Organizado pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, encontro abordará a manutenção da saúde financeira das empresas de utilities para garantir os investimentos e a qualidade dos serviços.
O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, é um dos convidados do seminário “Estratégia de Recuperação de Crédito – Como Reduzir a Inadimplência em Tempos de Crise”, que será promovido pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes da ABES no dia em 12 de maio, em São Paulo.
O evento reunirá empresas que têm grande reflexo no impacto da inadimplência nacional nos setores de varejo, energia elétrica, água e gás, entre outros. Kelman discorrerá sobre “A Importância dos Resultados financeiros no Ambiente Regulado”. “A abordagem deste tema motiva a repensar diretrizes para a reestruturação tarifaria que, como no caso da Sabesp, é a única fonte de receitas para a expansão da infraestrutura e qualidade dos serviços”, afirma.
Para o presidente da Sabesp, ao expandir seus temas para além das questões técnicas relacionadas à operação do saneamento básico, a ABES reforça seu comprometimento com a evolução do setor. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para que se possa oferecer melhores condições na prestação de serviços essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do País. É, portanto, um debate relevante para identificação de vulnerabilidades e proposição de alternativas que garantam a sustentabilidade dos prestadores de serviços, sobretudo em períodos de crise econômica como hoje vivenciamos”, ressalta.
O seminário
Entre as presenças confirmadas para as palestras, além do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, do presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, e do presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, estão representantes da AES Eletropaulo; prestadores de serviços de cobrança no setor de saneamento e energia e Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes. Haverá ainda a participação do economista Rogério César de Souza, do Departamento de Economia Pontifícia Universidade de São Paulo, analisando aspectos macro e microeconômicos.
“A ideia do encontro é apresentar respostas inovadoras capazes de contribuir com a evolução das práticas de cobrança, a fim de equilibrar os interesses entre os diversos stakeholders das prestadoras de serviço do Brasil”, explica a coordenadora da Câmara, Samanta Tavares de Souza. Ela ressalta que o grande desafio no atual cenário brasileiro é manter a saúde financeira das empresas de utilities para garantir os investimentos. “Até porque trabalhamos em um ambiente regulado e manter a arrecadação possibilita os investimentos necessários para um melhor atendimento nos serviços.”
Para a coordenadora adjunta da CT, Juliana Almeida Dutra, as ações de recuperação de créditos realizadas sob a análise do ponto de vista de todos os stakeholders não só aumentam os percentuais de recebimento como também apoiam a não reincidência. “Temos casos que serão apresentados de resultados de 80% de sucesso onde o foco foi uma estratégia de equilíbrio de interesses e melhoria da imagem da concessionária na região. Quando o que se busca é o alinhamento de objetivos por meio da análise de mais de um ponto de vista da mesma meta as estratégias de financiamento de negócios apresentam resultados mais perenes e sustentáveis”.
As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail: comunicacao@abes-sp.org.br
Sobre a ABES
Completando 50 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil em 2016, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
Serviço:
Seminário “Estratégia de Recuperação de Crédito – Como reduzir a inadimplência em tempos de crise”
Dia: 12 de maio de 2016
Horário: das 10h às 17h – terça-feira (credenciamento a partir das 9h)
Local: Conselho Regional de Química IV Região – Oscar Freire, 2039, Pinheiros – SP
Investimento: não sócios – R$ 440,00
Investimento: sócios da ABES R$ 360,00
Total de Vagas – 200
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: comunicacao@abes-sp.org.br
Telefone: (11) 3814-1872
Mais informações: www.abes-dn.org.br
Programação
09h30 – Welcome coffee
10h – Abertura
Dante Ragazzi Pauli – Presidente Nacional da ABES
10h15 – Conjuntura econômica: Rogério César de Souza – Departamento de Economia Pontifícia Universidade se São Paulo
11h – Abertura para perguntas
11h20 – Estratégias de Cobrança e Combate à Inadimplência – Desafio para o Saneamento
Carlos Eduardo Tavares de Castro – Diretor Corporativo Comercial Grupo Águas do Brasil
11h40 – Estratégia de Cobrança no Mercado de Gás –
Jefferson Meirelles – Comgás
12h10 – Almoço
13h30 – A mudança na Estratégia de Cobrança no Serviço de Saneamento – O desafio
Luciene Gonzalez – Gerente Departamento – Diretoria Metropolitana – Sabesp
13h50 – Transformação de Consumidores em Clientes e o Desafio de Manter a Adimplência em Áreas Regularizadas
José Carlos Reis – Gerente de Gestão de Cobrança & de STC AES Eletropaulo
14h10 – O futuro da cobrança em áreas de baixa renda – tecnologia, modelo de negócio e novo repertório
Juliana Almeida Dutra -Diretora de Projetos Deep
14h30 – Estratégia de Cobrança no Serviço de Saneamento Paranaense
Luiz Carlos Braz de Jesus -Gerente Comercial & Marketing Sanepar
14h50 – Intervalo
15h15 – A importância dos Resultados Financeiros no Ambiente Regulado
Jerson Kelman – Presidente Sabesp
16h – Rodada de discussão
Sabesp – Paulo Massato – Diretor Metropolitano
Comgás – a confirmar
AES – a confirmar
17h – Encerramento
Alceu Guérios Bittencourt – Presidente da ABES São Paulo
Dicas, comentários e sugestões