Últimas Notícias

ABES-MG apoia III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para envios de trabalhos técnicos do III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento, que conta com apoio da ABES Seção Minas Gerais (ABES-MG), é promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O encontro será realizado de 22 a 25 de novembro de 2020, em Belo Horizonte (MG).

Os interessados podem submeter os seus trabalhos até o dia 20 de março (clique aqui)

A programação do evento contará com apresentações orais e painéis, palestras, conferências e mesas-redondas, exposições e reuniões temáticas.

Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados a um dos seis eixos que integram o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. São eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental temáticos; e deverão levar em conta a temática do III SBHSF, que é “A importância da ciência para o futuro do Rio São Francisco”.

Temas como o cenário atual de condições climáticas extremas e da elevada exploração em um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico.

De acordo com um dos coordenadores do III SBHSF, o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Coutinho “esse tipo de evento vem possibilitar a divulgação de pesquisas que estão em andamento, de iniciativas práticas de recuperação da qualidade da água e de demais recursos da Bacia Hidrográfica. É importante destacar que esse intercâmbio de informações, além da divulgação de trabalhos já em andamento, pode também possibilitar novas iniciativas”.

O III SBHSF espera contar com a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, incluindo alunos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental de todo o Brasil. A também coordenadora do evento, professora do DESA/UFMG, Sílvia Corrêa Oliveira, destaca que “para esta edição são esperados cerca de 500 participantes e um número elevado de contribuições científicas, visando promover a divulgação dos estudos e pesquisas, intercâmbio de ideias e opiniões, além da integração daqueles que estão engajados na conservação dos recursos naturais”.

Confira a programação completa em www.sbhsf.com.br.

 

6 Comentários em ABES-MG apoia III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

  1. Good post! We will be linking to this particularly great post on our site. Keep up the great writing

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.