Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas debatem o papel do saneamento ambiental no combate à Covid-19

Webinar foi realizado pela ABES Mato Grosso do Sul e abordou temas como resíduos sólidos, esgotamento sanitário e resiliência comunitária frente à pandemia do coronavírus.

Por Murillo Campos

Sob o tema “O papel do saneamento ambiental no combate à Covid-19”, a ABES Seção Mato Grosso do Sul (ABES-MS) realizou nesta quinta-feira, 23 de abril, webinar gratuito com especialistas do setor para debater questões como resíduos sólidos, esgotamento sanitário e resiliência comunitária, entre outros assuntos.

(As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES). 

Com a mediação de Aroldo Galvão, presidente da ABES-MS, o evento online teve as palestras de Ariel Ortiz, engenheiro ambiental; Fernando Jorge Magalhães, engenheiro sanitarista e ambiental; e Ana Cristina Franzoloso, gestora ambiental e CEO da Nature Eco. Ao todo, o encontro teve mais de 550 visualizações.

“O papel do saneamento ambiental é a gente continuar fazendo o que estamos fazendo com mais preocupação, mais cuidado e mais atenção, olhando uma série de outros fatores”, expressou Magalhães, que abordou a temática sobre os sistemas de esgotamento sanitário.

Com o tema resíduos sólidos, Ortiz falou sobre os cuidados de proteção e os riscos aos trabalhadores, com atenção especial aos catadores de materiais recicláveis, mais vulneráveis nessa pandemia. “Passou da hora da gente ter um mecanismo de participação mais ampla e rigorosa desses catadores e uma proteção maior a eles, sobretudo em casos como esses”, salientou.

Já Ana Cristina tratou sobre a resiliência comunitária, apoiada em pilares de solidariedade, fomento à economia colaborativa e negócios sociais. “Se a gente entender de uma forma humanizada, mas profissional e coerente, possibilidades podem surgir de uma pandemia e, principalmente, pós-pandemia”, comentou.

O evento online faz parte do programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online.

Para conferir todas as palestras na íntegra, acesse aqui.

Clique aqui. para assistir aos outros webinares já realizados. 

 

1 Comentário em ABES Conecta: especialistas debatem o papel do saneamento ambiental no combate à Covid-19

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.