Últimas Notícias

Seminário Internacional de Perdas: indicadores, regulação, práticas de combate e investimentos marcam o segundo dia de debates

Jerson Kelman, presidente da Sabesp, fala durante o evento

Por Sueli Melo, Roberta Rodrigues, Arthur Gandini e Clara Zaim

O segundo e último dia de debates, nesta quinta-feira, 7, do I Seminário Internacional de Perdas e o Enfrentamento da Escassez Hídrica, realizado pela ABES em São Paulo, por meio de sua Câmara Temática Gestão de Perdas, abordou temas essenciais do setor, como os indicadores de perdas reais estabelecidos pela IWA – International Water Association, os avanços recentes nos conceitos e práticas às perdas aparentes, a regulação e análises econômico-financeiras.

O encontro, o maior já realizado na América Latina, reuniu um público de mais de 500 participantes e especialistas brasileiros, de outros países da América Latina, Europa, Estados Unidos e África.

Do painel desta quinta pela manhã, coordenado por Hélio Castro, da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e mediado por Jerson Kelman, presidente da Sabesp, participaram quatro especialistas internacionais: Roland Liemberger (Áustria), Michel Vermersch (França), Joaquim Poças (Portugal) e Alan Wyatt (Estados Unidos).

Em sua fala concluindo o painel, Kelman afirmou que há uma percepção dos dirigentes e acionistas sobre a importância da substituição de ativos (tubulações). E que não há, na companhia, falta de investimentos para isso. Na Sabesp e em boa parte das empresas de saneamento do Brasil, que dependem exclusivamente das tarifas pagas por seus clientes, a dificuldade é escolher qual o investimento deve ser feito.

Segundo ele, muito se questiona sobre a despoluição de rios e represas e por que não tratam das perdas. Em sua opinião, a discussão é bem mais ampla e mostra a distância do que deve ser ideal. O custo é diferente para cada local e depende dos custos necessários para buscar alternativas mais viáveis. Trazer água de novas fontes ou cuidar das perdas? As aplicações são diferentes e devem ser hierarquizadas sob o ponto de vista do real benefício que essas ações trarão à população e, também, em relação à sustentabilidade.

O presidente também demonstrou preocupação com metas de perdas tratadas de maneira isolada, sem um olhar objetivo de regularização e de despoluição. Sobre os contratos de desempenho, o ideal é a companhia buscar as alternativas mais viáveis. Na Sabesp, esse tema está sendo encarado com prioridade e, para atender a demanda, há vários acordos para perdas, tanto em áreas regulares como irregulares.

jer

Sobre a gestão integrada do uso da água, um trabalho vitorioso é o Projeto Tietê. Se aos olhos da população não há percepção disso, a empresa precisa buscar mecanismos para tocar o coração das pessoas e mostrar que há, sim, rios limpos. Parte desse trabalho já foi bem desenvolvido no programa Córrego Limpo. “Não dá para fazer tudo de uma vez, mas é possível ter rios limpos, inclusive com a parceria da iniciativa privada. Santos é um bom exemplo de praias limpas. Com mais laboratórios para medir a qualidade da água, já é possível divulgar as boas condições de balneabilidade. Por isso, é preciso verificar prioridades e como os problemas poderão ser resolvidos”, ressaltou.

Kelman concluiu sua análise no painel dizendo que não há dificuldade para se alcançar um padrão americano ou europeu de saneamento em poucos anos. Há capacidade técnica, contudo, à medida que são feitos os investimentos, o regulador terá de ajustar as tarifas. Quanto à redução de perdas, o presidente enfatizou a necessidade de planejamento para os investimentos nos próximos anos. Recentemente, a Sabesp prorrogou por mais três anos o financiamento de R$ 1,5 bilhão com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para o programa de Redução de Perdas.

