Últimas Notícias

ABES-SP e JPS-SP promovem debate sobre seguros e perícias ambientais

Por Clara Zaim

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) e o programa Jovens Profissionais do Saneamento da seção (JPS-SP) promoveram nesta segunda-feira, 22 de outubro, a Roda de Conversa “Seguros e Perícias Ambientais”, com os advogados Eliane Pereira Rodrigues Poveda e Fábio Valdecioli Cwejgorn.

Eliane, também professora e consultora em Mineração, Meio Ambiente, Riscos Ambientais e Sustentabilidade, discorreu sobre perícia e leis. Explicou que o profissional deve fazer vistoria e exame de caráter técnico e especializado, precisa gostar de ler e escrever com a finalidade de identificar, dimensionar e valorar. Abordou a Lei 6.938/1981 (Política Nacional do Meio Ambiente), dado tradicional e dado ambiental e programa de cobertura: apólice de riscos ambientais específicas, seguro ambiental, operações normais versus eventos acidentais e áreas contaminadas; cenário pré e pós-contaminação. Ela expôs, ainda, sobre o cenário atual de compensações em caso de danos ambientais, como multas e Termos de Ajuste de Conduta (TAC) nem sempre garantirem o completo reparo do dano ambiental provocado e a dificuldade em se realizar a valoração ambiental de eventuais danos, o que limita o mercado de seguros junto a pendências existentes de cunho técnico e organizacional na fiscalização ambiental e no poder judiciário. Finalizou apresentando tendências e perspectivas do mercado segurador (seguros ambientais, garantias financeiras, perícia securitária e judicial, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade).

Em sua fala, Fábio Valdecioli, que é professor e consultor, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Proteção Animal da OAB-Guarulhos e sócio do escritório Fábio Valdecioli Cwejgorn e Advogados Associados, falou sobre processos, tipos de perito (perito oficial, judicial, assistente técnico e extrajudicial), oportunidades de trabalho no estado de São Paulo (TJ, TRT2 e TRF3), interdisciplinaridade e networking.

A advogada Eliane Poveda elogiou a  iniciativa da ABES de proporcionar conhecimento ao público jovem: “Parabenizo a ABES e a coordenação do JPS para dar oportunidade ao jovem engenheiro e demais profissionais de trabalhar com as questões do saneamento ambiental, evitando passivos e buscando uma qualidade de vida melhor em prol da sustentabilidade.”

“Quero agradecer à ABES pela oportunidade”, disse o palestrante Fábio Valdecioli. “Falei sobre perícia judicial, extrajudicial e os locais onde o perito pode trabalhar. Tive a pretensão de mostrar para o jovem profissional que há oportunidade de trabalho nessa área de perícia ambiental”, finalizou

Para o coordenador do JPS-SP, o geógrafo Thomas Ficarelli, a qualidade dos palestrantes contribui para a disseminação do conhecimento, uma das missões do JPS. “Os convidados mostraram que a área de perícia ambiental é uma alternativa para o jovem que está na busca por um trabalho”, frisou. “Eles despertaram o interesse dos jovens. A roda de conversa foi importante para apresentar as questões jurídicas dos profissionais técnicos da área de saneamento e meio ambiente. O objetivo do encontro foi mostrar para os jovens que há mercado de trabalho, que eles podem participar profissionalmente e no processo de tomada de decisões nas questões jurídicas relacionadas aos danos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.”

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.

Entre as metas do programa, que teve início em 2010, estão: criar uma rede de relacionamento entre jovens profissionais brasileiros e permitir que essa rede esteja inserida em programas internacionais de jovens profissionais, apoiar o desenvolvimento da carreira desses jovens profissionais, permitindo seu engajamento com a associação e com os consultores sêniors e auxiliar nos estudos técnicos (forças tarefa) do setor.

O programa tem també o objetivo de capacitar abordando temas como: gestão de projetos, projeto de saneamento, licitações e contratos de Obras, avaliação e licenciamento ambiental de obras hidráulicas e de saneamento; análise técnica e econômica de projetos de engenharia sanitária e ambiental; elaboração de orçamento para obras de saneamento, fiscalização de obras de saneamento; gestão ambiental – conceitos e ferramentas; família de normas ISO 24511, 24512, 24513; regulação no saneamento ambiental; entre outros temas.

O JPS-SP é aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail jps@abes-sp.org.br. Para outros estados brasileiros, escreva para jps@abes-dn.org.br ou com o coordenador na sua seção estadual no site nacional da ABES: aqui.

2 Comentários em ABES-SP e JPS-SP promovem debate sobre seguros e perícias ambientais

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89