Últimas Notícias

Dia Internacional da Terra convida a refletir sobre a saúde do planeta e das pessoas

Leia a reflexão da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP:

Hoje, dia 22 de abril de 2020, comemora-se o 50º Dia Internacional do Planeta da Terra, uma data que, todos os anos, desde 1970, relembra-nos da necessidade de respeitar todo o ecossistema em que vivemos.

Em 2020, essa necessidade se mostra ainda maior. A pandemia da Covid-19 vem nos mostrando que precisamos parar, refletir e observar a natureza e rever as atividades humanas.

Está evidente para todos que a partir do final da pandemia, não haverá mais a “normalidade” como conhecíamos até então. Temos uma grande oportunidade de fazer diferente, por nós, pela humanidade e pelo planeta.

Precisamos ouvir mais o que a Terra está nos dizendo, já vemos mudanças da janela da nossa casa, céu mais azul, ruas mais vazias, tráfego menor de veículos, rios e praias mais limpos, a natureza retomando seus espaços, antes dominados pela humanidade. Nós temos apenas uma casa, não existe o fora, e essa casa pode e deve ser compartilhada por todos os seres vivos de uma forma mais sustentável.

Vamos aproveitar essa oportunidade para rever nosso modo de vida, para que venhamos a conseguir compartilhar melhor esse espaço com todos que aqui habitam, e com isso proporcionar melhor qualidade de vida, mais saúde e inclusive prevenir o surgimento de novas pandemias associadas ao nosso modo predador de vida. A Covid-19 é um efeito, e todo efeito provém de uma causa, nada surge do nada. A causa que gerou esse efeito é que deve ser tratada, começando com o respeito aos seres vivos e à nossa casa, a Terra.

ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento ambiental, pela saúde e pela qualidade de vida das pessoas.

 

 

1 Comentário em Dia Internacional da Terra convida a refletir sobre a saúde do planeta e das pessoas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.