Em um balanço sobre o seminário, afirmou: “Um dos atributos de um presidente de uma empresa é se conformar com a impossibilidade de conhecer em detalhes todos os campos e especialidades em que a empresa atua. E o tema aqui tratado é um deles. Um tema importantíssimo para uma empresa de saneamento como a Sabesp. `Perdas´ é um tema fundamental. Coloquei na minha agenda para passar a manhã inteira no evento para aprender um pouco sobre o aspecto técnico. E fiz bem porque nas apresentações feitas pude perceber a importância dos contratos de performance, as perspectivas futuras de utilização de hidrômetros muito mais precisos, embora mais caros, por enquanto, mas talvez com possibilidade de barateamento pela escala, e também sobre a necessidade do desenvolvimento de métricas que ajudem decisores, como eu, na locação dos recursos escassos.”

encerramento

Para Roland Liemberger, especialista da IWA que discorreu sobre as duas décadas de conceitos e indicadores de perdas reais estabelecidos pela instituição, o seminário da ABES demonstra o grande interesse do setor pelo tema no Brasil. “Primeiramente eu gostaria de parabenizar a ABES por sua organização perfeita, o evento está ótimo, e eu estou impressionado por estar tão cheio desde a manhã, na tarde também, até as 6 horas da tarde, isso é incrível. Além disso, essa discussão é muito importante, mas é ainda mais importante para mim, poder ver tantos conceitos que realmente estão sendo implementados no Brasil, e é necessário ser feito ainda mais para reduzirmos as perdas de água e estarmos preparados para a próxima seca.”

O americano Alan Wyatt, que falou sobre análises econômico-financeiras de programas de controle e redução de perdas, contou que está envolvido com o saneamento no Brasil desde 2010. “Estou muito grato de estar aqui hoje, conheci muitas pessoas talentosas aqui, que estão fazendo coisas muito boas, mas eu também trago comigo muitas ideias, algumas ferramentas que eu já introduzi no Brasil e que já estão sendo utilizadas aqui. E agora eu estou trabalhando em novas ideias que podem ser úteis para colocar as coisas em perspectiva, particularmente em situações de perda de água e escassez. E olhando para os aspectos financeiros está bem claro que reduzir a perda de água é a opção mais atrativa financeiramente no enfrentamento da escassez.”

Michel Vermersch, especialista da IWA, abordou os avanços recentes da entidade nos conceitos e práticas do combate às perdas aparentes, elogiou o interesse dos participantes. “Considerando a situação de perdas de água no Brasil e na América Latina, o painel é importante e a questão também é relacionada à movimentação das economias. Todos estavam muito interessados. Passei um tempo no Brasil e tive a impressão de que é um tema que interessa muito aos brasileiros.”

Para o consultor Joaquim Poças, o evento é oportuno, porque surge em um cenário em que, há pouco tempo, ninguém esperava ou pensava que o Brasil iria sofrer com a falta de água. “O Estado de São Paulo apresentou uma solução muito interessante daquilo que a Sabesp fez para enfrentar a escassez hídrica, resolveu fazer obras que gostaria de ter feito há mais tempo e chegou à conclusão de que a solução é fazer poupança da perda de água. Há uma ligação entre a escassez hídrica e a perda de água feita neste seminário, que teve uma participação enorme das pessoas. O Brasil tem uma das melhores empresas do mundo nesse setor, mas tem problemas grandes de assimetrias. Este encontro é mais uma organização excelente da ABES, pois soube encontrar o tema certo no momento certo. Espero que tenha resultados e que as pessoas mudem o seu comportamento, as suas atitudes, ajudem todos para que a próxima seca seja menos severa e não chegue as torneiras da população.”

O coordenador do painel, Hélio Castro, da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), também elogiou a iniciativa. “É um painel excelente. Trazer experiência com essa grau de conhecimento que os consultores têm é fundamental para diminuir o nível de perdas.”

Presidente da ABES: setor unido e valorização dos aspectos técnicos

O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, durante o encerramento do evento
O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, durante o encerramento do evento

No encerramento do seminário, o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, saudou convidados, público presente e membros da organização. “Queria agradecer a presença do público, das empresas apoiadoras. Foi um grande evento que nos fez discutir, nos fez refletir. E espero que não paremos por aqui. Um seminário não tem que acabar com o encerramento do presidente. Tem que trazer novas discussões e que essas discussões sejam constantes, para que quando fizermos o próximo, tenhamos novos temas ou temas semelhantes, mas num grau mais aprofundado de conhecimento e envolvimento das pessoas. Tivemos no mês passado o Silubesa, com apoio das nossas Câmaras Temáticas e Seções Estaduais, que também foi um sucesso. Estou nos meus últimos dias como presidente da ABES e este evento acaba por coroar um trabalho de sete anos à frente da entidade (três na ABES-SP e quatro como presidente nacional). Um evento destes mostra que estamos no caminho certo. O caminho de unir o setor, de discutir os temas pertinentes e de valorizar os aspectos técnicos do saneamento, através das Câmaras Temáticas. Muito obrigado, um abraço a todos e até a próxima!”

