Últimas Notícias

Estudantes da ETEC Irmã Agostina vencem etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020

Competição de inovação sobre água, com foco no desenvolvimento sustentável, contou com 5 projetos finalistas. Daniel Victor Santos e Iago Martins Felipe conquistaram o primeiro lugar e agora vão representar o Brasil na Suécia na grande final internacional.

Por Clara Zaim

Celebrando o Dia do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e o programa Jovens Profissionais do Saneamento da entidade – JPS realizaram nesta sexta, 5 de junho, a final brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP). A cerimônia ocorreu de forma online em transmissão do programa ABES Conecta e foi apresentado pelo coordenador nacional do JPS, Álvaro Diogo Teixeira. Assista aqui evento na íntegra.

O grande vencedor desta edição foi projeto “Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja -pera (Citrus sinensis (L.) Osbeck para tratamento de Efluentes líquidos”, dos estudantes da ETEC Irmã Agostina, Daniel Victor Santos e Iago Martins Felipe. Com o trabalho que visa a qualidade da água e a preservação ambiental, os jovens irão representar o Brasil na final internacional, que será realizada online, de 11 a 14 de agosto, direto de Estocolmo, na Suécia. “É uma honra poder representar nossa escola e o Brasil na Suécia. Parabéns aos participantes, obrigado a todos”, comemorou Iago Martins Felipe.

Daniel Victor Santos não conteve a emoção: “Obrigado aos organizadores, obrigado pela atenção no chat. Obrigado ao JPS! Parabéns aos finalistas!”, disse o estudante.

O projeto desenvolvido por Daniel e Iago buscou apresentar uma nova possibilidade para tratamento de água. A alternativa foi estudada com o uso de pectina extraída da casca da laranja-pera, com resultados positivos no processo de floculação e geração de subprodutos biodegradáveis. 

A quarta edição do prêmio no Brasil teve 39 trabalhos inscritos e 20 selecionados, dos quais 5 seguiram para a final. Os projetos visam soluções para a melhoria dos recursos hídricos e do meio ambiente. Os finalistas foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por oito especialistas com atuação destacada nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente, comunicação e desenvolvimento. 

Na abertura do evento online, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares, destacou a importância da água nessa data comemorativa: “Parabenizo os participantes e o JPS que está coordenando esse prêmio tão importante no Brasil. É um dia importante. A água é essencial para a manutenção de um ambiente saudável e para a qualidade de vida de todos”, enfatizou o engenheiro.

Outro convidado foi Benedito Braga, presidente da Sabesp, que elogiou à ABES pela realização. “É um prazer estar aqui falando com vocês e celebrando o Dia do Meio Ambiente. Parabenizo a iniciativa da ABES nesse dia tão especial”, disse. “Água, saneamento e saúde andam de mãos dadas, devem ser priorizados pelos nossos governantes”, reiterou Braga.

Na sequência, Alvaro Diogo Teixeira anunciou que os finalistas irão ganhar publicações técnicas da Livraria da ABES e uma visita à Sabesp no segundo semestre. Mario Ramacciotti, diretor da Xylem Brasil (integrante da comissão julgadora) informou que a estudante Kauany Melissa Neves da Silva foi vencedora do concurso “Prêmio Layout Troféu (Desenho do Troféu do SWJP)”, promovido pela empresa Xylem e ganhará um jantar com direito a acompanhante.

Alvaro afirmou que os jovens participantes têm muito a oferecer para a sociedade e comunicou uma novidade: “Queremos mostrar o potencial criativo do Brasil para o mundo. O Edital do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2021 já está aberto”[mais informações em breve], encerrou, com entusiasmo, o coordenador nacional do JPS e do prêmio. O regulamento está disponível aqui.

Trabalhos reconhecidos   

Os outros estudantes que viveram a emoção de apresentarem seus trabalhos na final do prêmio foram:  

Marcos Vinícius Caetano e Victória Cavalcante Sousa – “Desenvolvimento de micropartículas magnéticas associadas à quitosana reticulada para recuperação de íons Ni2 + de efluentes industriais”.

Kauany Melissa Neves da Silva e Gabriela Beatriz Lima Santos –“Tratamento de Água de Baixo custo para comunidades tradicionais”,

 Rafaela Marques Celestino e Tassiany Schatz da Silva Redução da toxidade de efluentes de curtumes até às condições de água potável” 

Letícia Ribeiro Bernardes Casado – “Avaliação fitotoxicológica dos sedimentos de reservatório Rio Grande pertencente ao Complexo Billings, São Paulo -SP”

Comissão julgadora

A comissão julgadora que elegeu o projeto campeão foi composta por: Paulo Saldiva, médico e professor da Faculdade de Medicina da USP; Monica Porto, professora Sênior do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da POLI/USP e Assessora da Presidência na SABESP, Dawn Fleming, da Waterlution; Josivan Cardoso Moreno, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e membro da ABES, Manuella Curti de Souza, CEO do Grupo Europa Purificadores, Mario Ramacciotti, diretor da Xylem Brasil;  Thomas Ribeiro de Aquino Ficarelli, Geógrafo, membro do JPS; e Edgard Gouveia Jr., empreendedor social e idealizador do Projeto Primavera X.

ABES Conecta

Com mais de 40 mil visualizações, o programa ABES Conecta é responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento.

Saiba mais sobre o JPS

Seja um associado da ABES 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

O Prêmio Jovem  da Água de Estocolmo – Etapa Brasil é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da entidade.

Com patrocínio da Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Scania e xylem.

E apoio da Brazilian Chamber of Commerce in Sweden, ABRAPS, Faculdade de Saúde Pública (USP) e Instituto Iguá.

 

4 Comentários em Estudantes da ETEC Irmã Agostina vencem etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.