Últimas Notícias

Palestra sobre conservação e reúso de água em edificações marca lançamento do JPS-MT

O coordenador nacional do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES – JPS, Álvaro Diogo Teixeira, ministrou nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, palestra sobre “Conservação e reúso de água em edificações” no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O evento marcou o lançamento oficial do JPS-MT.

De acordo com Álvaro Teixeira, Mato Grosso já vinha iniciando uma estruturação, um planejamento e o  evento lançou oficialmente o programa no estado. Em sua apresentação, Álvaro também falou aos estudantes sobre o programa JPS, que está em quase todos os estados brasileiros, o que pode ser feito. Ressaltou, ainda, a importância, vantagens e benefícios de ser associado da ABES.

“Foi uma noite muito produtiva. Depois da palestra, trocamos ideias. Os alunos participaram bem, tiraram dúvidas. Apesar de estarem em semana de provas, eles lotaram o auditório”, conta ele. “Veio gente de fora – do Senai e pessoas que estagiavam na Secretaria de Meio Ambiente. A presença do público foi marcante”, diz Álvaro.

Iniciativa promissora 

O coordenador do JPS-MT, Kauê Boidi reforça o que afirmou Álvaro Teixeira: que palestra marcou a implantação do JPS no estado, mas que essa estruturação já vinha sendo pensada deste o Congresso ABES Fenasan 2017, realizado em São Paulo. “Estive em contato com o Álvaro e com outros coordenadores do JPS de outros estados, conversamos e achamos que seria muito bacana trazer para o Mato Grosso essa iniciativa, pensando nos jovens – principalmente nessa dificuldade que eles têm na transição entre a faculdade e o mercado de trabalho”, conta Kauê. “Conversamos com a presidente da ABES-MT, Denise Pontos Duarte, e decidimos criar a seção. Tivemos a ideia de realizar essa palestra como nossa primeira ação”, diz.

“O evento foi muito produtivo e significativo. Um sucesso. Estamos em final de semestre, os alunos estão em semana de provas e mesmo assim veio uma grande quantidade de pessoas”, comemora. Kauê também destaca a diversidade dos participantes, os alunos da faculdade e do Senai, como mencionou Álvaro. “Conseguimos englobar não só o núcleo da faculdade, mas também pessoas de fora”, salienta.” A palestra foi magnifica. Trouxe assuntos muito relevantes, a plateia se interessou e, além disso, o mais importante, muitos se mostraram simpatizantes da ideia e vieram me procurar depois da palestra para participar do JPS”.

Kauê acrescenta, ainda: “tenho uma visão de um futuro muito promissor, com bastante pessoas participando e com muitas ideias do que pode acontecer durante 2018”, frisa. “Vamos trazer mais palestras com jovens qualificados que estão atuando na área para discutir com a gente sobre mercado de trabalho, atuação dos engenheiros e de todos os profissionais do setor de saneamento”, adianta. Há também, segundo ele, a perspectiva de levar minicursos focados na área e fazer participações nas semanas acadêmicas nos cursos voltados para o saneamento.

Jovens motivados 

Segundo a presidente da Seção ABES-MT, Denise Pontos Duarte,  a implantação do JPS-MT marca um importante momento para o saneamento do estado. “Para nós foi bem positivo. Conseguimos visualizar que temos um grande potencial. Temos jovens empenhados e dedicados na área de saneamento ambiental”, afirma. O evento foi um sucesso. A palestra do Álvaro trouxe uma motivação muito positiva para os participantes”, salienta ela, que também destaca a participação do público. “Tivemos um grupo grande de participante e isso motivou bastante o nosso time do JPS. Estamos mais animados e esperamos desenvolver muito mais ações voltadas para o saneamento aqui no estado”, finaliza.

 

 

 

Veja aqui  como fazer parte do JPS em seu estado.

4 Comentários em Palestra sobre conservação e reúso de água em edificações marca lançamento do JPS-MT

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.