Salas de debate

Na parte da tarde, as discussões foram divididas em três salas diferentes (veja a programação e os temas)

Leia abaixo as opiniões dos palestrantes, coordenadores e mediadores dos painéis vespertinos:

Sala Jequitibá – coordenador: Ricardo Rover (coord. Da Câmara Tématica Gestão de Perdas da ABES)

jjj

“Encerramos o painel e foi um coroamento para o sucesso do seminário internacional, que reuniu tantas autoridades no assunto de gestão de perdas. E fecham com palestras que dizem exatamente o que as empresas estão fazendo. Ao alcançar experiências e conhecimentos de gestão da forma de enfrentamento dos problemas, realmente se coroa com muito sucesso nosso evento.” Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática Gestão de Perdas das ABES e coordenador do seminário

“O evento foi excelente! Muito bem organizado, estruturado. Nós, da COPASA, entendemos que esta era uma oportunidade única de virmos ver o que as outras empresas estão fazendo, principalmente, por ser um seminário internacional. Nós vemos o que outros países estão fazendo. Então é uma troca de experiência imperdível.”  Wellington Jorge Santos, engenheiro da Divisão de Suprimento e Eficiência Energética, da COPASA

 “O evento faz com que consigamos avaliar a nossa situação em relação ao Brasil, às grandes empresas de saneamento, que são as estatais e estão sob a jurisdição da ABES. Também nos mostra exemplos internacionais: tivemos Espanha, Estados Unidos, África… E assim conseguimos ver grandes consultores de outros países. Nos posicionamos e pensamos ‘que bom que estamos falando a mesma linguagem, alcançando os mesmos resultados, sabemos o que é importante fazer, o que custa mais caro, o que é mais barato para alavancar os projetos’. Esse encontro é muito importante para nos colocarmos no contexto global. E no meu caso (Lina está à frente de um projeto de Controle e Gestão de Perdas, da SANASA, em Campinas, que completou 22 anos em junho) posso dizer ‘que bom que depois de 22 anos estamos no caminho certo e podemos ser convidados para estar aqui para também contribuir e incentivar muitos municípios que não começaram a atuar tão intensamente em perdas’. Muitos municípios, quando têm dinheiro fazem, quando o recurso acaba, alguns voltam a fazer seu serviço e esquecem as perdas, que, paradas, pioram ainda mais.” Lina Adani Cabral, da SANASA

“Agradeço a oportunidade de participar de um evento como este, com tantas experiências ricas, e de compartilhar um pouco do que foi feito na Sabesp, principalmente na Região Central de São Paulo. Além de toda a dificuldade que já é operar nessa área, ainda tivemos que lidar com a crise hídrica. Por isso, é importante ver o que foi feito em outras cidades do mundo e compartilhar essa experiência também com outras companhias aqui do Brasil e de fora.” Debora Soares, gerente da Divisão e Controle de Perdas do Centro da Sabesp 

“É muito bom para nós, que somos dos segmento de saneamento, ter a oportunidade de estarmos reunidos com especialistas de diversas áreas, de outros estados, e, inclusive, de outros países. É uma forma de trocarmos informações, conhecimento, no meu caso é uma oportunidade muito bacana de fazer uma apresentação, é sempre uma experiência importante para a gente, como profissional. Eu espero que tenham outros eventos da mesma magnitude, para que a gente possa estar discutindo o assunto, de forma a encontrar soluções que sejam mais eficazes, porque, em tempos de crise, não só do ponto de vista hídrico, mas também do ponto de vista econômico, as soluções alternativas e o diferente têm que acontecer, caso contrário, se a gente ficar na mesmice, dificilmente vamos conseguir superar esses desafios tão grandes que têm aparecido ultimamente”. Meunim R. Oliveira Jr., da Sabesp

