Últimas Notícias

“Formação e Capacitação” será um dos temas da Rio Water Week, que será realizada pela primeira vez no Brasil de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro se transformará na capital mundial da água com a realização deste evento internacional inédito no país. Profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais se reunirão para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo.

“Formação e Capacitação”, questão que enfatiza o papel da educação e do treinamento para o sucesso de qualquer projeto na área de recursos hídricos, será um dos 9 grandes temas da Rio Water Week – Semana da Água do Rio, que a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizará no Brasil, pela primeira vez, de 26 a 28 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Esta realização, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo.

O tema “Formação e Capacitação” enfatiza o papel da educação e do treinamento para o sucesso de qualquer projeto na área de recursos hídricos. Também compreende a importância do papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias apropriadas e de ponta, incluindo orientações em desenvolvimento sobre o uso da ciência e da tecnologia para implementar e desenvolver políticas.

O financiamento da educação e da capacitação também será enfatizado como um elemento crítico nas estratégias hídricas e na implementação da gestão integrada de recursos hídricos em todos os níveis. Este tema enfatiza a importância da capacitação para a criação de sistemas integrados de monitoramento, incluindo sistemas adaptados pata monitorar os indicadores das metas dos ODSs.

Este tema conta com diversos especialistas nacionais e internacionais e organizações na coordenação da Programação Temática: José Manuel Pereira Vieira (Universidade do Minho – Portugal); Orestes Gonçalves (USP); María Del Pilar G Pachón (Universidad Externado de Colombia); Isaac Volschan Jr. (Escola Politécnica da UFRJ); Ana Silvia Pereira UERJ).

“O desafio maior é o de ir além das fronteiras do nosso Brasil e de interessar e trazer para discutir a universalização os nossos grandes parceiros internacionais”, ressalta o presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza.

“Estamos adaptando para a nossa Rio Water Week alguns aspectos que julgamos positivos na organização e planejamento do Fórum Mundial da Água e das Semanas da Água que nos precederam. Entre eles, destacaria uma participação muito relevante das organizações parceiras – quase uma centena – que efetivamente coordenarão as 45 sessões da Rio Water Week, trazendo com elas uma larga experiência nos quatro quadrantes do planeta”, frisa o vice-presidente nacional da ABES, Carlos Alberto Rosito, idealizador e embaixador do evento.

Serão 9 temas (abaixo), 23 Tópicos e 45 Sessões.

  • Água, esgoto e saúde para todos
  • Governança e planejamento
  • Gerenciamento eficiente
  • Formação e treinamento
  • Financiamento
  • Monitoramento & reporting sobre o ODS 6
  • Regulação
  • Comunicação e tecnologia da informação
  • Mudanças climáticas e água

Com expectativa de reunir no Riocentro cerca de 1.500 mil profissionais participando de sessões temáticas, a Rio Water Week fará história, inserindo o Brasil nas discussões sobre água mais importantes do planeta.

Serviço:

Rio Water Week – Semana da Água do Rio

De 26 a 28 de novembro

Riocentro – Rio de Janeiro – RJ

Patrocínio Master: CEDAE e SABESP

Patrocínio Prata: AEGEA Saneamento

Realização: ABES

Mais informações e inscrições: aqui.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: