Últimas Notícias

JPS-SP promove debate sobre a MP do Saneamento   

Por Clara Zaim

O Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP (JPS-SP) promoveu nesta segunda-feira, 13 de agosto, na sede da entidade, um debate sobre a MP 844, conhecida como MP Saneamento. O encontro contou com as presenças de Frederico Araújo Turolla, doutor em Economia pela FGV, coordenador geral do Consórcio Internacional do Regulasan/Interaguas e sócio da Pezco Economic and Business Intelligencee Márcio Gonçalves, presidente da ABES-SP.

O palestrante apresentou a Pezco e abordou diversos temas referentes ao saneamento, como a evolução do Marco Regulatório do setor, desde o início do Planasa até os dias atuais. Sobre a MP, explicou os pontos que considera favoráveis para implantação, discorreu sobre regulação, contratos, estados autônomos, subsídio cruzado, companhias estaduais, operação, financiamento, incentivo, custos, tarifas, aditivos e tecnologia.  

A ABES é contrária à MP do Saneamento. No dia 31 de julho, juntamente com AESBE, ASSEAME e ABAR e participação de diversas outras entidades, promoveu o Dia Nacional contra a MP do Saneamento em 18 capitais brasileiras, reunindo em atos mais de cinco mil profissionais (veja aqui) e conheça o posicionamento da ABES (aqui) e o Manifesto das entidades contra a Medida provisória (aqui).

O presidente da ABES –SP, Márcio Gonçalves, comentou a iniciativa da ABES em parceria com outras entidades do setor. “O movimento das entidades contra a MP é grande, fizemos vários eventos de âmbito estadual e nacional para mostrarmos os artigos e o retrocesso que vai trazer para o setor do saneamento. O objetivo desses encontros é promover a discussão e mostrar o nosso ponto de vista. O evento de hoje é mais uma oportunidade de debate e da ABES se declarar contra a MP. Sua implantação prejudicará os municípios e faltará água no Brasil. Os municípios pobres ficarão mais pobres e os municípios ricos mais ricos’’, afirmou.

O tema está em destaque em todo o país e provoca o interesse dos mais jovens pela discussão: “É bom ver o interesse do jovem pelas questões que envolvem o saneamento para entender melhor essa polêmica e se posicionar da maneira que achar melhor. Debatemos sobre o Novo Marco Regulatório, defendi alguns pontos da MP que considero que são avanços para o saneamento, colocam o setor fora da zona de conforto e podem trazer melhorias’’, afirma o especialista Frederico Turolla 

Maria Fernanda Bentubo, tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental e coordenadora do Grupo de Jovens Profissionais da Cidade de São Paulo que integram o JPS-SP, que organizou o debate, ressaltou que os jovens profissionais devem debater o tema com especialistas, pois a MP trará grandes mudanças para o setor. “O evento é muito importante para nós que somos de vários setores do saneamento e que já estávamos discutindo sobre o tema no WhatsApp e nas redes sociais. Precisávamos ter esse encontro com um especialista para debatermos, pois a MP causará alterações drásticas ou positivas no setor. A presença do Marcio Gonçalves, presidente da ABES-SP, para contrapor as ideias do Fred, foi muito importante para representar a ABES e o JPS e aproximar o profissional sênior dos jovens. Trouxe todo o conhecimento das discussões da ABES para o público poder brigar também pelas melhorias do setor’’, finalizou a jovem.

8 Comentários em JPS-SP promove debate sobre a MP do Saneamento   

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.