Sala Jacarandá – coordenação: Vasti Ribeiro Facincani, diretora da ABES-SP e coordenadora adjunta da Câmara Temática Qualidade de Produtos Químicos

jacaran

“Estou achando o evento de extrema relevância, e eu não sou a única, eu vejo que o público percebeu isso, e está aqui do começo ao fim, interessado, observando tudo, perguntando, participando, então eu acho que esse seminário com toda a certeza trará inovações para a questão de controle de perdas. E deu para perceber que todo mundo está com muito interesse em diminuir os índices de perdas nas empresas e a troca está sendo muito aberta. As empresas estão trazendo suas apresentações mostrando o lado bom e o lado ruim de tudo. Dá para perceber que não há mascaramento em nada, e eu achei isso muito importante. Então eu acho que nós sairemos daqui com boas conclusões, sem contar que a participação de pessoas de outros países também trouxe um brilho especial. Nós podemos ver que até os participantes de outros países também trazem as dificuldades que eles sofreram, ou seja, nem tudo do outro lado do oceano é perfeito, sem contar que isso mostra também que nós não estamos tão lá atrás. Então, sem sombra de dúvidas, o evento está tendo sucesso e eu acho que nós vamos ter um bom produto dele.” Vasti Ribeiro Facincani, diretora da ABES-SP e coordenadora do painel

“Nós da ASSEMAE estamos presentes no evento porque sabemos da contribuição que a ABES tem dado para o debate do saneamento no Brasil. Estamos vivendo uma situação de crise econômica no país e os recursos disponíveis para o setor estão muito escassos. Então é importante debater a questão de perdas na perspectiva de reduzir gastos em todo o processo de tratamento e distribuição de água, tanto na parte de coleta como de tratamento de esgoto, no momento em que discutimos muito, por exemplo, os padrões de eficiência da operação dos serviços de saneamento. Cumprimentamos a ABES por estar mais uma vez capitaneando essa discussão relativa às perdas, que é um debate constante e que precisa de fôlego, de planejamento e de um processo permanente de monitoramento nas nossas organizações que operam o saneamento.” Antônio Elisandro de Oliveira, segundo vice-presidente da Assemae e diretor geral do DEMAE de Porto Alegre

“As apresentações foram muito interessantes, absolutamente distintas, uma sobre áreas irregulares, que é o desafio diário para quem trabalha na operação, as questões de relacionamento com a imprensa, o que eu acho que é muito rico, a gente tem muito a ganhar com essa interface, acho que a ABES pode promover um debate bacana de disseminação das informações, de esclarecimentos para a própria população, a gente só tem a ganhar e agrega muito às áreas irregulares, pelo conhecimento da população em relação ao assunto. Ainda tivemos a apresentação do material feito pela própria ABES, para a disseminação de perdas nas áreas operacionais, feito pelo Jairo, que foi sensacional, além das apresentações de certificação de mão de obra e de movimento da redução de perdas na distribuição. Então foram temas bem distintos que, de alguma forma, se interligam e podem trazer muitos benefícios para o mercado de saneamento”. Samanta Souza, gerente de Relacionamento com os Clientes da Sabesp, coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviços da ABES e mediadora do painel

“Para nós que somos do Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição, pelo pacto global das Nações Unidas, esse encontro é importante para mostrar a sociedade o quanto estamos preocupados, engajados com a questão, trocamos experiências, ganhamos conhecimento e competência sobre isso. No caso do movimento, o mais importante é encontrar empresas e organizações que são engajadas, como a própria ABES. É necessário enxergar uma capacidade de mobilização para o Brasil assumir uma responsabilidade pela redução de perdas. Temos que considerar as realidades, as organizações envolvidas e não simplesmente dizer `vamos reduzir as perdas de 42% para 20%´, isso não existe. Temos que trabalhar em conjunto, engajados, visando uma redução de perdas para o combate da crise hídrica, para a escassez hídrica e também olhar mais à frente, o crescimento populacional, as mudanças climáticas e a escassez hídrica que é uma possibilidade em um futuro próximo”. Adriana Lagrotta Leles – Sanasa

“O evento é uma oportunidade de pessoas da comunicação (jornal impresso) poder falar das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, do nosso relacionamento com os técnicos, com as pessoas que na verdade detém as informações do saneamento, dos recursos hídricos e das perdas hídricas. É fundamental manter um diálogo mais inteligente para melhorar o trabalho de todos e informar a população.” Eduardo Geraque – repórter da Folha de São Paulo

“O evento conseguiu reunir especialistas do Brasil e do mundo. É importante para mostrar como está a situação das perdas no país e se comparar com alguns lugares do mundo. No caso da minha palestra vou mostrar e destacar alguns pontos do documento que distribuímos aqui, é um livrinho sobre perdas que marca o posicionamento da Abes com relação a essa questão no Brasil. É um documento técnico que a Abes espera realmente contribuir para o setor de saneamento com esse tema tão importante que é perdas. Jairo Tardelli, Sabesp, membro da comissão organizadora do Seminário

