Últimas Notícias

ABES Conecta: coronavírus no esgoto? Webinar discute a presença do vírus no sistema de esgotamento sanitário

Com grande público, encontro reúne especialistas e fala sobre a presença do vírus no esgoto e os cuidados necessários para proteção

Por Murillo Campos

Afinal, o esgoto pode ser via de contágio do novo coronavírus? Esse foi um dos pontos de debate do webinar gratuito realizado pela Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da ABES, nesta quinta-feira, 30 de abril. Com quase mil participantes, o evento apresentou a relação da Covid-19 com o esgotamento sanitário e as diretrizes de proteção dos trabalhadores destas atividades. Clique aqui para assistir ao evento completo.

Com a apresentação de Marcelo Miki, coordenador da CT de Tratamento de Esgotos da ABES, o encontro online recebeu as participações de César Mota, professor da UFMG e INCT ETEs Sustentáveis; Daniel Nolasco, consultor internacional e diretor da International Water Association (IWA); e comentários de Gustavo Possetti, secretário executivo da CT de Tratamento de Esgotos da ABES.

Miki destacou a relevância do assunto no cenário atual após pesquisas indicarem a presença de material genético da Covid-19 na rede de esgoto. A discussão, inclusive, levou à elaboração da nota técnica sobre coronavírus e sistemas de esgotamento sanitário, conforme relatou o mediador. 

O professor da UFMG, César Mota, esclareceu as características do vírus e explicou que “ele precisar estar intacto, com toda a sua estrutura para ser ativo e infectivo”. Ele comentou que alguns estudos já começaram a indicar a presença do Sars-Cov-2 em fezes de pacientes contaminados, o que preocupa pelo risco de transmissão feco-oral. “Se isso for comprovado, trará consequências sérias para o combate à pandemia”, disse Mota. (Veja a aqui a apresentação).

Em seguida, Daniel Nolasco, consultor internacional e diretor da International Water Association, apresentou as diretrizes para redução dos riscos de Covid-19 aos trabalhadores em estações de tratamento de esgoto e sistema de coleta. (Veja aqui a apresentação).

De acordo com ele, essas pessoas já estão normalmente expostas a diversos vírus, por isso, é fundamental cumprir as orientações já existentes, como uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), higiene das mãos e remoção das roupas de trabalho ao fim das atividades. “Não é necessário equipamentos especiais para proteção do coronavírus”, observou Nolasco, que vê essas boas práticas suficientes para garantir a saúde dos trabalhadores.

Ao final, Gustavo Possetti, secretário executivo da CT de Tratamento de Esgotos da ABES, refletiu sobre a importância do debate num momento que a sociedade está sensibilizada para discutir o assunto. “Uma oportunidade para discussões associadas ao setor de esgotamento sanitário e ambiental”, declarou Posseti.  

O evento online é mais um da série ABES Conecta, responsável por disponibilizar conteúdos qualificados, com acesso de onde estiver por meio do computador ou do celular. Se você perdeu ou deseja rever o webinar, clique aqui. Fique atento aos nossos próximos webinares!

Leia também artigos dos dois especialistas, publicados na Revista Source da IWA:

Artigo 1 – Needs and opportunities for water and sanitation in Latin America and the Caribbean (acesse aqui)

Leia aqui o texto em português: Necessidades e oportunidades em água e saneamento na América Latina e no Caribe. 

IWA Necessidades e oportunidades e m água e saneamento LAC – PKF

 

Artigo 2 – Brazilian boost for a circular sanitation paradigm shift (acesse aqui)

(As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES).

*Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar. O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.

2 Comentários em ABES Conecta: coronavírus no esgoto? Webinar discute a presença do vírus no sistema de esgotamento sanitário

  1. Participei dessa palestra, porém até o momento meu certificado não foi emitido.

  2. Boa tarde,

    Participei dessa palestra porém até o momento meu certificado não foi emitido. Pq?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.