa Jovens Profissionais do Saneamento Ambiental (JPS) tem caráter contínuo junto à ABES, com o objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens de até 35 anos que atuam o têm interesse na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor e da sociedade.

O programa é multidisciplinar e está aberto a profissionais de todas as áreas do conhecimento que vejam o saneamento como uma prioridade para a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população brasileira.

O JPS está presente em diversos estados brasileiros. Saiba aqui mais informações e como participar do programa.

 

www.abesfenasan2017.com.br

4 Comentários em JPS-SP promove palestra sobre tecnologias para o controle de perdas  

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.