“Eu considero de extrema importância esse encontro, nesse momento que nós estamos conseguindo sair dessa crise, para colher as lições aprendidas e segmentar para, da próxima vez em que acontecer algo semelhante, já que o clima é imponderável, a gente consiga de antemão, e em termos preventivos, ter algumas ações pré-definidas, determinadas, e coisas que deram certo. Então, na minha visão, eu vejo esse encontro muito positivo, e parabenizo a ABES pela organização”. João Rufino Teles Filho

Sala Ipê – coordenação: Ricardo Ribeiro, ABES-SP e membro da Comissão Organizadora do Seminário

IPPP

“Esse evento vem ao encontro da busca de soluções, de trocas de experiências entre os consultores nacionais e internacionais, justamente com foco no enfrentamento da escassez hídrica. Recentemente São Paulo sofreu muito com isso, e a organização do evento resolveu trazer esses consultores internacionais para trazer suas experiências, e também os nacionais, para falar sobre o que está sendo desenvolvido aqui. Foi um sucesso. O seminário está bem estruturado tecnicamente e nós acreditamos que será de grande valia, não só para as concessionárias, como também para a sociedade.” Ricardo Ribeiro, ABES-SP e Comissão Organizadora 

“Foi muito enriquecedor, a bagagem dos palestrantes é excepcional pela experiência e conhecimento. O tema das perdas tem sido muito debatido no setor e a mola foi a crise hídrica em São Paulo.” Samuel Lee – ITRON, que falou sobre a evolução tecnológica como aliada no combate às perdas e a eficiência do uso da água nas cidades inteligentes

“Estava lotado (o seminário), um público interessado. Assuntos que remetem ao futuro, temos de pensar como vamos estar no final do século. Essas coisas (problemas ambientais) se resolvem apenas dentro do país; o nosso meio ambiente no Brasil, só nós podemos resolver. “Todo mundo acha que (a preocupação ambiental) é coisa de hippie, mas é coisa séria. O mais catastrófico para os próximos anos é a mudança climática. A mecânica de fluídos pode ajudar (em relação à escassez de água). As empresas de saneamento são importantes para resolver esse problema, mas isso não chegou ainda nas universidades e na cabeça dos engenheiros.” Marcos Tadeu Pereira – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que abordou a mecânica de fluídos e a medição da vazão nos sistemas de abastecimento de água

“Estamos trocando experiências com as outras empresas e conhecendo seu trabalho. O principal é trocar experiência, comparar indicadores. Eles (as empresas) também aprendem com a gente, como melhorar a eficiência da redução das perdas.” Benemar Movikawa Tarifa, Sabesp e membro da Diretoria da ABES-SP, que abordou a gênese e os números da submedição nos hidrômetros

“Gostei da troca de informações, do público ter participado. Agregamos conhecimento técnico e social. Fizemos contato com pessoas de outros países, o que é bom para a visão que a sua empresa vai ter.” Gabriel Cardoso – Honeywell (ELSTER), que falou sobre a visão geral sobre perdas aparentes: macro e micromedição

“Achei o evento muito produtivo, muitos exemplos de experiências de êxito, todos ganharam com a troca de informações. A ABES tem um papel fundamental para organizar o debate no país.” Marcelo D. Depexe – Sanepar, que discorreu sobre o modelo econômico para redução da submedição em hidrômetros

Leia mais:

Abertura do Seminário.

Primeiro dia

Seminário na mídia

Opinião do público

Para mais imagens do evento, acesse nossa página no Facebook.

 

 

 

 

141 Comentários em Seminário Internacional de Perdas: indicadores, regulação, práticas de combate e investimentos marcam o segundo dia de debates

  1. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days.

  2. Игра на деньги в Лаки Джет вдохновит тебя на достижение новых высот и позволит ощутить вкус победы.Показывай свое счастливое лицо с Lucky Jet – самым крутым развлечением на 1win.

  3. Sight Care is a daily supplement proven in clinical trials and conclusive science to improve vision by nourishing the body from within. The Sight Care formula claims to reverse issues in eyesight, and every ingredient is completely natural.

  4. Cortexi is an effective hearing health support formula that has gained positive user feedback for its ability to improve hearing ability and memory. This supplement contains natural ingredients and has undergone evaluation to ensure its efficacy and safety. Manufactured in an FDA-registered and GMP-certified facility, Cortexi promotes healthy hearing, enhances mental acuity, and sharpens memory.

