Últimas Notícias

SIBESA 2018: leia entrevista com Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR

Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e ABES Seção Paraná (ABES-PR), em parceria com a Associazone Nazionale di Ingegneria Sanitaria-Ambientale – ANDIS, promoverão, entre os dias 18 e 20 de junho, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o XIV Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Sibesa. O evento, que acontece a cada dois anos, alternando sua sede entre Itália e Brasil, terá como tema “Saneamento Sustentável – Desafio dos Nossos Tempos”.

Realizado desde 1992, o encontro promove o intercâmbio técnico e científico entre os profissionais, empresários e acadêmicos que atuam na engenharia sanitária e ambiental dos dois países. Para esta edição brasileira do evento, a expectativa, de acordo com o presidente da ABES-PR, Luiz Henrique Bucco, é reunir um público de cerca de 500 participantes entre profissionais, empresários e acadêmicos que atuam na engenharia sanitária e ambiental do Brasil e da Itália. Segundo ele, serão apresentados aproximadamente 300 trabalhos técnicos, durante os 3 dias do evento.

“Como todo o evento realizado pela ABES, o objetivo é abrir espaço para a discussão e disseminação de temas que possam contribuir para o aprimoramento técnico dos profissionais que militam no saneamento e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, salienta Bucco.

Durante o Simpósio serão abordados temas como o Saneamento em Regiões de Deslocamento Populacional: considerando os fluxos migratórios não planejados em regiões fronteiriças; a Gestão de Resíduos Sólidos; Economia circular e logística reversa; a Gestão dos Recursos Hídricos; Disponibilidade Hídrica e Mudanças Climáticas; e Biogás e Energia, fazendo contraponto Brasil e Itália.

O Brasil e o saneamento sustentável

Luiz Henrique Bucco traz números para falar sobre a situação do Brasil em relação ao tema central do evento. “Em 2007 a Lei 11.445 (do Saneamento Básico) foi sancionada e neste período o acesso à coleta de esgoto passou de 42% para 50,3%; já o de abastecimento de água passou de 80,9% para 83,3% (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2015)’, ressalta. Ele lembra que conforme o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) – Ministério das Cidades “serão necessários investimentos na ordem de R$ 508 bilhões até 2033 para universalizar os 4 serviços do saneamento (água, esgoto, resíduos e drenagem)”.

Bucco frisa que no Brasil, 30% das cidades declararam ter Planos Municipais de Saneamento Básico prontos, segundo o SNIS. “A existência de plano é condição obrigatória para que os serviços de saneamento tenham sua situação legal estabelecida e que seja possível aos municípios e Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESB) a obtenção de recursos financeiros federais”, explica.

Segundo o engenheiro, um dos desafios enfrentados pelo país neste quesito “é o acesso aos recursos financeiros federais disponíveis para o saneamento, vinculado a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para cada um dos municípios brasileiros, que é fundamental para a universalização dos serviços de água, esgoto, resíduos e drenagem”, afirma Bucco.

3 Comentários em SIBESA 2018: leia entrevista com Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR

  1. Hi there, I discovered your website by the use of Google even as looking for a similar subject, your site got here up, it looks good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

  2. I do like the way you have framed this specific challenge and it does offer me some fodder for thought. Nevertheless, coming from everything that I have experienced, I just trust when other feedback pile on that people today keep on point and not embark upon a tirade of the news of the day. Yet, thank you for this outstanding piece and even though I can not really concur with it in totality, I value your viewpoint.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89