
O Rio de Janeiro se transformará na capital mundial da água com a realização deste evento internacional inédito no país. Profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais se reunirão para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo.
O financiamento de políticas e ações relativas ao saneamento ambiental está entre os 9 grandes temas da Rio Water Week – Semana da Água do Rio, que a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizará, pela primeira vez, no Brasil, de 26 a 28 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas aqui.
Esta realização, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo.
O financiamento de políticas e ações relativas ao saneamento ambiental em países em desenvolvimento ainda é um dos grandes desafios para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (em especial, ODS 6 e ODS 17). As limitações orçamentárias, geralmente aliadas a crises políticas e fiscais e à deficiência da capacidade legal e institucional desses países, dificultam a melhoria da infraestrutura e das condições de salubridade humana e ambiental, requerendo esforços relevantes para a provisão, agilidade e eficiência na alocação de recursos financeiros.
Além da ampliação de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos, são igualmente importantes aspectos relacionados às condições socioeconômicas da população e sua capacidade de pagamento de tarifas, à eficiência operacional e ao desenvolvimento tecnológico e inovação, cujas questões motivam parcerias e estratégias diferenciadas para a mobilização de recursos e promoção de investimentos.
A Rio Water Week, no âmbito do tema “Financiamento”, ao reunir entidades financiadoras regionais e internacionais, agentes econômicos e especialistas do setor, pretende ampliar essa discussão à luz de experiências e lições aprendidas no Brasil e em diversos países, apresentando exemplos, soluções, modelos e arranjos para o financiamento e viabilização de recursos, ferramentas, ações de cooperação, resultados obtidos e desafios para o alcance das metas de 2030. A ideia é que os debates contribuam, ainda, para os processos decisórios sobre investimentos, prioridades e arranjos institucionais.
Este tema conta com importantes especialistas na coordenação da Programação Temática: Luciana Capanema (BNDES); Victor Bustani Valente (Banco de Desenvolvimento do KFW); Joisa Dutra (FGV Ceri); Luis Eduardo Grisotto (ABES-SP, Câmara Técnica de Recursos Hídricos); Sergio Brasil Abreu (Ministério das Cidades); Janaina Tinoco De Almeida (ABES-SP).
“O desafio maior é o de ir além das fronteiras do nosso Brasil e de interessar e trazer para discutir a universalização os nossos grandes parceiros internacionais”, ressalta o presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza.
“Estamos adaptando para a nossa Rio Water Week alguns aspectos que julgamos positivos na organização e planejamento do Fórum Mundial da Água e das Semanas da Água que nos precederam. Entre eles, destacaria uma participação muito relevante das organizações parceiras – quase uma centena – que efetivamente coordenarão as 45 sessões da Rio Water Week, trazendo com elas uma larga experiência nos quatro quadrantes do planeta”, frisa o vice-presidente nacional da ABES, Carlos Alberto Rosito, idealizador e embaixador do evento.
Serão 9 temas (abaixo), 23 Tópicos e 45 Sessões.
- Água, esgoto e saúde para todos
- Governança e planejamento
- Gerenciamento eficiente
- Formação e treinamento
- Financiamento
- Monitoramento & reporting sobre o ODS 6
- Regulação
- Comunicação e tecnologia da informação
- Mudanças climáticas e água
Com expectativa de reunir no Riocentro cerca de 1.500 mil profissionais participando de sessões temáticas, a Rio Water Week fará história, inserindo o Brasil nas discussões sobre água mais importantes do planeta.
Serviço:
Rio Water Week – Semana da Água do Rio
De 26 a 28 de novembro
Riocentro – Rio de Janeiro – RJ
Patrocínio Master: CEDAE e SABESP
Patrocínio Prata: AEGEA Saneamento
Realização: ABES
Mais informações e inscrições aqui.
Dicas, comentários e sugestões