  5. While Inchagrow is marketed as a dietary supplement, it is important to note that dietary supplements are regulated by the FDA. This means that their safety and effectiveness, and there is 60 money back guarantee that Inchagrow will work for everyone.

  6. Herpagreens is a dietary supplement formulated to combat symptoms of herpes by providing the body with high levels of super antioxidants, vitamins

  7. Manufactured in an FDA-certified facility in the USA, EndoPump is pure, safe, and free from negative side effects. With its strict production standards and natural ingredients, EndoPump is a trusted choice for men looking to improve their sexual performance.

  8. Glucofort Blood Sugar Support is an all-natural dietary formula that works to support healthy blood sugar levels. It also supports glucose metabolism. According to the manufacturer, this supplement can help users keep their blood sugar levels healthy and within a normal range with herbs, vitamins, plant extracts, and other natural ingredients.

  9. TropiSlim is a unique dietary supplement designed to address specific health concerns, primarily focusing on weight management and related issues in women, particularly those over the age of 40.

  10. ProDentim is a nutritional dental health supplement that is formulated to reverse serious dental issues and to help maintain good dental health.

  11. Neotonics is a dietary supplement that offers help in retaining glowing skin and maintaining gut health for its users. It is made of the most natural elements that mother nature can offer and also includes 500 million units of beneficial microbiome.

  12. Puravive introduced an innovative approach to weight loss and management that set it apart from other supplements.

  13. Boostaro increases blood flow to the reproductive organs, leading to stronger and more vibrant erections. It provides a powerful boost that can make you feel like you’ve unlocked the secret to firm erections

  14. This is the right blog for anyone who wishes to find out about this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I personally would want toHaHa). You definitely put a new spin on a topic that’s been written about for many years. Great stuff, just great!

  15. Tropislim, is an all-natural dietary supplement. It promotes healthy weight loss through a proprietary blend of tropical plants and nutrients.

  16. Neurozoom is one of the best supplements out on the market for supporting your brain health and, more specifically, memory functions.

  17. Prostadine works really well because it’s made from natural things. The people who made it spent a lot of time choosing these natural things to help your mind work better without any bad effects.

  18. NeuroPure is a breakthrough dietary formula designed to alleviate neuropathy, a condition that affects a significant number of individuals with diabetes.

  19. As we age, our skin undergoes various changes, including the loss of elasticity, appearance of fine lines and wrinkles, and uneven skin tone.

  20. Amiclear is a blood sugar support formula that’s perfect for men and women in their 30s, 40s, 50s, and even 70s.

  21. Aizen Power is a dietary supplement for male enhancement sexual health that is designed to help enhance men’s performance and improve overall health.

  22. My spouse and I absolutely love your blog and find a lot of your post’s to be precisely what I’m looking for. Do you offer guest writers to write content for you personally? I wouldn’t mind creating a post or elaborating on many of the subjects you write in relation to here. Again, awesome web site!

  23. EndoPeak is a natural energy-boosting formula designed to improve men’s stamina, energy levels, and overall health.

  24. Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  25. SightCare is a powerful formula that supports healthy eyes the natural way. It is specifically designed for both men and women who are suffering from poor eyesight.

  26. What is SightCare? Sight Care is an amazing supplement that promotes healthy eyesight and reduces dark blindness using natural ingredients.

  27. I was recommended this web site by my cousin. I’m now not positive whether or not this submit is written by him as nobody else understand such
    unique about my trouble. You are amazing!

    Thank you!

  28. I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are amazing! Thanks!

  29. I really love your blog.. Pleasant colors & theme. Did you make this web site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own blog and would like to know where you got this from or exactly what the theme is called. Cheers!

  30. Сделайте свой ремонт проще: выберите машинную штукатурку на mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru. Просто, быстро, качественно.

  31. Быстродействующий автоматический стабилизатор напряжения Powerman avs 500 d с современным набором функций. Создан для защиты от перепадов напряжения питания как бытовых, так и промышленных приборов и систем, лабораторного, медицинского и другого оборудования рассчитанного на однофазное напряжение 220 Вольт 50 Герц.

    стабилизаторы напряжения http://stabrov.ru.

  32. Хотите получить идеально ровный пол в своей квартире или офисе? Обратитесь к профессионалам на сайте styazhka-pola24.ru! Мы предоставляем услуги по устройству стяжки пола в Москве и области, а также гарантиру

  33. This design is wicked! You obviously know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  34. First off I want to say superb blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you don’t mind. I was curious to know how you center yourself and clear your thoughts before writing. I have had a difficult time clearing my mind in getting my thoughts out. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are usually wasted just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips? Thank you!

  35. Hi there just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.

  36. Simply wish to say your article is as surprising. The clearness in your post is simply excellent and i can assume you are a professional in this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to stay up to date with forthcoming post. Thank you one million and please keep up the rewarding work.

  37. I think this is one of the most significant information for me. And i’m glad reading your article. But wanna remark on few general things, The website style is perfect, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

  38. We stumbled over here from a different web page and thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking over your web page yet again.

  39. Hello just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Internet explorer. I’m not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The style and design look great though! Hope you get the problem solved soon. Kudos

  40. I was very happy to discover this site. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff on your web site.

  41. Hello! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing through some of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely happy I discovered it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

  42. I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Reading this info So i’m glad to express that I have a very just right uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot certainly will make certain to don?t put out of your mind this site and give it a look on a constant basis.

  43. An impressive share! I have just forwarded this onto a coworker who was doing a little research on this. And he in fact bought me breakfast simply because I found it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending time to discuss this topic here on your site.

  44. Hello very nice web site!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds also? I am satisfied to seek out so many useful information here in the post, we’d like develop more strategies in this regard, thank you for sharing. . . . . .

  45. Hey There. I found your blog the use of msn. This is an extremely well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thank you for the post. I will definitely comeback.

  46. Whoa! This blog looks exactly like my old one! It’s on a completely different topic but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!

  47. Wow, amazing blog format! How long have you been blogging for? you make blogging glance easy. The total glance of your web site is fantastic, let alonewell as the content!

  48. I will right away grab your rss as I can not in finding your email subscription link or newsletter service. Do you have any? Please allow me recognise so that I may just subscribe. Thanks.

  49. Hello! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  50. This is very interesting, You are an excessively professional blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your great post. Also, I have shared your site in my social networks

  51. It is perfect time to make a few plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I may I wish to suggest you few interesting things or suggestions. Perhaps you could write next articles referring to this article. I want to read more things approximately it!

  52. Does your website have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to send you an e-mail. I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it improve over time.

  53. Hey I am so excited I found your webpage, I really found you by mistake, while I was researching on Askjeeve for something else, Anyhow I am here now and would just like to say cheers for a remarkable post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the fantastic job.

  54. Your means of explaining all in this article is actually pleasant, all can without difficulty understand it, Thanks a lot.

  55. Right now it looks like Expression Engine is the best blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

  56. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this website. I am hoping to view the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own website now 😉

  57. No matter if some one searches for his required thing, thus he/she needs to be available that in detail, thus that thing is maintained over here.

  58. Great article! This is the type of information that are supposed to be shared around the web. Disgrace on the seek engines for not positioning this submit upper! Come on over and discuss with my site . Thank you =)

  59. Link exchange is nothing else except it is simply placing the other person’s blog link on your page at proper place and other person will also do same in favor of you.

  60. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days.

  61. Appreciating the persistence you put into your site and in depth information you present. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material. Excellent read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  62. Howdy! I realize this is somewhat off-topic but I had to ask. Does operating a well-established blog like yours take a massive amount work? I’m completely new to operating a blog but I do write in my diary daily. I’d like to start a blog so I can share my experience and views online. Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  63. Hi there would you mind letting me know which webhost you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good internet hosting provider at a honest price? Thank you, I appreciate it!

  64. Hey, I think your website might be having browser compatibility issues. When I look at your blog in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, wonderful blog!

  65. Heya i’m for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you helped me.

  66. Hi, i think that i saw you visited my weblog so i came to return the favor.I am trying to find things to improve my website!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  67. Great article! This is the type of information that are supposed to be shared around the web. Disgrace on the seek engines for not positioning this post upper! Come on over and talk over with my site . Thank you =)

  68. Nice post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Very useful information particularly the remaining part 🙂 I deal with such info a lot. I used to be seeking this particular info for a long timelong time. Thank you and good luck.

  69. Thank you for the auspicious writeup. It actually used to be a leisure account it. Glance complicated to far introduced agreeable from you! By the way, how can we keep in touch?

  70. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.